sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Trânsito

A situação do tráfego, na maioria das cidades de grande porte, sofre com diversas mazelas criadas ao longo dos anos pelo desenfreado aumento de veículos e pouca infra-estrutura das vias.
Todos nós somos responsáveis pelo trânsito, seja na condição de pedestre, motorista ou articulador de políticas para as cidades. Porém pouco se faz em relação ao tema, principalmente em cidades onde o tráfego de veículos era considerado então de pouca intensidade.
Caso de Martinho Campos que, apesar da condição de pequeno município, agrega um trânsito complicado e com risco para a população em geral, principalmente na hora de pico.
Apesar de possuir ruas largas e planas, o aumento significativo de veículos e a condição de rodovia (MG 164 - como via principal da cidade), o trânsito desta pequena cidade já desperta para um novo olhar crítico no intuito de melhorar a vida dos protagonistas do tráfego.
A primeira coisa a ser feita é sinalizar as ruas e avenidas da cidade (não há sinalização de trânsito no município). Em seguida inserir nas escolas o tema “Educação para o trânsito” para que nossas crianças e adolescentes aprendam os principais tópicos do assunto. E por fim sistematizar a fiscalização sobre os usuários das vias, pois grande parte dos motoristas das pequenas cidades não usa cinto de segurança e não observa as leis de trânsito.
Se começarmos pela nossa pequena “Badia” poderemos chegar a uma otimização do trânsito e poupar vidas, gerando segurança aos cidadãos.

O mais engraçado é que, nossos antepassados, já se preocupavam com o tema “sinalização de trânsito”, enquanto hoje nossos governantes não estão nem aí. Vejam pois uma foto tirada a milhares de anos (brincadeira), há algumas décadas da praça da matriz. Ali, num poste havia sinalização de trânsito. Já , atualmente, no entorno da referida praça, não existe uma placa sequer.
Taí uma ideia para os políticos e candidatos do ano que vem: sinalizar nossa “Badia” .

Nenhum comentário:

Postar um comentário