segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Caxixós


A aculturação consiste na mudança de dois ou mais grupos quando postos em contato. Fatos dessa natureza implicam geralmente na transmissão de certos elementos da cultura material e não material de uma sociedade a outra.
É o que aconteceu aos nossos irmãos indígenas, da etnia Caxixós, na aldeia localizada em nosso município, à beira do Rio Pará, afluente do Velho Chico.
Apesar de ainda possuírem traços e valores culturais únicos, vivem em casas de alvenaria, se vestem como os brancos e levam uma vida aculturada. Há, entretanto, grandes tendências nativas oriundas dos seus ancestrais da grande nação tupi-guarani, precursora da povoação do Brasil.
É uma comunidade ativa, carismática e que tem história que se mistura à própria história da região, rica em fauna e flora e bastante utilizada por eles.
Os constantes esforços do poder público para preservação dos valores indígenas ainda é pouco e precisam, a médio e longo prazo, serem aumentados para garantir aos nossos descendentes o conhecimento da civilização indígena do Brasil.
Para ser mais exato seriam necessários investimentos das três esferas do governo para que a aldeia se desenvolvesse, respeitando sua natureza, atraindo turistas e alavancando suas tradições no intuito de preservação aos valores culturais da etnia Caxixó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário