Mostrando postagens com marcador Mazelas da Badia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mazelas da Badia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Rodovias precárias

Nossas rodovias, aqui no entorno de Martinho Campos (BR 352, MG 164) estão em estado precário. Principalmente a BR 352, no trecho entre Abaeté e Ponte do Rio Pará (Divisa de Martinho Campos com Pitangui). Os serviços de tapa-buracos são realizados com certa frequência, porém, chuva após chuva , a estrada piora e os riscos aumentam, gerando acidentes e transtornos para os cidadãos que ali trafegam.
A reportagem do Jornal "O Tempo" desta quinta (27/10) trouxe uma reportagem falando sobre rodovias boas e ruins e cita vários trechos de nossas estradas mineiras, porém sem citar  este nosso pedaço aqui do centro-oeste.
No corpo da reportagem há os dizeres: " O  DER/MG ainda de acordo com o governo, mantém um controle anual de qualidade dos 19,7 mil km de rodovias pavimentadas sob sua jurisdição." Será que nos incluíram nisso? Acredito que não, pois nossas rodovias (164 e 352) estão péssimas. Isso é notório.
Precisamos mobilizar nossos deputados, prefeitos e vereadores para que façam alguma coisa, pois estamos a andar , ora em queijo suíço, ora em colcha de retalhos. 


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SOS Rio Picão

O Rio Picão, afluente do Velho Chico, está secando a olhos vistos. O volume de água está baixo, sendo possível ver o fundo, além de trechos onde a terra se mistura com a água. 
O Rio que nasce no povoado da Garça (Bom Despacho/MG) tem seu trecho definido entre Bom Despacho e Martinho Campos, desaguando no São Francisco. 
É muito triste ver isso, sabendo que o causador principal é o bicho homem. No percurso do leito podemos observar falta de matas ciliares em alguns trechos, desmatamentos, queimadas e alguns pivôs em pleno funcionamento.
Aliado à escassez de chuvas temos também o desaparecimento de vários córregos/nascentes que antes abasteciam nosso bravo Rio Picão.
Fator terrível também para a degradação do rio é o escoamento de resíduos (esgoto) para seu leito em diversos pontos de seu caminho.
A população martinho-campense está assustada, pois este rio abastece a cidade e é importante para a vazão do Velho Chico.
Outrora, este mesmo leito, produzia energia através da usina que aqui havia e era muito piscoso, sendo visitado sempre por pescadores e famílias, buscando descanso e lazer em suas margens. Por isso a tristeza é ainda maior, pois vê-lo secando é como ver a morte de perto.
Oxalá queira que São Pedro nos abençoe e mande muita chuva neste ano para nós. Queira Deus também que todos se sintam responsáveis pelo fato e comecem a reflorestar as matas ciliares, evitar as queimadas, reduzir ou acabar com as irrigações. Que as autoridades fiscalizem e não deixem despejar esgoto em seu leito. Que as escolas se primam para a defesa do meio ambiente. Caso contrário, as próximas gerações saberão deste rio apenas por fotos e livros de história.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A ponte do Rio que cai

Há vários anos estamos convivendo com o perigo em nossas rodovias. Seja pelos buracos, pelas lombadas quando tapam os buracos, pela falta de acostamentos ou simplesmente pela obstrução de sinalização vertical e/ou horizontal. Na BR 352 e na MG 164, aqui na região de Martinho Campos, é frequente registros de problemas com veículos e, não raras vezes, acidentes. 
Faz-se pois necessária a intervenção de nossos políticos no intuito de sensibilizar o DER/Dnit e até mesmo os governos Estadual e Federal para que haja um recapeamento destas vias e suas devidas estruturações.
Como exemplo da mazela cito o caso da ponte sobre o Rio Picão, na BR 352 que se encontra, em ambas laterais com parte das muretas de proteção quebradas (ausentes), acarretando um enorme perigo para o tráfego de veículos leves e pesados.
E os problemas se agravam mais ainda devido ao grande fluxo de carretas nesta região, haja vista ser aqui uma ligação entre as BRs 262 e 040. Por isso urge um recapeamento e melhorias nestas vias tão importantes para a região e para Minas num todo.
Fica aqui nosso apelo.



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mais do mesmo


É só começar o período chuvoso que as estradas em nossa volta e nossas ruas ficam esburacadas. Já cansamos de postar aqui, além é claro, de reclamar aos órgãos competentes (DER, DNIT e Prefeitura) as melhorias necessárias para que nosso trânsito seja realmente seguro.
O que ocorre é que  os reparos que são feitos duram pouco, sendo necessário, pois, um verdadeiro recapeamento de nossas ruas e estradas. Sabemos, porém, que é de um alto custo tal obra e o país vive um momento de incerteza econômica. Mas se faz necessário um olhar mais positivo para tal fato, pois não podemos ficar a mercê da sorte toda vez que vamos pegar uma estrada (principalmente a BR352) para viajarmos.
Que os responsáveis pela melhoria e manutenção de nossas vias urbanas e rurais ajam rápido antes que as viagens se tornem inviáveis e de alto risco de morte.


sábado, 21 de março de 2015

E o povo perdeu a paciência

Depois de longo período reclamando da má conservação das ruas e dos transtornos causados por este problema; depois de ouvir promessas de políticos locais e até estaduais para a solução do problema e depois de muita ladainha, o povo de Ibitira perdeu a paciência e resolveu protestar.
De uma maneira criativa a população de Ibitira manda seu recado aos políticos: plantaram árvores nos buracos das ruas principais do Distrito.
Tomara que o protesto sirva de lição e nossos políticos comecem a trabalhar e corrijam o problema!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Buracos......problema antigo


É importante frisar que O IPVA, assim como todo e qualquer imposto, não tem vínculo com nenhuma prestação de serviço público. O sujeito paga esse imposto porque comprou o carro (ou qualquer outro veículo automotor terrestre). Só por isso… E o governo usa esse dinheiro como bem entender. Pode até ser para tapar buraco nas estradas, mas não há nenhuma obrigação legal.
Digo isso com veemência pelo fato de estarmos imersos num emaranhado de ruas, avenidas e rodovias (na região de Martinho Campos) cobertas de buracos devido às chuvas que começaram com gosto em nossa cidade. E, é óbvio, não podemos nunca culpar as chuvas, pois precisamos delas para nossa sobrevivência. Todavia há de se cobrar das autoridades competentes os serviços de tapa-buracos, pois ninguém aguenta mais esse transtorno que é uma rua cheia de crateras.
Sabemos, entretanto, que nosso poder público, o DER e outros órgãos responsáveis pelo serviço, não têm condições de corrigir logo que o fato ocorra, mas também sabemos que é preciso mais agilidade para que não haja prejuízo para o cidadão que está em dia com suas obrigações.
Esperamos sinceramente que nossas autoridades constituídas olhem para esse problema e tomem providências, senão ficará inviável viajar de veículo automotor em Martinho Campos e região, retornando assim aos velhos tempos das charretes, carros de boi, carroças e barcaças.







sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Segurança nos distritos

A situação dos distritos de Ibitira e Alberto Isaacson é lastimável em se tratando de segurança pública. Precisaria voltar o policiamento 24 horas por dia nesses locais para que a população realmente possa dormir em paz. Sabemos que muitos (políticos e líderes ibitirenses e de Alberto Isaacson) tentaram solucionar o problema junto às chefias da PM em Belo Horizonte, porém é preciso fazer algo mais. Lutar até que volte essa benfeitoria para a comunidade. É difícil? Sim! É difícil, porém precisamos lutar sempre, pois Ibitira conta com uma grande população e somente há policiamento em algumas horas do dia, principalmente no horário bancário.
Agora com a mudança de governo seria o momento para os “líderes” voltarem a conversar com a “nova” chefia da PM, o novo secretário de Defesa Social, o próprio governador eleito, levando um abaixo assinado da população dos distritos e com mais políticos engajados neste propósito.
Conversando com alguns amigos políticos, repassei algumas ideias sobre como implantar um sistema de segurança em Ibitira e Alberto Isaacson ( A possível implantação de uma guarda municipal para os distritos; uma possível ronda noturna paga pelos comerciantes; um sistema tipo "Olho Vivo"; um projeto junto a PM para viabilizar rondas periódicas (principalmente à noite) nos distritos; uma parceria para a Polícia Civil fazer  constantes serviços nas comunidades;  otimização do Conselho Comunitário (no intuito de elaborar ações preventivas) e, finalmente, o engajamento de todas as escolas, igrejas e setores sociais para que juntos organizem uma conscientização em seus respectivos redutos para se reduzir os desmandos que vem acontecendo.

Há um certo marasmo quanto a este assunto e muita falácia de quem deveria é estar correndo à frente. Todavia agora é a hora de levantarmos a cabeça e dar as mãos pelos nossos distritos.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Martinho Campos em chamas


O calor infernal que faz em Minas, aliado à vegetação seca tem trazido vários focos de incêndio para a zona rural do município de Martinho Campos, prejudicando o meio ambiente, a agricultura , a pecuária e diminuindo as matas ciliares dos córregos e riachos que abastecem os rios  Pará, Picão, Lambari e São Francisco. Uma desolação só, que mais parece um filme de guerra.
Claro que o fogo pode ocorrer de causas naturais, acidentais, químicas, físicas ou biológicas, mas o que acontece em nossa região tem todas as características de ser por mãos humanas, quiça até mesmo ações criminosas.
Considerada a função mais importante do combate de incêndios, a prevenção,  para ser efetiva precisa ser praticada constantemente. O objetivo maior é impedir a ocorrência de incêndios que tem causa de natureza humana, e impedir a propagação de incêndios que não podem ser evitados. Os instrumentos mais utilizados na prevenção são: Educação da população; aplicação da legislação; eliminação ou redução das fontes de propagação do fogo.
Precisamos urgentemente barrar esses focos e para isso devemos estar atentos a tudo o que acontece a nossa volta. Fazer aceiros demarcando terrenos é uma boa saída para não se propagar o incêndio; conscientizar as crianças e os adolescentes para que sejam eles os principais protetores de nossas matas; denunciar atos de vandalismos e combater os focos (quando possível e com segurança).
Enquanto a chuva não vem todo cuidado é pouco!


sábado, 20 de setembro de 2014

As ruas da Badia

As ruas de Martinho Campos, principalmente a Principal e adjacentes precisam de uma nova marcação na pista. As marcas que lá existem estão se apagando com o tempo. Isso provoca dificuldade para motoristas e pedestres. 
Os quebra-molas também precisam de uma nova pintura, pois , assim como as vias, estão com as marcas apagadas. 
Outra mazela que precisa ser corrigida é a pintura de travessia de pedestres, elas simplesmente desapareceram. E muita gente as utiliza ainda.
Também há de se mencionar o fato da falta de sinalização vertical (placas) nos principais cruzamentos. É um perigo danado para motoristas e transeuntes aqui em Martinho Campos.
Muitos acidentes já aconteceram e muitas vezes a falta de sinalização dificulta a orientação da preferencial.
Vamos solicitar junto as nossas autoridades constituídas que corrijam essas mazelas para que nossa Badia seja ainda uma boa opção de turismo e uma boa cidade para morarmos.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mazelas o ano todo



Um ano difícil para os martinho-campenses em se tratando de administração pública. As ruas esburacadas que não recebem nem terra; alagamentos em Ibitira, falta de água em alguns povoados, tentativa de acabar com cargos de professor e por aí vai...Mas a solução está perto. Precisamos nos unir e cobrar mais de nossos vereadores para que os mesmos cobrem do poder executivo as melhorias que o município tanto necessita. Independentemente de siglas políticas e afinidades apadrinhadas, precisamos de uma só voz para, juntos, alavancarmos o desenvolvimento de nossa querida "Badia".
Nós, do abadiaemfoco, sabemos que não é fácil administrar uma prefeitura como a de Martinho Campos, mas também sabemos que os serviços básicos precisam ser  ofertados aos habitantes e visitantes. Fazer o simples, às vezes, é o melhor negócio.
No próximo ano teremos eleições para Presidente, Senador, Deputados...e nossas lideranças (vereadores e poder executivo) irão novamente até nossas casas pedirem o apoio para seus candidatos. Vamos abrir o olho e fazer valer nosso voto. Martinho Campos precisa melhorar.
Parabéns pelo pouco que foi feito este ano.



sexta-feira, 8 de novembro de 2013

"Aquela colcha de retalhos que tu fizeste..."

Você tem uma colcha de retalhos. Ela vai perdendo alguns retalhos e você começa a sentir frio. Então você manda costurar, mas a costureira faz um serviço pela metade e você continua prejudicado pelo frio e pela divergência entre os  lados da colcha.

Isso é o que está ocorrendo com as ruas João Vital da Silva e Cristóvão Alves em Ibitira. Entenda o caso: há muito vinha sendo cobrado, pelos moradores e transeuntes que pelas referidas ruas trafegavam, um recapeamento das vias ou uma simples operação de tapa-buracos. Depois de muita cobrança resolveram tapar os buracos. Porém taparam (mais ou menos) apenas os buracos da Rua João Vital da Silva (obra essa até elogiada por nós do abadiaemfoco na época) deixando a outra via em estado de espera. Ocorre que já se passaram vários dias e a Rua Cristóvão Alves aumentou o número de buracos, alem de que, a Rua João Vital, poucos dias após a operação já apresentou novas mazelas conforme a  foto abaixo.

Sabemos que essa operação tapa-buracos, bem como um recapeamento de vias fica muito caro e, às vezes, demorada. Todavia urge a necessidade de um paliativo para a situação, pois as vias citadas são de grande tráfego e muitos moradores já sentem no bolso um prejuízo por causa disso.

Claro que existem ruas no restante do município de Martinho Campos que também precisam de uma operação como essa e/ou de outras melhorias. Sabemos também da intenção do poder público em sanar esses problemas. Queremos apenas mais agilidade, mais informações e mais dinamismo nas obras. Queremos também a participação efetiva de todos os vereadores na busca conjunta das soluções dos problemas de nossa comunidade. Afinal, foi para isso que os colocamos lá. 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Açude pede auxílio


Nosso açude Municipal, um dos cartões postais da nossa querida "Abadia", está necessitando de socorro. O outrora fornecedor de água para a população martinho-campense hoje está em iminente risco de degradação e  outras mazelas em seu entorno.
Não dá pra acreditar que o poder público esteja indiferente com a situação. Tanto que, em conversa com um legislador municipal, me foi repassado que obras estão a caminho para retificação dos problemas lá existentes.

É óbvio que se trata de uma obra urgente e necessária, pois ali é uma fonte de riqueza para o município, além de ser um dos principais pontos turísticos de nossa cidade.
Evidente também que os problemas precisam ser sanados e criado um sistema de atrativos para o local para sua conservação e proteção.
A obra, no entanto, tem que, necessariamente, sair do papel. Não pode ficar só no discurso político, pois o tempo vai passando e o bem natural se degradando.
Acredito, na minha humilde concepção, que alguns paliativos poderiam ser usados rapidamente para evitar a degradação do local. Espero de coração que nossas autoridades se empenhem em corrigir esta mazela de nossa cidade. Assim todos, inclusive nossos descendentes, poderão ver a beleza que é nosso açude municipal.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Para pensar uma sociedade mais justa e igualitária 11/10


Hoje é dia nacional do deficiente físico. Uma data para lembrar a todos que o preconceito é o principal obstáculo para esse percentual da sociedade brasileira.
Até em pequenos municípios como o nosso (Martinho Campos) se vê o desrespeito com a população que possui algum tipo de deficiência. Falta de rampas nos prédios públicos; rampas mal colocadas nos passeios da cidade, falta de políticas públicas para os deficientes, etc...

De acordo com último censo feito pelo IBGE, há no Brasil 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiências. Destas, mais de 9 milhões são portadoras de algum tipo de deficiência física. 

Os números são grandes e significativos, existe uma população capaz de exercer funções e ocupar postos de trabalho e que para isso precisa de atenção e capacitação. O objetivo ao criar um dia especial para o deficiente físico é o de propor a reflexão e revisão das políticas criadas para esta parcela de brasileiros. 

A Lei 8.213/91 obriga empresas com mais de 100 funcionários a reservar vagas para portadores de deficiências e, ao criar postos de trabalho inclui o deficiente na sociedade e na População Economicamente Ativa (PEA) melhorando suas condições de vida e cidadania. 

Infelizmente, ainda é preciso realizar muitas mudanças para que o deficiente físico se torne independente. Rampas nas calçadas e aumento na frota de ônibus adaptados são formas físicas de tornar a sociedade mais justa, igualitária e acessível, mas a aceitação e o fim do preconceito são atitudes fundamentais para que haja uma real inclusão social.

Rampa sem "noção" na praça Tiradentes

Único ônibus com elevador (realmente adaptado) da Prefeitura - no conserto há mais de três meses.


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tirando a dúvida do internauta

Um colaborador do blog me perguntou o porquê da operação tapa-buracos em Ibitira ter ocorrido somente na Rua João Vital. Procuramos respostas , mas não encontramos. Acredito que o asfalto tenha acabado e a empresa deve voltar e terminar o serviço. 
O abadiaemfoco então resolveu pedir ajuda aos universitários e a resposta foi a seguinte: "Segundo informações coletadas numa rede social através das falas de um político local, a Rua João Vital e Cristóvão Alves vão receber uma nova camada de asfalto (recapeamento) além de sinalização que irá transformá-las em vias de mão única". Então tá! Agora é só esperar. Enquanto isso....







Quanto a placa (abaixo) de indicação da PM, afixada na entrada de Ibitira é para dizer que você encontrará a mesma se for direto e chegar em Bom Despacho, porque em Ibitira não tem mais Posto Policial não!

sábado, 5 de outubro de 2013

Ponte velha em pedaços

Como é de praxe, o abadiaemfoco sempre está atento às mazelas da cidade e agora registra o descaso com uma de nossas mais tradicionais vias de acesso: a ponte velha sobre o Rio Picão.

Isso mesmo! Ela está esquecida! Faltam tábuas em sua estrutura, fato este que causa perigo aos usuários da mesma. Estas fotos foram tiradas por um amigo internauta que usa esta via quase todos os dias e está muito nervoso com a situação da ponte.


Para nos situarmos, esta ponte fica no bairro conhecido popularmente por Tira-Saias, ali bem próximo ao Matadouro Municipal. A estrada (onde está localizada a ponte) é muito movimentada. Por ali passam fazendeiros, sitiantes, pescadores, etc. 
Como sempre, estaremos procurando o Departamento de obras da prefeitura e acionando também os vereadores para que a situação seja resolvida. Sabemos que administrar um município que possui uma extensa malha viária, principalmente de estradas vicinais, não é fácil. Mas, com a ajuda de todos e a boa vontade do poder público, podemos chegar lá. Literalmente.
Parabéns E.S. pelo envio das fotos e a preocupação com sua cidade. Você é um cidadão consciente!



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Operação tapa-buracos 2

Aproveitando que as máquinas estão consertando os buracos das ruas de Ibitira, vamos aqui, em primeira mão, indicar mais ruas, agora na sede da "Badia" para que sejam feitos os devidos reparos também.
Importante que a população acompanhe este trabalho, mesmo que de longe, pois os compromissos assumidos têm que ser realizados.
Vejam algumas ruas que estão esperando conserto.










sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mazelas de Ibitira



Martinho Campos é privilegiada por ter muitos distritos e povoados. Porém, muitas vezes, este fato se traduz em dificuldades pois faltam recursos para os lugares em detrimento da sede.
Claro que não dá para resolver tudo num município que vive, basicamente, da receita enviada pelos governos federal e estadual. Todavia coisas básicas podem ser feitas sim senhor. 
Não vou falar das ruas esburacadas  não, pois tá ficando cansativo. Vou falar dos bancos da praça de Ibitira, ou melhor, da falta deles. Foram quebrados e tem um que, a meu ver,  oferece perigo às crianças que ali brincam e esperam o início das aulas na EE Padre Nonô.
Uma medida simples poderia resolver o problema, mas parece que as autoridades não estão ligando muito para os problemas de Ibitira. Tanto que , um morador, indignado, postou um vídeo no youtube falando da Rua João Vital esburacada. 
Não quero entrar no mérito político pois não tenho intenção de ser oposição nem de ficar como muitos por aí só na demagogia. Porém quero salientar que Ibitira está muito abandonada e carente da ação do poder público.
Como tenho raízes em Ibitira, além de possuir residência no Distrito, espero de coração que as mazelas sejam consertadas e o povo possa mais uma vez curtir a sua praça tão linda. O povo de Ibitira merece.