Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Como nasceu Ibitira

Esse texto fora escrito em 1991 por uma equipe de gincana entre alunos e turmas da EE. Padre Nonô. A equipe se chamava "Star".



" Para narrar a história de Ibitira temos que ir  a Portugal, onde nasceu o senhor Faustino Gonçalves.

Quando estava completando a idade par prestar o serviço militar e, como servir o Exército Português naquela época era terrível, o moço Faustino escreveu para seu pai, senhor Bernardino que morava no Brasil, na Abadia de Pitangui, onde era Mestre de linha da Estrada de Ferro, pedindo dinheiro e encaminhamento para vir também ele e um primo.

Recebendo o dinheiro tomaram o primeiro navio para a América, só que a viagem mudou de itinerário e foram desembarcar em Cuba. Ali sofreram bastante, trabalhando, até conseguirem se comunicar de novo com Sô Bernardino, que lhes mandou mais dinheiro e eles vieram para o Brasil. No Brasil rumaram para aAbadia e Faustino arranjou trabalho e logo se casou com D. Virgínia. Mudou várias vezes morando em várias cidades como funcionário da estrada de ferro. De Formiga veio para este município, comprou terras, construiu uma boa casa, loja e armazém de secos e molhados, à beira da linha. O lugar chamava-se Desvio, por ter uma linha onde deixavam os vagões vazios, para os fazendeiros da redondeza embarcarem suas mercadorias. Era muito incômodo isso, e todos sonhavam com uma estação.

Reunindo-se aos fazendeiros o senhor Faustino liderou o movimento. Foi várias vezes a Belo Horizonte conversar com o superintendente da Estrada de Ferro Oeste de Minas (E.F.O.M.), até conseguir a ordem.

Ele e o senhor Elias Teodoro da Costa doaram o terreno para a estação, casa da guarda e imediações.

A pedra fundamental foi lançada e os operários moravam em cabanas de palha. As marmitas vinham do Hotel de Abadia e o engenheiro se hospedava nele.

Mais ou menos em 1923, inauguraram a estação com grandes festejos. Bambus fincados do lado da linha, de chave a chave, bandeirinhas cruzando no alto. As autoridades vinham no trem, que chegou arrebatando as bandeirinhas e ficando enfeitado. Vivas, palmas, discursos! Almoço para fazendeiros e autoridades e para os operários (separados).

E o nome - IBITIRA - escolhido por senhor Faustino, parece que quer dizer "Terras Altas".

O primeiro agente foi o senhor Horizontino Costa.

Em volta da estação começou a surgir o povoado. As primeiras casas: de D. Amélia Carreiro, do Tião do Flávio, a casa comercial do do senhor Carlos Chôcho de Pitangui, onde trabalhava o Joaquim da venda.

Em 1938 começaram a construção da Igreja de São Pedro, comandados pelo senhor Amâncio Ferreira de Souza, professor da escola do Açudinho, dona Zilda Caldas, dona Bina do Soné e o Padre Marciano.

Em 1936 já tinha a escola da Dona Marocas, que funcionava no Açudinho, depois passou para perto da Igreja, com o Professor Amâncio, cujos os alunos no final do curso iam em Martinho Campos requerer exames na Escola Dr. José Gonçalves. Conforme Ata, em 1939, 14 alunos foram examinados, sendo 13 promovidos, 03 como Dona Geralda Lobato com grau 9 e o senhor Raimundo, construtor de Martinho Campos.

Os primeiros professores de Ibitira foram: D. Marocas, Sr. Amâncio, José Tibúrcio, D. Conceição, dona Irani Gonzaga, Dona Erci Pereira, Dona Letícia, Dona Angelina e Antônio do Nhozinho. Mais tarde Dona Lilia, Dona Lia, Dona Lulu, Dona Diva Fernandes.

Passou depois a Escolas Combinadas, Escolas Reunidades, Grupo Escolar e Escola Estadual.

A primeira coordenadora foi Dona Geralda Lobato e o segundo foi o senhor José Geraldo Ribeiro, que conseguiu, na Fazenda do Rosário com o Dr. Euzébio, leite em pó e os vasilhames. Até os alunos não tinham merenda.

O senhor José Geraldo coordenou a escola em 1963, 1964, até abril de 1965 quando passou para Dona Zilda Soares de Souza, diretora até a aposentadoria, que muito trabalhou principalmente para a construção do prédio ecolar, indo sempre a Belo Horizonte a procura da CARPE e dos que pudessem apressar a construção.

O prédio de duas salas grandes, inaugurado a 04-04-1950 foi construído na gestão do prefeito Joaquim Pereira Duarte, sendo governador o senhor Magalhães Pinto. Em 1965, já havia duas salinhas e cozinha. Em 1967 foi elevado a Grupo Escolar recebendo o nome de Padre Nonô, vigário de Martinho Campos que muito ajudava na educação do município.. Em 1972 aumentaram o galpão. Em 1982, a 19 de março foi dada a Aula Inaugural de 5ª Série. Em 1987 inaugurou-se o novo e moderno prédio.

A escola cresce acompanhando o crescimento de Ibitira, cujas casas foram surgindo da Praça da Igreja , em direção à Estação e à Escola.

Sua principal avenida chama-se Faustino Gonçalves.

Em 1991 - Escola Estadual, de Pré a 8ª Séries; telefone, CEMIG, COPASA, ruas asfaltada e arborizadas, outras ruas calçadas , modernas residências, variadas casas comerciais .

Ibitira é o orgulho de seus filhos.

Ibitira, 16.04.1991

Fontes : D. São, D. Zilda, senhor José Geraldo, D. Maura Gonçalves.

Arquivo da Escola Estadual Dr. José Gonçalves" 

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Dia da Bíblia




Celebra-se hoje (30 de setembro) o Dia da Bíblia. A data foi escolhida por ser festa litúrgica de São Jerônimo, o Padroeiro dos biblistas. Jerônimo, cujo nome exato é Eusebius Sophronius Hieronymus, nasceu em Strídon, possivelmente no ano de 347 e faleceu em Belém, a 30 de setembro de 419 ou 420.

Uma data a ser comemorada haja vista a importância deste livro sagrado para os cristãos.
A própria palavra de Deus

Alguns escritores chamaram a Bíblia de carta de amor de Deus para nós. Outros a descreveram como sendo um manual para a vida, mas mais do que isso, ela é a revelação de Deus para nós (João 1:1-5). A Escritura é a Palavra de Deus para a humanidade. Ela é inspirada por Deus, o que significa que cada palavra e parte do manuscrito vem de Deus: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações”, (2 Timóteo 3:16-17). A Bíblia também é inerrante, significando que cada palavra em cada parte de sua etapa original, escrita à mão, é sem erro (2 Pedro 1:20-21; Salmo 12:6; Provérbios 30:5; 1 Tessalonicenses 2:13).
A Bíblia revela o caráter de Deus!

A importância da Bíblia é que ela nos dá a oportunidade de ver e conhecer a Deus. As Escrituras revelam Seu caráter e natureza, Sua soberania e poder, e Sua razão para nos criar, o universo, e tudo que nele existe. Lemos sobre o trato de Deus com a humanidade, Sua bondade e graça, Sua luz e amor, Sua santidade e justiça, e Sua misericórdia e compaixão.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Uso dos porquês

Professor Pasquale responde:


"Por que" separado

“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor.
Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
E também para frases terminadas com ponto final - “Você sabe por que eu ajo assim” vira “Você sabe por qual razão eu ajo assim” ou “Você sabe por qual motivo eu ajo assim”.
“E existe ainda um outro ‘por que’ separado", acrescenta Pasquale. “Lembra aquela música? ‘Só eu sei as esquinas por que passei’, lembra?”.
Com esse exemplo, ele explica que o “por que” também é separado quando equivale a "pelo qual", "pela qual", "pelos quais", "pelas quais".
No caso da música, a letra também poderia ser: “Só eu sei as esquinas pelas quais passei”.

"Porque" junto

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação.
Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente".
De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.
Nesses casos, o “porque” é junto e sem acento.
Com isso, é possível existir “porque” junto mesmo em frases que terminam com interrogação, como esta: “Será que ela está chateada comigo porque eu não fui ao aniversário dela?”
Alguns professores recomendam tentar trocar o "porque" junto por "pois". Se der certo, está correto o uso do "porque" junto.

"Por quê" separado com acento

O “por quê” separado e com acento é um “por que” separado localizado antes de uma pausa na fala ou na escrita.
“É preciso que haja uma pausa, um ponto final, um ponto de interrogação..." explica Pasquale.
Exemplo: “Por quê?”
Só isso. É o mesmo que perguntar "Por qual razão?", "Por qual motivo?".
De acordo com o professor, esse "quê" vira tônico na entonação. Assim, quando há um “por que” separado encerrando uma frase, ele ganha o acento e passa a ser “por quê”.

"Porquê" junto com acento

Nesse caso, o “porque” vira sinônimo da palavra "motivo".
O professor exemplifica: “Qual é o porquê de tanta tristeza?".
É o mesmo que perguntar “Qual é o motivo de tanta tristeza?".
(Reportagem: Paula Reverbel)

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Banda de música ganha novos instrumentos e terá sede reformada

Conforme publicado hoje no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, o Estado de Minas, através da Secretaria de Cultura doa instrumentos musicais à Lira Santa Cecília de Martinho Campos, atendendo ao Programa de Apoio às Bandas.
Também foram publicados dois itens para reforma da sede da Banda de Música.

Veja na íntegra as publicações:


23/11
EXTRATO DE CONTRATO Contrato de Doação. Partes: EMG/SEC e as Bandas de Música Civis do Estado de Minas Gerais. Objeto: Doação de instrumentos musicais constantes no Anexo Único, parte integrante do contrato de Doação, fundamentado no art. 17, II, “a” da Lei nº 8.666/93, inciso XLIV do anexo único da Lei 18.692/2009 e art. 1º do Decreto Estadual nº 45.070/09, atendendo ao Programa de Apoio às Bandas de Música do Estado de Minas Gerais. Data: 30.06.2018. Signatários: Angelo Oswaldo de Araújo Santos/Secretário de Estado de Cultura e os representantes legais das seguintes instituições: 

"........Martinho Campos Corporação -  Musical Lira Santa Cecília  - SEC/AJU/033/0/18...."

13/11
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG Termo de Ratificação. Processo Licitatório nº 069/2018 Dispensa de Licitação nº 008/2018. Objeto: Contratação de empresa especializada em Construção Civil para Prestação de Serviço de Elaboração de Projetos Arquitetônico, Elétrico, Estrutural, Hidro sanitário, Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, Elaboração de Planilha Orçamentária, Cronograma Físico Financeiro e Memorial Descrito, para realização da Obra de Conservação e Restauração do Bem Invetariado sede da Banda Santa Cecília de Martinho Campos/MG. Empresa vencedora: Doxa Engenharia Ltda – ME. José Hailton de Freitas – Prefeito Municipal

15/11
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG: Contrato nº 052/2018 que entre si celebram o Município de Martinho Campos e a empresa DOXA ENGENHARIA LTDA ME, no valor global de R$ 11.800,00 (Onze mil e oitocentos reais). Referente ao Processo Licitatório nº 069/2018 Dispensa de Licitação nº 008/2018 José Hailton de Freitas – Prefeito Municipal.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Sabores e saberes dos quintais/Agenda gastronômica e cultural na "Badia"







Com uma organização bacana demais, o  1º Festival de Cultura e gastronomia será realizado na Praça da Matriz nos dias 6, 7, 8 e 9 deste mês de setembro. Uma programação artística especial dá a trilha sonora perfeita ao evento.

Participe e promova a cultura em nossa cidade.





Patrimônio perdido


Nossa história sofreu uma tragédia neste fim de semana. O museu Nacional do Rio pegou fogo.
Repercussão internacional, pois muitos objetos históricos foram perdidos.
Veja alguns trechos da notícia do EM.
"O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, situado na Quinta da Boa Vista, na capital fluminense, foi controlado apenas por volta das 3h da manhã desta segunda-feira (3/9). Porém, os bombeiros continuam no local fazendo o trabalho de rescaldo e de combate a outros focos de fogo. As informações são do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

História

O local foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso do museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


O Museu Nacional do Rio oferece cursos de extensão e pós-graduação em várias áreas de conhecimento. Para esta semana, era esperado um debate sobre a independência do país. No próximo mês, estava previsto o IV Simpósio Brasileiro de Paleontoinvertebrados no local."

terça-feira, 24 de abril de 2018

Trilhão de Ibitira 2018

Um dos maiores eventos beneficentes da região já tem data garantida no calendário festivo de Martinho Campos: 5ºTrilhão Beneficente dos Amigos de Ibitira/MG".
Ocorrerá em 05 de agosto do corrente ano e promete muita adrenalina entre os participantes com motos, bem como muita diversão e alegria para todos.
Teremos Open Bar - Open Food, Queima do Alho e Costelão Fogo no Chão além de muita cerveja gelada e as tradicionais "cachacinhas da região".
Adquira seu carnê com o DJ Rennê (Renilson Valadares) através do telefone (zap) 99927-6888.
Não perca esta linda festa!
A Equipe trilheiros No Limite de Ibitira espera por você!



segunda-feira, 5 de março de 2018

Ano, mês, semana e dia da mulher...

Nesta semana comemoramos o dia internacional da Mulher (08 de março). O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.
É inquestionável a importância da mulher no mundo em si. Sem elas, aliás, nem haveria mundo da forma com tal o conhecemos.
A data é importante sim, pois simboliza todas as formas de amor conhecidas. Através da mulher concebemos a família; e a família é a base de tudo!
Todavia, um dia só é pouco para tratarmos desse tema que é primordial a todos. Ou seja, todo dia é dia sim das mulheres.
Parabéns a todas as mulheres do mundo!
Resultado de imagem para dia internacional da mulher

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Banda de Música ganha projeto para novos instrumentos

Foi publicado, neste 22 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado, o ato do Secretário de Estado da Cultura, onde torna público que o projeto de doação de instrumentos musicias para a Banda de Música de Martinho Campos, Lira Santa Cecília,  foi habilitado.
Mais uma conquista para nossa tão querida corporação musical (orgulho dos abadienses) e mais um ponto positivo para a preserfvação de nossa Cultura.
O abadiaemfoco parabeniza os envolvidos.


Veja parte da publicação:
......
Expediente
A Secretaria de Cultura de Estado de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Interiorização e Ação Cultural, torna pública a relação dos projetos habilitados e inabilitados do Edital Bandas de Minas 2017 – Programa de Apoio às Bandas do Estado de Minas Gerais – Edital de Doação de Instrumentos Musicais, conforme disposto no item 8.3 do respectivo edital.
...........
PROJETOS HABILITADOS
31 Corporação Musical Lira Santa Cecília Martinho Campos 
Resultado de imagem para desenho de notas musicais

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Acontece em Martinho Campos

Com o intuito de reconhecer o patrimônio musical e valorizar a identidade cultural de Martinho Campos, será realizada de 22 à 27 de agosto a 6ª Jornada do Patrimônio Cultura de Minas Gerais 2017.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Forrobodó da Badia é nesta semana

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo
A dança, de origem nordestina, sacoleja a imaginação e os pés de todos os brasileiros, seja no sul do país ou nos confins da Amazônia.  Uma dança popular genuinamente brasileira e festejada principalmente nos meses de junho a agosto.
O forró, de acordo com pesquisas, teria surgido no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.
Segundo o folclorista Luiz Câmara Cascudo, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. 
Aqui em Martinho Campos a tradição mostra que o Forró é mais cultuado que o Carnaval e as demais danças festivas do calendário nacional.
E o auge é o Forró na Praça, que este ano completa seu 34º acontecimento, prometendo muita diversão, música e dança.
Começa na sexta-feira e vai até o domingo, na praça da Matriz, com diversos shows e atividades folclóricas, além, é claro das delícias da cozinha martinho-campense.
Participe, chame seus amigos e familiares e bora pra praça forrozar com a turma, numa das mais completas e tradicionais festas do circuito mineiro.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Semana da Dores

Como forma de preparação para a Páscoa e Ressurreição de Cristo, nesta semana os fiéis vão refletir sobre as Sete Dores de Nossa Senhora.

O Setenário das Dores é uma celebração que reflete, a cada dia, as dores e os sofrimentos que Maria viveu ao longo da vida. A Catedral convida toda a comunidade a participar deste momento.


Quais são as Dores de Nossa Senhora?

- 1ª Dor: Profecia de Simeão
Nesta primeira dor, os fiéis refletem quando o coração de Maria Santíssima foi transpassado por uma espada, e Simeão profetizou que o Filho dela seria a salvação de muitos, mas também serviria para ruína de outros. A virtude que aprendemos nesta dor é a da santa obediência.

- 2ª Dor: Fuga para o Egito
Quando Jesus, Maria e José fugiram para o Egito, foi uma grande dor saberem que desejavam matar aquele que trazia a salvação! Maria suportou o exílio por amor e alegria, e sentiu-se triste por ver seu filho perseguido. Esta dor nos ensina a aceitar as provocações do dia a dia com alegria de quem sofre para agradar a Deus.

- 3ª Dor: Maria procura Jesus em Jerusalém
Maria procurou Jesus por três dias. Quando o encontrou no Templo, no meio dos doutores, ela emudeceu e compreendeu que sendo o seu filho, aquele que salva, assim deveria proceder, submetendo a sua vida à vontade de Deus. Aqui devemos contemplar as mães que choram, ao verem os seus filhos generosos ouvirem o chamamento divino, aprendendo com Maria a sacrificar o seu amor natural.

- 4ª Dor: Jesus encontra sua mãe no caminho do Calvário
Não há dor semelhante à dor de Maria quando encontrou-se com seu Filho a caminho do Calvário, carregando uma pesada cruz e insultado como se fosse um criminoso. Almas que temem o sacrifício aprendam nesta meditação a se submeterem à vontade de Deus, como Maria e Jesus se submeteram! Aprendamos a sofrer em silêncio como Maria e Jesus sofreram neste doloroso encontro no caminho do Calvário.

- 5ª Dor: Maria ao pé da cruz de Jesus
Na meditação desta dor encontramos consolo e força para nossas almas contra as tentações e dificuldades e aprendemos a ser fortes em todos os combates de nossa vida. Contemplemos Maria aos pés da Cruz, assistindo à morte de Jesus, com a alma e o coração transpassados com as mais cruéis dores! Aprendamos que esta dor nos dará força para sermos humildes: virtude amada de Deus e dos homens de boa vontade.

- 6ª Dor: Maria recebe Jesus descido da cruz
Por muito ter sofrido aos pés da cruz, muito lhe foi dado! Se não tivesse sofrido tanto, não teria recebido os tesouros do paraíso em suas mãos. Não nos esqueçamos de meditar esta imensa dor, quando nossa cruz estiver pesada. Nela, encontraremos força para sofrer por amor a Jesus que sofreu na Cruz a mais infame das mortes.

- 7ª Dor: Maria deposita Jesus no Sepulcro
Quanta dor padeceu Maria quando teve que ver sepultado seu filho. A quanta humilhação seu Filho se sujeitou, deixando-se sepultar, sendo ele o mesmo Deus! A humildade não rebaixa o homem, pois Deus se humilhou até a sepultura e não deixou de ser Deus.

Fonte: Catequese Católica

“Aos pés da cruz, Maria aprendeu do Filho a dura e suave lição, isto é, como se ama, até que ponto se ama, o que sugere o amor: sacrificar-se. Bastou a presença de Maria para consolar Jesus. Nenhuma palavra, nenhum lamento, nenhuma queixa contra os carrascos, mas forte na dor, ela participou da paixão de Jesus firme, de pé, junto à cruz.” Pe. Tiago Alberione (1884-1971)

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Armatrux na área

Abadiaemfoco divulga mais um excelente evento cultural em nossa cidade e em nossa região. Vamos todos prestigiar.

Exibindo Exposição Armatrux 25 Anos - Foto Hugo Cordeiro 2- Nitro Imagens.jpg
OFICINA DE CRIAÇÃO DE BONECOS E OBJETOS DE CENA
É REALIZADA PELO GRUPO ARMATRUX

Cinco municípios do interior de Minas Gerais receberão a atividade
que faz parte do projeto Armatrux em Cena 2016

O teatro é um fazer essencialmente artesanal, formado por diversos elementos, como cenários, figurinos e objetos, que dão o tom a matéria feita à mão, característica que está sempre presente no trabalho do Grupo Armatrux.
Na companhia, fundada em 1991, o teatro de bonecos, assim como o de sombras e a manipulação de objetos cênicos sempre estiveram presentes em sua dramaturgia cênica. Na trajetória do grupo, que completa 25 anos, estão espetáculos marcantes e premiados que, por sua vez, tiveram suas narrativas construídas com base nesses elementos, realçando ora o lirismo, ora a comicidade de suas peças: como No Pirex (2009) e De banda pra Lua (2007), ambos dirigidos por Eid Ribeiro, Armatrux, a banda (2003), Andarilhos do Repente - Bonecos na Estrada (2005), dirigido por Gabriel Guimard, Liliputz (2001), dirigido por Andrea Caruso, entre outros.
Experiência essa que será compartilhada durante a OFICINA DE FABRICAÇÃO DE BONECOS E OBJETOS DE CENA,oferecida para produtores, artistas, artesãos, estudantes e interessados em geral. Atividade é gratuita e acontecerá nas cidades de Abaeté, Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Quartel Geral, de 12 a 28 de agosto.
A ação faz parte do projeto Armatrux em Cena 2016, que integra o programa BioFlorestas em Cena, patrocinado pela ArcelorMittal BioFlorestas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Na oficina os participantes aprenderão sobre a criação de bonecos e objetos de cena, desde o desenho até a confecção. O material criado será utilizado na cena curta desenvolvida pelos alunos da oficina de atuação em cada uma das cinco cidades que recebem o projeto. A inscrição pode ser feita no site bit.ly/ArmatruxemCena. Informações no telefone: (31) 3517-8282.
Armatrux em Cena 2016
Formação artística e técnica para o mercado cultural
Em 2016, o Grupo Armatrux completa 25 anos de trajetória como uma das companhias mineiras de maior destaque no cenário teatral do Brasil. São 19 espetáculos encenados, diversos prêmios, uma linguagem própria – sempre aberta a novas possibilidades de encenação, e um repertório rico que consolida a importância das artes cênicas mineiras Brasil a fora.
Experiência que transforma o projeto Armatrux em Cena em uma proposta de ampla formação para profissionais do setor cultural, além de educadores e públicos, e que contribui para a movimentação do cenário no interior de Minas Gerais, oferecendo atividades reconhecidas e de qualidade.
O projeto, que acontece pelo terceiro ano consecutivo, já mobilizou um público de aproximadamente cinco mil pessoas, entre participantes e espectadores, desde 2014, e busca difundir as artes cênicas e constituir espaços de interlocução entre a arte, a educação e a cultura. Este ano serão 13 oficinas no total, cinco mostras de resultado, um intercâmbio, que irá provocar o encontro entre os participantes das cinco cidades, e projeção de filmes ao ar livre em todos os municípios. 
PROGRAMAÇÃO
PROGRAMA BIOFLORESTAS EM CENA
apresenta
ARMATRUX EM CENA 2016

Inscrições abertas para a OFICINA FABRICAÇÃO DE BONECOS E OBJETOS DE CENA
para as cidades de Abaeté, Martinho Campos, Bom Despacho, Dores do Indaiá e Quartel Geral
Inscrições no formulário online disponível em bit.ly/ArmatruxemCena
Informações no telefone (31) 3517-8282

Bom Despacho | 12 e 13 de agosto
 sexta, das 17h às 21h; sábado, das 9h às 13h | Local: Biblioteca Pública
Informações: Leandro no tel. (37) 9. 9111-9180

Martinho Campos | 19 e 20 de agosto
sexta, das 17h às 21h; sábado, das 9h às 13h | Local: Secretaria de Cultura
Informações com Deusdeth no tel. (37) 9.9909-2371

Abaeté | 20 e 21 de agosto
 sábado, das 15h às 19h; domingo, das 9h às 13h | Local: Escola Estadual Barão do Indaiá
Rua Dr. Antonio Amador, 639, Centro
Informações com Hudson no tel. (37) 9.9911-6196

Dores do Indaiá | 26 e 27 de agosto
sexta, das 17h às 21h; sábado, das 9h às 13h | Local: Escola Estadual Francisco Campos
Informações: Mara  no tel. (37) 9.9804-3084

Quartel Geral | 27 e 28 de agosto
sábado, das 15h às 20h; domingo, das 9h às 12h | Local: Salão Paroquial
Informações: Flávia no tel. (37) 9.8809-3162

Exibindo Exposição Armatrux 25 Anos - Foto Hugo Cordeiro-Nitro Imagens.jpg

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Chegou Junho....chegaram as festas juninas

Com a Filha De João
Antônio Ia Se Casar
Mas Pedro Fugiu Com a Noiva
Na Hora De Ir Pro Altar


A Fogueira Está Queimando
E Um Balão Está Subindo
Antônio Estava Chorando
E Pedro Estava Sorrindo
E no Fim Dessa História
Ao Apagar-se a Fogueira
João Consolava Antônio
Que Caiu na Bebedeira
Pois é moçada bonita que visita o abadiaemfoco, o mês de junho chegou e com ele o advento das festas juninas, regadas a muitas guloseimas e muita dança típica.
As escolas já se preparam para o momento, bem como outras instituições que aproveitam este mês para recriar e animar ainda mais as homenagens aos Santos do mês: Antônio, João e Pedro.

Dentre outras destacamos a Festa da Escola Dr. José Gonçalves (já no próximo dia 10/06) e a Festa de Santo Antônio (em Boa Vista).
Bem-vindo junho e bem-vindas as festas. Aqui em Martinho Campos ainda temos tradição.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Video Kaxixó

Encontrado facilmente na NET, esse vídeo, de 2013, mostra alguns aspectos da aldeia indígena Kaxixó, no município de Martinho Campos/MG


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Martinho-campense ou martinhocampense?

Observando textos, frases e ditos referentes ao gentílico (adjetivo pátrio) de nossa cidade, deparei-me com esta dúvida que parece existir em muito entre nossos conterrâneos e amigos.
Até professores, advogados, médicos etc cometem a gafe de escrever errado esse adjetivo. Todavia, estamos aqui justamente para esclarecer a dúvida ou, quiçá, apimentar ainda mais o nosso "Português".

"Adjetivo pátrio é o termo que indica a nacionalidade de uma pessoa, um objeto, animal, entre outros. Esta nacionalidade está ligada a países, cidades e estados de uma forma geral."

O termo correto do gentílico de nossa cidade Martinho Campos é martinho-campense (com hífen). 
Depois de muito pesquisar e ver ambas formas escritas em vários documentos e textos, consegui definir o uso correto (com hífen). 

Está nos anais do governo federal e sites governamentais com referência histórica e atual.

Também na gramática está confirmada a formação com hífen (apesar de não constar Martinho Campos) haja vista outras cidades com nomenclaturas parecidas e gentílicos semelhantes.

Assim, caros amigos da boa escrita (e leitura) martinho-campenses e demais companheiros, vamos escrever sempre martinho-campense e não mais "martinhocampense", tá decidido?


terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sete de Setembro

O Sete de Setembro foi comemorado em Martinho Campos com muita festa e civismo. Na bela manhã de Segunda (Feriado Nacional) a  Escola Estadual Dr. José Gonçalves proporcionou aos educandos e à comunidade escolar, bem como aos cidadãos da cidade um bonito passeio ciclístico, saindo da escola e tendo como ápice a área de lazer no trevo de Martinho Campos.
Naquele ponto foi hasteada a bandeira nacional e cantando o hino, mostrando o amor à Pátria de nossos munícipes.
Também houve apresentação de números artísticos dos alunos da Escola e muita confraternização num dos pontos mais prestigiados de nossa comunidade.
Parabéns à Escola e aos dirigentes que souberam, inteligentemente, substituir o tradicional desfile (militar) por um saudável passeio.
Que ano que vem seja melhor ainda!



terça-feira, 28 de julho de 2015

Cultura da preservação

Deparamo-nos, nesta semana com uma remodelagem de um dos casarões mais antigos e mais conhecidos de nossa Martinho Campos. Trata-se do comércio do saudoso "Deniro", hoje sob a direção do companheiro "Pinhé". O imóvel fica na área central da "Badia", no "bico" da Praça da Matriz.
A nova roupagem (pintura) do casarão irá deixá-lo mais bonito e ainda, de quebra, enfeitará cada vez mais o centro de nossa cidade.
Parabéns aos proprietários que sabem valorizar nossa cidade!

Veja o antes e o depois!