Mostrando postagens com marcador Gente da Gente. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gente da Gente. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Neste dia que nasceu brilhante, estaremos (o povo de Martinho Campos) homenageando o ilustre amigo  Professor Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho (mais conhecido por Wilsinho), na Câmara Municipal.
A trajetória deste profissional em nosso município é muito rica e muito contribui para a formação educacional e cultural de nossa comunidade. 
Produtor rural, professor de línguas e atual diretor da escola estadual Dr. José Gonaçalves, professor Wilson é um exemplo de humildade, caráter e profissionalismo.
Sempre dedicado e sempre se aperfeiçoando, nosso homenageado é uma das figuras mais ilustres da sociedade martinho-campense.
O abadiaemfoco se fará presente neste evento e espera o comparecimento de todos para que se fortaleçam ainda mais a parceria bem sucedida entre o Mestre e a comunidade!
Parabéns Wilson, você é um vencedor!

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Nossa gente

Martinho Campos sempre prima pelos seus moradores e pelos seus dons artísticos. No tema "Gente da Gente", hoje vamos mostrar mais um desses nomes que fazem a história desta cidade, tanto pelos trabalhos aqui realizados, como também pela veia artística. 
ADAILTON CUNHA, de Abaeté, porém radicado aqui na Badia há muitos anos é uma pessoa amiga e sempre de bem com a vida.
Foi meu professor, nos áureos tempos de "Dalila Vieira" e hoje também é músico, cantor, um cidadão participante da vida política e social martinho-campense.
Vejamos uma de suas apresentações.






terça-feira, 26 de setembro de 2017

Projeto escolar de sucesso

O bom professor é aquele que interage com seus alunos e os leva a conhecer os desafios do mundo, bem como a cidadania e o amor fraterno.
Partindo deste princípio, hoje, o abadiaemfoco vem por meio deste texto, parabenizar o excelente trabalho realizado pela Professora do 5º Ano da Escola Estadual padre Nonô (Ibitira), senhora Aparecida (Cida).
A turma, acima mencionada, realizou neste mês de setembro, o Projeto "Ciências no Mural", falando sobre reciclagem e utilizando diversos materiais para confeccionar lindas imagens nos murais da Escola.
O projeto integrou a Semana da Virada da Educação e foi um sucesso, com a participação dos alunos e a apresentação no auditório da linda Escola Padre Nonô de Ibitira.
Parabéns a todos os envolvidos no projeto!





sábado, 27 de agosto de 2016

Gente da gente / Mais um martinho-campense na PC


O abadiaemfoco, através de seu idealizador, foi convidado, pelo amigo e agora "irmão de farda" Marcos Aloísio de Faria (Marquinho do Lico), para participar da solenidade de formatura dos investigadores do concurso de 2014, que aconteceu na manhã dessa quinta-feira (25/08), na Acadepol. Diversas autoridades do Governo do Estado, do Poder Legislativo, das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar, prestigiaram a solenidade, além de familiares e amigos dos formandos.

Martinho Campos é prestigiada ao ver um filho seu brilhando por estas Gerais, principalmente por ele ter sido destaque durante o curso. 

Lembramos que a trajetória, desde os tempos de professor e funcionário da prefeitura, lhe trouxeram experiência e sabedoria para alcançar esse patamar.

O abadiaemfoco parabeniza os formandos (em especial nosso Marquinhos), os novos investigadores de polícia, que venceram várias etapas para chegarem até o dia da formatura no Curso de Formação Policial.
(Fotos do sindipol e de Aline Faria)

 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Gente da gente - Senhora da Abadia

Cento e vinte páginas de pura emoção e fé carismática, tendo como centro nossa "Mãe" (Nossa Senhora da Abadia), venho neste "post" parabenizar e agradecer ao ilustre filho da terra, senhor Márcio Teixeira pelo lançamento do seu mais novo trabalho literário "Senhora da Abadia". O autor foi sucinto e coerente, além de trazer a história de nossa Imagem Milagrosa em palavras suaves, porém realistas e perenes.
O livro é um retorno ao passado nostálgico de nossa cidade com citações em torno da Igreja , da Imagem e de seus párocos, além de abranger a história de nosso município que se confunde com a história da Matriz.
Também preza, o autor, pelas bonitas fotos que estampam o livro.
Uma leitura imperdível e uma obra para ser cabeceira de qualquer biblioteca. Obrigado amigo Márcio, a cidade te respeita e valoriza, como o filho ilustre que tu és!


quarta-feira, 11 de maio de 2016

Martinho Campos nas Olimpíadas

Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais.
E ela é transportada por atletas, em vários trajetos, para simbolizar a vida dos jogos olímpicos que une os países e promove a paz através do esporte.
Neste ano, o Brasil recebe os Jogos Olímpicos. E como pontapé inicial a chama olímpica chegou ao país e já está em solo mineiro, percorrendo o estado nas mãos de diversas pessoas, simbolizando a diversidade e a união do povo.
Nesta última terça, a chama (tocha) olímpica foi conduzida em nossa região, precisamente na cidade de Curvelo/MG , onde tivemos a honra de participar do maior evento esportivo mundial, através das mãos do nosso ícone os esportes, senhor Alair Luís de Freitas (Liga).
Sim! Ele conduziu o maior símbolo dos jogos, representando não só nossa cidade, mas também todo o universo esportivo de nossa região, haja vista ser o mesmo um fomentador do esporte, desde sua trajetória como professor e atleta até os dias atuais como um personalidade profícua de nossa comunidade martinho-campense.
O abadiaemfoco lhe presta homenagem Liga, por tudo que você já ajudou em nosso município e por tudo que representa em nosso esporte. 
Parabéns por essa conquista! 

sábado, 9 de abril de 2016

Exemplo de amor ao futebol e de cidadania

O futebol em Martinho Campos tem jeito sim.  Basta ver o empenho de algumas pessoas para com o esporte aqui em nosso município.
Há algum tempo publiquei aqui algumas fotos do estádio do Guarani de Buriti Grande, que estava bem descuidado, parecendo braquiária  no pasto. Pois bem, nosso amigo DJ e desportista Nenei (Lucinei Cleber da Silva) abraçou a causa e promoveu, juntamente com amigos, uma reforma no gramado e nas acomodações do estádio que já foi palco de grandes jogos.
Colocou porta e pisos nos vestiários, podou o gramado, tratando-o como se deve; limpou os arredores , levantou um muro que havia caído, enfim, fez um belo serviço e agora o estádio está pronto para dar muita alegria aos moradores do Buriti Grande e região.
Com o advento desta reforma, já estão sendo feito os preparativos para os treinamentos das crianças e também do time adulto, fato este que irá reviver o futebol  lá no querido povoado e quem sabe, no restante do Município. 
Assim se faz a cidadania. Com gente que gosta do esporte, em especial o futebol. Parabéns Nenei pelo brilhante trabalho. Parabéns também aos amigos que auxiliaram , dentre eles: Alissergio, Vanderlei Camilo, Gilberto do Ulisses, Luiz Otavio da Moderna, Geraldo Itamar, Diogo Venner, Toninho eletricista, Luana Anesia, Marcos Geraldo e Catita.
Que seu trabalho, Lucinei, seja exemplo para todos. 

Fotos antes da reforma:




Fotos depois da reforma:












quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Martinho Campos em destaque


Muito bacana a reportagem, em Martinho Campos, falando do Leo da Sanfona e de seu grupo. O abadiaemfoco conferiu e agora mostra a vocês. Segue o link abaixo para você curtir do início ao fim a bela reportagem da Tv Record sobre mais um martinho-campense de destaque.

http://vsh.r7.com/56cc8d0e0cf258a0b8dd8e5b/achamos_em_minas_16b0f1f4-da4d-11e5-aa9a-4f1bfa9ee088.mp4




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Xavier meia do América) tem raízes da Badia???

Bacana demais ver a nossa gente sendo sucesso nos mais diversos segmentos do mundo atual. Agora é a vez do jovem Xavier, meia do América Mineiro, recentemente lançado ao time profissional que agora disputará o Brasileirão, já que o nosso querido Coelho chegou a série A.
O jovem de 21 anos, muito habilidoso por sinal, é filho do Cláudio , conhecido em Divinópolis como Claudinho Dentão. Aliás o Claudio também foi jogador profissional e até hoje bate uma bola.
Para quem não o conhece aqui na Badia , o Cláudio é filho do senhor João (conhecido popularmente e carinhosamente por Joãozinho da Fonsa). Ele (o Cláudio ) jogava no Abadia Futebol Clube (ele era zagueiro, daqueles pegadores mesmo) e era muito bom de bola.
O abadiaemfoco se entusiasma em mostrar mais um grande nome da Badia para o mundo através da Net. Parabéns Cláudio, parabéns Xavier, a equipe esportiva da Badia está com vocês.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Filho de Martinho Campos brilha em TV dos EUA/Brasil

Nosso amigo e conterrâneo Enzo Silva, há muito cidadão americano faz parte do seleto grupo de brasileiros que faz história  em Terras do Tio Sam. Gente de nossa querida "Badia", desde novo foi morar por lá e em solo estadunidense fez carreira e hoje é motivo de orgulho para a família (D. Rosária e senhor Milton) e para todos nós martinho-campenses.
O também ator já trabalhou (e trabalha) em filmes, teatro, comerciais e shows como The Walking Dead e faz algumas pontas em comerciais. Vejam no vídeo abaixo a performance de nosso conterrâneo.




segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Filho de Martinho Campos no Cine Humberto (Hoje)

Edmar, companheiro e amigo martinho-campense radicado em BH, terá seu trabalho  exposto no Cine Humberto. O trabalho "Ed Mostra Marte" ocorrerá hoje, às 16h.
Os seis curtas exibidos na mostra vão apresentar o trabalho do "Ed" como artista, performer e também como ator.
Mais um conterrâneo fazendo sucesso "mundão" afora!
Parabéns Edmar. Continue sempre  nesta trilha de sucesso. Nós estamos com você!


sexta-feira, 23 de maio de 2014

Martinho Campos é música na pele...

No gente da gente de hoje vamos mostrar uma reportagem de um ilustre martinho-campense: Márcio Fonseca. Uma pessoa do bem que se destaca na vida e na profissão, orgulho de nossa terra. Vejam a reportagem exibida sobre ele.

Músico conseguiu crescimento na vida e na profissão com faculdade de Pedagogia da Aupex

Foi no curso de Licenciatura em Pedagogia da Aupex que Márcio Fonseca encontrou o que precisava para melhorar ainda mais a metodologia para ensinar música. O professor de violão popular e erudito e de viola caipira buscava um curso que lhe desse uma formação acadêmica e que tivesse afinidade. Acabou sendo matriculado na faculdade pela própria esposa, que viu no curso da Aupex uma oportunidade de estudar por um preço acessível e obter um ensino de qualidade. 
Márcio confessa que ficou receoso quando começou a faculdade. "Não tinha noção do que encontrar quando iniciei o curso. Mas a Pedagogia me ajudou a ampliar os horizontes com relação à música. Hoje percebo que para aprender na vida há todo um processo", salienta.
Prestes a terminar o curso neste primeiro semestre de 2014, Márcio conta que a formação em Pedagogia foi uma ótima combinação já que a música hoje é componente curricular no ensino fundamental. “Quero dar disciplinas de música nas escolas, conciliar com o ensino de viola e violão em aulas particulares e tocar em eventos”, adianta. 
Por enquanto, Márcio está finalizando o estágio em sala de aula. Ele conta que é procurado para trabalhar junto em eventos com sua esposa, que é cantora. O casal teve um filho que nasceu pouco tempo após o início de sua graduação: Miguel, hoje com três anos e meio de idade. Ele até filosofa sobre às experiências de aprendizagem do curso à experiência de ser pai. “A Pedagogia me ajudou a melhorar como pessoa. Assim como eu ensino meu filho, meu filho me ajuda no processo dessa aprendizagem”. 
O músico, natural de Martinho Campos (MG), também alega que em Joinville, encontrou a autoestima que precisava. Até cinco anos atrás ele ainda morava no município mineiro e descreve Joinville como um local receptivo, de muitas oportunidades. "Na minha cidade eu era chamado de Marcinho. Aqui eu sou chamado de professor", brinca.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

terça-feira, 25 de março de 2014

"The Impossibles" - Gente da gente

O abadiaemfoco traduz aqui no blog , em forma de texto, as personalidades, personagens e baluartes da cultura martinho-campense.
No "Gente da Gente" de hoje vamos trazer um pouco dos "The Impossibles", uma banda que marcou época em nossa cidade e na região. Formada por abadienses fervorosos e muito craques na música. Primeiramente vamos conhecer os artistas integrantes da Banda:

Na foto postada acima (atravessando a Avenida) = Primeiro da Fila (frente) José Adélcio (Vulgo Beúca), Segundo Antônio Carlos, Terceiro José Aparecido (Vulgo Nêgo), Quarto Gerson Freitas e Quinto Robson Coutinho Arruda......(1o.Cantor/Guitarra Solo, 2o. Guitarra Base, 3o.Contra-Baixo, 4o. Pistonista, e 5o. Baterista). 

O ponto de encontro dos jovens, naquela época, era a praça da Matriz, lugar muito apreciado pela banda. Todavia o foco principal da galera eram os  bailes aos sábados, tendo como atração principal "The Impossibles" com suas interpretações sensacionais da Música Popular Brasileira, do iê Iê iê...[ Anos 70 a 74] .
Sempre foram festas muito animadas. Rolava no som marcante da banda: Pholhas, The Jordans, Renato e Seus Blue Caps, The Fevers, Evaldo Braga, Reginaldo Rossi, Os Incríveis...... e outros mais. 

A moçada se divertia muito aos toques sensíveis dos instrumentos, entoando grandes sucessos da época, tais como: "O Milionário", "Perdi Você", "Diana", "Teresa", "Girl", "Nataly", " Mon Amour meu Bem Ma Fame", "Só Quero", "Have you ever seen the rain", etc. 
Por isso a banda é considerada um dos ícones culturais de nossa cidade. Um sucesso que orgulha todos nós martinho-campenses. Parabéns!









segunda-feira, 24 de março de 2014

Artistas da "Badia" - Ed Marte

Meu amigo e artista Edmar, martinho-campense da gema, há vários anos radicado em BH, é um grande artista que desponta para o sucesso a cada dia que passa. Dono de uma performance inconfundível, Ed Marte (como é chamado) é ator e arte-educador na metrópole mineira.

Celeiro de grandes artistas, Martinho Campos se orgulha por ter Ed Marte como um dos ícones da cultura pop brasileira.
Hoje o abadiaemfoco fala um pouco deste personagem artístico, aproveitando a reportagem que também está nas páginas do jornal "O Tempo".

"Quem acompanhou o Carnaval belo-horizontino provavelmente se deparou, ainda que de relance ou nas páginas do Facebook, com a carismática imagem de Ed Marte. Figura onipresente na emergente festa da capital mineira, com sua inconfundível combinação entre barba e maiô, Ed ainda arrumou tempo para integrar júris de concursos de marchinhas e fantasias, consolidando-se como uma espécie de referência local quando o assunto é Carnaval. Até mesmo algumas fantasias de Ed Marte, vale dizer, foram vistas durante a folia da cidade.

Ator, performer e arte-educador, Ed tornou-se Ed Marte há pouco mais de três anos, quando começou a incorporar com mais frequência, ao próprio visual, alguns elementos do guarda-roupa feminino, ampliando cada vez mais seu acervo de saias, vestidos e maiôs. Foi em meio ao surgimento da irreverente Praia da Estação, conta o artista, que se consolidou essa abertura.
“Essa história começou porque eu ia de maiô, num clima de brincadeira, e aquilo começou a ganhar força. Aos poucos vi que a minha presença causava alguma coisa nos ambientes, fosse nos bares ou na própria praça, e eu comecei a me divertir e jogar com isso”, sintetiza Ed, que entende suas composições femininas como continuidades – e não rupturas – com a imagem que apresenta no cotidiano. Quando participou dessa entrevista, por exemplo, Ed usava bermuda, camisa florida e chinelos.
“Quando comecei a usar as peças femininas, muitas pessoas até me perguntavam qual era a minha fantasia, qual era o meu personagem, e eu não sabia o que responder. Logo entendi que o Ed Marte não é um personagem, sou eu mesmo, testando esses limites entre masculino e feminino, recorrendo a elementos dos dois gêneros sem recusar nem um, nem outro”, sintetiza ele.
Performance. Pouco tempo depois daquela descoberta espontânea, explica Ed, foram criadas suas primeiras performances concebidas como tal, dentre as quais se destacam participações no evento “Intromissões Poéticas”, coordenado pelo artista Wilson de Avelar, no Cabaré Cultural Nelson Bordello, já em 2011. “Foi ali que comecei a pensar meu trabalho como uma criação artística, a partir de performances mais estruturadas”, conta.
Integram esse leque a série de vídeos “Prazer, Ed”, criada em parceria com os videoartistas Daniel Carneiro e Renato Negrão, assim como a ação “Juraci”, apresentada em novembro do ano passado durante o evento “Outra Presença”, com curadoria de Marco Paulo Rolla, Ana Luísa Santos e Nathalia Larsen. “Experimento sempre um jogo com a minha própria imagem, tratada como uma imagem que se transforma”, observa o performer.
Ainda que a problemática do gênero ocupe a primeira camada dos trabalhos de Ed, ao artista interessa ampliar a questão. “Procuro não me enquadrar em bandeiras ou rótulos. Tem gente que me aproxima da Laerte, por exemplo, mas são histórias diferentes. Enquanto ele só se veste de mulher, eu quero ter a liberdade de vestir o que eu quiser”, acrescenta.
“Minha intenção é justamente exercer e afirmar essa liberdade, sem provocar ou desrespeitar ninguém. E acho que tenho conseguido, até pelas reações que a minha presença tem despertado por aí. Principalmente quando estou de barba, o que fica é um clima de dúvida no ar”, conta o artista.
Cada vez mais integrado ao circuito da performance, com apresentações em espaços como o Museu de Arte da Pampulha e o Sesc Palladium, Ed segue realizando a maior parte de seu trabalho artístico em meio à própria vida, tendo a experiência da rua e a interação com o público como importantes pilares dessa criação.
Em seus próximos planos, adianta, figura um cenário situado a alguns quilômetros da praia de concreto que lhe deu origem. É no hiperpopular Piscinão de Ramos, garante o artista, que deve ser filmado o próximo vídeo da série “Prazer, Ed”. “Hoje em dia, a performance é o que eu vivo – é a minha vida. Sou eu, testando os limites dessa vida, de como viver”.
(Ver a reportagem completa no Jornal O Tempo de hoje (24/03/2014)