terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Calambau e Abadia



De Calambau a Presidente Bernardes e, agora, tentativa de plebiscito pra voltar a Calambau, antigo nome do município, outrora pertencente a Piranga.
Até já houve essa mudança na década de 80, porém foi revertida e o município se chama Presidente Bernardes em homenagem ao presidente da República Artur Bernardes, mineiro de Viçosa.
A história da pequena cidade de Presidente Bernardes não é nova nem exclusiva. Muitas outras cidades mineiras têm vontade de ver seu primeiro nome como adjetivo pátrio. É o caso de Martinho Campos que, até 1938 – ano de sua emancipação política de Pitangui, se chamava Abadia, nome dado pelos fundadores da cidade em homenagem à Santa de Portugal.
Para muitos Abadia soa melhor que Martinho Campos, já para uma grande maioria (mais jovens) o nome oficial é mais lembrado e mais falado. Os mais nostálgicos  amam o nome Abadia, apesar de não contestarem a homenagem dada ao político nascido na região: Martinho Campos.
Sabemos que muitas vezes essa troca de nomes é feita por motivos meramente políticos, mas infelizmente no Brasil, apesar dos vexames da corrupção e do despreparo de alguns políticos,  ainda são eles que elaboram e votam as leis....
Longe dos palcos da política Martinho Campos e Presidente Bernardes seguem suas vidas de pequenas e pacatas cidades do interior das Gerais. Enquanto Calambau e Abadia são lembradas por seus mais saudosos e entusiastas moradores.



“No Forró da Praça”

Abadia, terra linda, interior das Gerais, tava lá, no centro da metrópole,  o "Forró na Praça" comendo solto!

A Geriowanda (jovem filha do nosso amigo Geriowaldo) , bonitinha, gente humilde, se preparou toda para ir ao baile.

Em lá chegando, um rapaz feio, desengonçado, que transpirava e suava muito se aproximou dela e a convida para dançar.

Ela, então, coitada. . . Para não arrumar confusão, acaba aceitando.

Mas o rapaz realmente suava tanto, mas tanto, que ela já não suportando mais o fedor, disse:

- Você sua, hein?

Diante disso, o rapaz sorriu (sem dentes) apertou-a com força e respondeu:

- Também vô sê seu, minha princesa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário