quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A sina do Professor




Ao ver tanta notícia sobre política, principalmente notícias polêmicas, aumento de salários, como no caso dos Vereadores de BH que aumentaram os próprios vencimentos em 61%, os deputados federais pleiteando 33% de aumento da verba de Gabinete, a falta de escrúpulos de alguns políticos (caso do vereador de cuecas, queda de ministros por corrupção...) e o descaso com a coisa pública (estradas cheias de buracos, saúde minguando, falta de segurança, de educação...); Tudo isso me faz refletir no papel do professor na sociedade atual, principalmente em Martinho Campos e em Minas Gerais.
Faz-se mister que o professor se assuma enquanto um profissional do humano, social e político, tomando partido e não sendo omisso, neutro, mas sim definindo para si de qual lado está, pois se apoiando nos ideais freireanos, ou se está a favor dos oprimidos ou contra eles. Posicionando-se então o educador não mais neutro, pode ascender à sociedade usando a educação como instrumento de luta, levando a população a uma consciência crítica que supere o senso comum, todavia não o desconsiderando. Esse é o papel do professor, mas como realizá-lo com dignidade?
Veja a  questão dos salários? Um professor do município de Martinho Campos, hoje recebe (para um cargo de P1 – lecionando para as séries iniciais) aproximadamente R$726,00, enquanto um mesmo profissional do Estado de Minas, com o aumento, passará a receber, em 2012, aproximadamente R$1300,00.
Ora, isso é muito menor do que o salário de um deputado,  bem menos que o salário de um vereador  (seja em Martinho Campos ou BH). Todavia para ser um  professor o sujeito tem que ralar banco de faculdade por pelo menos quatro anos, fazer cursos de aperfeiçoamento, reciclagens e estar sempre se atualizando, enquanto que , para ser vereador ou deputado exige-se apenas que o sujeito saiba ler e escrever. Um disparate, uma infâmia e uma injustiça que precisa ser resolvida já ou vamos ficar sem os bons profissionais da educação.


Waldim na escola

Um dia na escola dr. José Gonçalves a professora pede ao seus alunos que façam um rima bem bonita
e pergunta ao primeiro
- Diga Maria qual a sua rima?
- Eu tenho uma coisa que é só minha, o coração da minha maezinha.
- Parabéns Maria muito bonita. Falou a professora
- E você Carlinhos.
- Eu tenho amor como uma flor.
- Muito bonito Carlinhos, disse a professora.
- E você Waldim diga a sua rima.
- Lá vem o Jãozim que não lava o tuim.
- A professora indignada manda ele refazer a frase.
e lhe pergunta novamente depois de alguns minutos.
-Diga Waldim. Pergunta a professora
- lá vem o Jãozim da Grota Funda, tomou banho e não lavou a bunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário