sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Carnaval - Festa Profana?!


O Estado do Rio de Janeiro sofreu no começo de ano de 2011,  tragédia após tragédia, desde o dia onze de Janeiro/11, onde começaram as chuvas na região serrana, 904 mortos e 405 desaparecidos, contabilizados oficialmente em 16 de fevereiro. No dia 07 de Fevereiro, barracões da “Cidade do Samba” sofreram incêndio prejudicando três escolas de samba e para fechar o rol de tragédias, no domingo dia 20 de fevereiro, uma jovem de 21 anos morre ao cair de um trio elétrico
Em Bandeira do Sul, no estado de Minas Gerais, no ano passado também ocorrera uma grande tragédia que vitimou várias pessoas.
O acidente ocorreu durante festa carnavalesca realizada na cidade no domingo anterior ao carnaval. Centenas de pessoas acompanhavam o trio elétrico quando, por volta das 18h, fios de alta tensão se romperam, atingindo os foliões. A suspeita é que uma serpentina metalizada, que teria sido lançada do alto do caminhão, atingiu a rede elétrica, provocando o acidente. Ao todo, 16 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas. 

Neste início de 2012 as chuvas castigaram e vitimaram centenas de pessoas em Minas Gerais, através das enchentes dos rios, desabamentos e desmoronamentos.
Já no Rio de Janeiro ocorreram, nesta semana, desabamentos de prédios no centro da cidade. Especificamente na quarta-feira, por volta das 20h30, e atingiram três prédios antigos da região central do Rio. Após os desabamentos, um vazio se abriu no centro da cidade. No local agora só há escombros e poeira. Até o momento foram encontrados sete corpos e vários estão desaparecidos.
Estas tragédias do ano passado e deste ano, sempre antes do carnaval, seriam uma espécie de aviso? Acredito que sim.
As pessoas devem se lembrar que o carnaval, apesar de ser uma bonita festa, é um momento também de muita cuidado com o próximo, com a saúde, enfim com a sociedade. Não se pode sair por aí e fazer o que bem entender. O respeito deve ser o carro abre-alas da folia e a confraternização a bateria do carnaval.
Temos o dever de evitar conflitos, tumultos e discórdias. Apesar de trivial devemos sempre nos lembrar de: não beber se for dirigir, respeitar o ser humano, respeitar as autoridades e ajudar àqueles que precisarem.
Que as tragédias sejam um alerta para todos nós. Vamos viver em harmonia sempre. Curtir o carnaval sim, porém com sabedoria!

Um comentário:

  1. Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade. 2 Coríntios 13:8

    ResponderExcluir