quarta-feira, 21 de março de 2012

Gás em Ibitira II


O poço que está sendo perfurado em Ibitira encontra-se bastante movimentado,  especificamente  quanto às etapas dos estudos preliminares que indicam a potencialidade da bacia e, posteriormente, a infra-estrutura demandada para a implementação da atividade de extração de gás natural.

A Petra Energia S.A. responsável pelo empreendimento, instalada no local através de seus funcionários, vem dando à região uma enorme esperança de modernidade. Já é rotina ver os “homens de vermelho” andarem nas ruas do distrito e de Martinho Campos.

O potencial da Bacia do São Francisco (em se tratando de gás) é muito promissor conforme dizem os especialistas.
Para nós do lugar, porém, trata-se de um passo gigantesco rumo ao desenvolvimento econômico e social.

Assim o Blog abadiaemfoco destaca alguns pontos do licenciamento da obra, conforme especifica o Parecer SUPRAM -ASF PROTOCOLO Nº0049763/2012:

“....
A bacia sedimentar do São Francisco corresponde a uma unidade geológica neoproterozóica.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo - ANP, “acredita-se existir um sistema petrolífero ativo na bacia do São Francisco”. Em Minas Gerais, foram concedidos 31 blocos onde estão em andamento trabalhos de prospecção pelas respectivas operadoras de cada bloco.
A Petra Energia, empresa brasileira, com sede no Rio de Janeiro, detém a concessão para exploração de petróleo e gás em 53 blocos em todo o Brasil, sendo 24 blocos na Bacia do São Francisco.
O bloco SF-T-138 possui área aproximada de 2.926 km², formada por um quadrado com lados de aproximadamente 53 km de extensão. A área total abrange 07 municípios: Pitangui, Abaeté, Martinho Campos, Dores do Indaiá, Quartel Geral, Pompeu e Paineiras.
No ápice do processo de perfuração haverá 100 funcionários divididos em dois turnos de 50 funcionários.
Para a implantação deste poço 138 será necessária uma área de aproximadamente 12.000m² ou 1,2 há, na Fazenda Arrudas, de propriedade do Sr. Maurílio Pinto dos Santos. Foi feito um termo de anuência para explotação desta área com assinatura de contrato de comodato.
Diante dos estudos realizados no bloco SF-138 percebeu-se que o ponto Long 45°8’26.23”0 e Lat 19º25’33.63”S possuía todos os elementos geológicos para a existência de uma acumulação de hidrocarbonetos. A definição da alternativa locacional baseou-se em não intervir em AAP e/ou em local com fragmento vegetacional significativo. Destaca-se a baixa flexibilização da locação e perfuração de poço exploratório de gás, podendo deslocar-se apenas num raio de aproximadamente 300 metros. Tratadas as devidas prerrogativas, a área selecionada para a realização da perfuração é caracterizada como uma área de pastagem tipo braquiária, circundada por três pés de pequi, que não serão retirados. Será condicionado no anexo I deste parecer o cercamento dos indivíduos conhecidos como pequi para que tenhamos certeza de que eles não serão removidos.
...”

É isso aí! O que acontece em Martinho Campos nós comentamos aqui!

Um comentário: