terça-feira, 27 de março de 2012

Voto da juventude para mudar a Badia!


Nesta segunda-feira próxima passada fui até ao cartório eleitoral de Martinho Campos, juntamente com minha filha, e lá ela fez seu alistamento eleitoral aos 17 anos, na busca de uma sociedade mais cidadã com a participação dos jovens nas escolhas políticas local, estadual e federal.

Uma conquista da juventude brasileira o voto facultado aos jovens entre 16 e 17 anos é, ainda hoje, objeto de debates e polêmicas no conjunto da população. Apesar do aumento significativo do número de alistados dentro desta faixa etária são muitos os que se manifestam contra essa conquista e afirmam: “Ah, já que não pode ser preso porque o menor de 18 pode votar?”, “Ora, se não pode ser responsabilizado por seus atos, porque o jovem pode escolher os governantes do país?”


Tais expressões, fruto de uma visão ainda preconceituosa e estigmatizada da juventude, nega o jovem como sujeito social com possibilidade de intervenção crítica e responsabilidade social e nega a juventude como tempo de participação social e de emancipação pessoal e coletiva. Em outras palavras, as posições contrárias ao voto aos 16 anos desconhecem a possibilidade de jovens que percebem a importância da política, acreditam na democracia e apostam que é possível mudar o mundo. 



Acredito piamente na força da juventude martinhocampense, pois fui professor por muitos anos e sei da capacidade de nossos filhos. 

Mesmo que muitos optem por não se alistarem antes dos 18 anos acho válido tal iniciativa uma vez que carecemos de uma reforma ampla da política local e nada melhor que nossos jovens para alavancarem tal transformação política. Não estou falando de mudança de "nomes", mas sim mudança de ideias e ideais, mudança de comportamentos "apolíticos" e mudança no sentido de dar adeus à compra de votos, ao voto por beleza, por parentesco, por dó, por time de futebol, por buteco que bebe uma gelada, etc e tal. Somos muito maiores que isso e nossos jovens estão aí para nos dar o exemplo.

Afinal, serão eles que guiarão nossa cidade num futuro próximo, por isso, nada melhor que larguem um pouco o face, o orkut, as baladas e se dediquem às eleições 2012. São poucos segundos para se alistarem, menos de dois minutos  para votarem num vereador e num prefeito e quatro anos para carregarem a responsabilidade de suas atitudes.

"Vamo" lá moçada, vamo lá véi, as mina pira, os mano fraga, Martinho Campos precisa de sua opinião. Faça seu título de eleitor. O município agradece.

2 comentários:

  1. Boa Noite!
    Acompanho as publicações do Blog diariamente e as avalio de forma positiva. Sou de Alberto Isaacson, e vejo neste espaço uma ótima oportunidade de me manter informado dos assuntos de nosso município! Fui colega da Táis quando morei aí em Martinho Campos, e como ela, já possuo o título de eleitor. Tenho a convicção de que devemos provocar uma mudança no modo vigente de inserção da juventude na sociedade atual. Sempre busco estar transmitindo para os outros jovens esses ideais de democracia. Sou apaixonado por política, pois acredito que a partir do momento que ela for exercida segundo as perspectivas que verdadeiramente a delineiam, estaremos avançados e conquistaremos uma sociedade melhor e mais justa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem caro Ismael,

      essa sua iniciativa e seu gosto por política certamente darão alicerce para que mais jovens façam sua parte e exerçam sua cidadania, mudando, primeiramente a Badia e depois Minas e o Brasil. Parabéns!
      Wilton

      Excluir