quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mesmo problema



Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de leitos poluídos. 
Aqui em Martinho Campos, pequena cidade do interior de Minas, vivemos um problema semelhante: a poluição do Rio Picão e do Córrego do Bambé, ambos sub-afluentes do Velho Chico, Rio da Integração Nacional.
Aqui na Badia, o sistema sanitário foi projetado, começado e se encontra em fase de acabamento (falta a construção de ETEs e outras estruturas) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos locais acima mencionados sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos lençóis, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes. No caso do odor basta chegar próximo ao Córrego do Bambé para sentir o mau cheiro que ali se instala, principalmente nestas tardes de inverno.
Esse tema já foi falado diversas vezes e ainda está atual, ou seja, nada fora feito para que o problema fosse resolvido. Sabemos que não é da noite para o dia que isso se resolverá, mas parece que está faltando vontade política para que seja sanada essa mazela da Badia.
O abadiaemfoco volta a falar no tema haja vista a chegada das eleições 2012, onde vamos escolher o prefeito, o vice e mais nove vereadores para o mandato de 2013/2016. Esse tópico tem que ser referência para todos os candidatos que estejam realmente preocupados com nossa Martinho Campos.
Mas que sejam ideias que possam ser transformadas em realidade. Martinho Campos não merece esse descaso com o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário