quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Alerta ao eleitor abadiense

Ouvindo e vendo as propagandas eleitorais dos candidatos a prefeito, vice e vereadores de nossa grande Martinho Campos, fiquei por sinal preocupadíssimo, pois os mesmos tratam os temas básicos (saúde, educação, transporte, segurança, social,esporte, etc) de maneira superficial e sem uma proposta realmente plausível de ser concretizada , salvo raras exceções.
O abadiaemfoco, consciente de seu papel informativo, percorrera todo o município e constatara uma série de mazelas (algumas delas já postadas aqui - veja mazelas da Badia) que fazem parte do dia-a-dia da população e que precisam ser corrigidas.
Por isso quando um candidato lhe pedir voto pergunte ao dito cujo sobre alguns dos problemas abaixo alavancados e veja se a resposta é coerente e se há maneiras de corrigir o problema sem muito onerar os cofres públicos e ainda satisfazer aos anseios da comunidade.

Segurança Pública

O município está em crescimento e precisa de mais efetivo da PM, bem como voltar o policiamento nos distritos de Ibitira e Alberto Isaacson, uma vez que estes locais estão à mercê de toda sorte de infortúnios criminais. 
Precisamos de um pátio para colocar os veículos apreendidos, pois os mesmos ficam na porta da delegacia e em frente à EE Dr. José Gonçalves, acumulando água de chuva, criando mosquitos da dengue e por aí vai.
Urge tirar a cadeia Pública do local onde hoje ela se encontra.
Precisamos de mais efetivo na Polícia Civil.
Precisamos criar (ver a viabilidade financeira ou parcerias) uma guarda municipal para proteger os bens e prédios públicos além de auxiliar na vigilância da cidade.
É de extrema importância colocarmos câmeras de segurança na região central da cidade para um acompanhamento mais seguro dos transeuntes e proteção dos cidadãos de bem.
Criar urgentemente o Conselho Municipal de Segurança Pública para recebimento de verbas e elaboração de projetos que melhorem a nossa segurança.

Saúde

Sabemos que os problemas da saúde são de cunho geral, ou seja, em todo o Brasil a saúde é problemática. Todavia em Martinho Campos a situação é caótica. Apesar de termos um hospital com boa estrutura física e material, não contamos com recursos humanos satisfatórios para cuidar da população.
Faltam médicos especializados e toda a equipe da saúde tem problemas para atender este grande município.
Até simples procedimentos, às vezes,  têm que ser feitos em outros cidades, gerando ônus para os cofres públicos e colocando a vida dos pacientes em risco ao viajar, em alguns casos, mais de 400km ida e volta.
Temos uma boa estrutura em Ibitira (na época citado como mini-hospital), porém não tem médicos em tempo integral conforme prometido e ainda poucos profissionais na área de saúde para atender a demanda daquela localidade.

Rede de esgoto

A rede de esgoto veio como modernidade para o município, porém como não foi terminada os dejetos sólidos e líquidos das casas ligadas à rede esgoto estão indo diretamente para o Córrego do Bambé e para o Rio Picão. A Copasa empurra com a barriga (já que a responsabilidade é dela) porém o poder público municipal tem meios de forçá-la a concluir a obra (caso queiram é lógico).

Educação

Precisamos de cursos técnicos, de nível médio, para formarmos profissionais  nas diversas áreas onde há demanda. Ex. Informática, Segurança do Trabalho, Contabilidade, dentre outros.
Estender o horário de permanência das crianças do Ensino Infantil e primeiras séries do Ensino Fundamental onde os mesmos frequentariam de manhã a escola regular e à tarde projetos pedagógicos. Pelo menos nas maiores escolas municipais da cidade.
Criar cursos de capacitação e reciclagem aos professores que estão na sala de aula diariamente.
E o principal: melhorar os salários dos profissionais da educação que está uma vergonha!

Esporte, lazer

Criar mecanismos para utilização da área de lazer pelos jovens e crianças de nosso município. Voltar o campeonato municipal de futebol amador. Exigir das escolas municipais o ensino de todas as modalidades esportivas. 
Voltar a ajudar os clubes financeiramente e com acompanhamento da Secretaria Municipal para que o nosso esporte seja reconhecido a nível regional e estadual.
Promover as festas tradicionais com responsabilidade e dentro delas usar todo o potencial de nossos moradores. ex. Não precisa trazer grandes nomes da música para o Forró na Praça, vamos utilizar nossos cantores e bandas, além de mostrar todo nosso potencial em organizar festas (como outrora existiam).
Fomentar o turismo em todos os níveis, aproveitando nosso açude, a praia do Nozinho, a gruta da Lapa, artesanato, Igrejinha do Pinheiro dentre outros.

Cultura

Promover a cultura em nossa cidade se torna imprescindível para a modernidade do município. Incentivar as bandas de música, criar o museu municipal e/ou a casa da cultura, fomentar projetos como festival de poesia, da capoeira, da dança Caxixó, etc.
Melhorar e ampliar a biblioteca pública municipal bem como as bibliotecas das escolas municipais, dentre outros projetos.

Social

Melhorar e ampliar o atendimento do Conselho Tutelar bem como a criação de uma casa de custódia para abrigar crianças e jovens desamparados. Racionalizar os projetos em andamento como o PETI, Bolsa Família, etc...
Criar um local (em parceria com a saúde) para cuidar de pessoas já entregues ao vício de drogas.

Todos esses itens  e mazelas são parte de um todo que precisa ser corrigido ou criado. Por isso pergunte ao seu candidato o que ele pensa sobre isso. Analise e escolha aquele que tenha mais coerência com a cidade e com os cidadãos. A eleição está chegando e nossa responsabilidade aumentando.
Quem quer uma Martinho Campos melhor deve sim se preocupar com seu voto. O abadiaemfoco alerta aos eleitores quanto aos problemas, porém cabe a cada um decidir o que é melhor para si e para a Abadia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário