domingo, 17 de fevereiro de 2013

Retaliação ou não?


Estagiárias, não fiquem tristes, podem vir estagiar aqui no abadiaemfoco. A postura de vocês foi nota 10. Brilhou!


Post das estagiárias no Facebook
Foto: Reprodução
De olho nas redes sociais, a direção do Senado Federal demitiu duas estagiárias - uma delas sobrinha do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa - por fazerem piada no Facebook com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Uma das estudantes de Direito postou a foto de um rato morto por servidores da limpeza com a legenda: “E a gente que achou que o único problema aqui fosse o Renan Calheiros”.
Alvo de uma petição defendendo seu impeachment na internet com mais de 1,5 milhão de assinaturas, Renan, por meio da assessoria, nega retaliação e que tenha sido consultado sobre o caso. Segundo a CBN, a postagem do rato morto foi feita na semana passada. No dia seguinte, as duas estudantes foram chamadas na sala da chefia de Recursos Humanos e foram confrontadas com a foto da postagem, junto com a carta de demissão.
Nesta sexta-feira, a Secretaria de Comunicação da Casa divulgou nota oficial para explicar que a demissão se deu em função de um ato de indisciplina. A direção do Senado alega ainda que, além do conteúdo ofensivo da matéria, as estudantes postaram a imagem durante o horário de expediente, utilizando ferramentas de trabalho.
“Conforme definido na Lei nº 11.788/2008, o estágio é ato educativo, desenvolvido no ambiente de trabalho, destinado à preparação do educando para o trabalho produtivo. Nesse contexto, a Administração, ao tomar conhecimento de um ato de indisciplina, tem o dever de agir de acordo com as normas vigentes e em cumprimento ao Termo de Compromisso assinado pelas estagiárias”.
- O estágio é uma função de confiança e passível de demissão. Mas nesse caso, difícil não pensar em retaliação, por causa do parentesco com Joaquim Barbosa - avalia o primo de uma das estudantes afastadas.
Depois que foram demitidas, as estagiárias apagaram o post, mas ele já tinha sido replicado na rede social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário