segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Defenestração de Praga: quando a “solução” é atirar alguém pela janela


(Júlia Matravolgyi -Revista Superinteressante)
Antes da história de hoje, uma lição de português:
Defenestrar: Verbo Transitivo. Atirar (algo ou alguém) pela janela ou de uma varanda.
É isso mesmo: existe um verbo que define o ato de jogar pessoas pela janela. O verbo vem de um radical comum da palavra janela, que em francês se diz fenêtre, em italiano finestra e em alemão fenster. Aliás, essa palavra não foi criada à toa. Acompanhe:
Em 1618, na cidade de Praga, então parte do Sacro Império Romano-Germânico, tudo caminhava para que o arquiduque Fernando de Estíria fosse o sucessor do trono, que tradicionalmente pertencia à dinastia Habsburgo. Sua eleição seria definida pelos votos de sete pessoas, dos quais ele precisava de quatro.
Desses sete eleitores, três eram católicos (que tradicionalmente apoiavam os Habsburgo) e outros três eram protestantes (que preferiam dar o poder a um imperador com a mesma religião), o que deixava nas mãos do rei da Boêmia, tradicionalmente católico, a decisão final.
Acontece que na Boêmia, embora os governantes fossem católicos, a população era, em sua maioria, calvinista. Quando a discussão sobre o voto do país começava a “esquentar”, um evento mudou o curso da disputa pelo trono: no dia 23 de maio, os boêmios simplesmentedefenestraram os representantes dos Habsburgo que negociavam com eles. Há relatos de que os Habsburgo foram defenestrados em cima de um monte de esterco. E fim de papo.
A defenestração de Praga foi o estopim para a Guerra dos Trinta Anos, um conflito causado por rivalidades religiosas, comerciais, dinásticas e territoriais, entre diversos países europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário