sábado, 8 de junho de 2013

Sobre a dengue em Minas


Casos confirmados da doença chegam a 155.637. Número assusta, pois cada vez mais se aproxima do total de registros de 2010, ano da grande epidemia de dengue, quando 106 pessoas morreram e 194.636 casos foram confirmados.



Oito pessoas morreram em decorrência da dengue na última semana, elevando o número de óbitos para 82. Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento, as notificações da doença chegam a 361.055. Deste total, 155.637 são casos confirmados. O número assusta, pois cada vez mais se aproxima do total de registros de 2010, ano da grande epidemia de dengue no estado, quando 106 pessoas morreram e 194.636 casos foram confirmados.



Entre os municípios com maior número de casos notificados neste ano, Betim continua em primeiro lugar, com 23.721, seguido de Uberaba, com 19.808 casos e Coronel Fabriciano, com 6.486. Analisando o número de óbitos nas regiões, o Triângulo Mineiro continua com o maior índice, sendo 24 mortes ao todo. A maioria em Uberaba que registra 17 óbitos, seguida de Uberlândia (2) e Ituiutaba (2), Carneirinho (1), Conquista (1) e Iturama (1).



Segundo levantamento da SES, o avanço da dengue no Estado ocorre em virtude da circulação do sorotipo DEN-4, que não atuava em Minas há 30 anos, o que deixa a população com menos de 30 anos mais suscetível à infecção pelo vírus.De acordo com pesquisas recentes, mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas casas. Por isso, a importância da população no controle da dengue.



O órgão afirma que, historicamente, observa-se maior concentração da dengue entre os meses de novembro e maio em função das condições climáticas favoráveis. O dado indica que os casos podem diminuir com a chegada do mês de junho.

Depois de lermos a matéria, extraída do Jornal Estado de Minas de hoje, temos que fazer uma exclamação: Martinho Campos está fazendo sua parte! 
A equipe que cuida do problema aqui em nossa querida "Badia" trabalha direitinho, visitando as residências periodicamente, colocando remédios para nos livrar dos insetos e orientando as famílias. 

Ainda falta muito para chegarmos a 100% livres do mosquito, porém vale ressaltar aqui, lembrando que a dengue é responsabilidade de TODOS,  o bom trabalho da Prefeitura quanto à solução desta mazela. Parabéns à Dra. Mariana e aos "agentes" da dengue, bem como ao Prefeito Municipal que não mediu nem mede esforços para combater a proliferação do mosquito da dengue. Que continuem assim! O povo agradece!



Nenhum comentário:

Postar um comentário