sexta-feira, 5 de julho de 2013

Joia preciosa de nossa terra

A martinho-campense Laís Macedo, filha de Elizabete Macedo (Betinha) nos orgulha com sua conquista. Ela é um dos formandos 2013 em Design de Moda, pela FUMEC. Com brilhante determinação concluiu seu curso e já desponta como promissora estilista. Vejam a reportagem abaixo:



"Jornal Hoje em Dia

Estilistas jovens, talentosos e criativos  mostram amanhã (30) o resultado de quatro anos de estudos durante o 17º Novos Designers de Moda da FUMEC, que acontece no espaço Alta Vila, em Nova Lima, a partir das 16 horas - o acesso é por convite. Para chegar ao desfile de conclusão do curso de Design de Moda, os formandos, além de criarem suas coleções, dedicaram-se a vários domínios do ofício, envolvendo elaboração de conceitos, desenvolvimento de projetos, tecnologia no processo de produção e conhecimento do corpo. Segundo Cássia Macieira, professora e coordenadora do curso, os alunos vão apresentar trabalhos elaborados a partir de diversas experimentações em salas de aula e nos ateliês. Eles não só criaram e conceituaram suas coleções, mas ao longo da graduação passaram por disciplinas integradas à indústria da moda, como modelagem, ciência e tecnologia. Os trabalhos de conclusão duram dois semestres e são regidos por bancas examinadoras. Os alunos são acompanhados semanalmente por um professor/orientador, que os ajuda a direcionar os projetos de criação e acompanha o desenvolvimento dos trabalhos. Cada turma pode, ainda, escolher o formato do trabalho de conclusão, entre Monografia, Editorial de Moda, Exposição ou Desfile.

A convite da professora da FUMEC, Carla Mendonça, orientadora de um grupo de alunos, Necessaire participou de uma das bancas de avaliação, juntamente com Lu Simão, professora, estilista e ilustradora (http://lusimaoatelier.com/a-designer) e conheceu in loco as coleções e as propostas de quatro dos 17 novos designers de moda - Túlio Morais, Laís Macedo, Thiago Bernardo e Amanda Cordeiro.

Como os outros colegas de turma, cada um deles trabalhou um tema, mote inspirador para as criações, amparados em pesquisas iconográficas, históricas, culturais e de comportamento. O processo assemelha-se ao trabalho dos estilistas profissionais, dos croquis à produção de textos sobre a coleção, fotos, vídeos, trilha sonora, backstage dos processos, modelagem, provas de roupa, minidesfile e, claro, muita emoção e expectativa. Da escolha dos tecidos, acabamentos e acessórios à edição de fotos foram incontáveis horas de trabalho, leituras e inspirações."

O trabalho de Laís foi um dos destaques. Com o título "Relicário" Laís retratou sua coleção numa inspiração paternal. Tem como ponto de partida a perda onde foca as lembranças construídas pelo tempo. São fragmentos de memória coletados e colecionados que se tornam elementos de estilo para representar um acalento que somente os anos podem trazer.
Nas peças de roupas, uma tempestade torna-se degradê, a lágrima torna forma de bordado e um presente é ponto de partida para arabescos aplicados em floco. As cores variam em tonalidades de azul, branco, rosa seco e nude. Na trama da saudade, os tecidos usados foram o chiffon de seda pura, o tule e o couro.

Parabéns pela realização e pelo sucesso que lhe aguarda!


Criações de Laís:
FumRelicario1

FunRelicario2

Um comentário:

  1. Parabéns Laís Macedo que Deus continue te abençoando seu trabalho e sua vida sempre.
    Que vc continue sempre brilhando com o seu trabalho desejo muito sucesso nessa nova fase da sua vida!!

    ResponderExcluir