sábado, 20 de julho de 2013

Usina Hidrelétrica em nossa região - Próxima da realidade

Através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal, a nossa tão falada represa ( próximo ao entroncamento dos rios Pará e São Francisco) sairá do papel. Pelo menos é que informa o documento (gentilmente cedido pelo amigo Raul Fernandes Campos) correspondente ao 2º Balanço do PAC - 2 -Julho -Setembro 2011.
Como já informamos antes, foi feito um levantamento nas regiões de Pompéu, Abaeté e Martinho Campos referente a capacidade e extensão do volume das águas caso essa represa seja erguida. Muitos fazendeiros inclusive já receberam a visita dos técnicos, quando dos levantamentos, e acreditam piamente no sucesso da empreitada.
Para muitos é sinal de progresso e de uma renda extra (seja com o turismo, indenizações, comércio em geral etc), já para outros tantos gera uma grande dor de cabeça, pois , possivelmente a represa ira manda para baixo d'água uma porção de terrenos produtivos, com sedes, moradias e histórias de mais de 200 anos.
Entretanto é bom frisar que tal empreendimento irá ocasionar uma geração de energia que será muito benéfica à nossa região e ao Brasil, evitando assim apagões e prejuízos oriundos da falta da mesma.
Segundo o balanço do PAC2 a Hidrelétrica de Pompéu está em fase de ação preparatória e estão sendo investidos (2011 a 2014) R$539.000.000,00, sendo que após 2014 serão investidos mais R$441.000.000,00.
O assunto é recorrente nas rodas de amigos da cidade de Martinho Campos. Muito se fala sobre esta Usina Hidrelétrica. Todavia somente o futuro irá nos mostrar o impacto de tal empreendimento sobre as comunidades envolvidas, ou seja, de Abaeté, Pompéu e Martinho Campos.
Rio São Francisco

Pontal

O link para ver o balanço completo é:

(a partir da página 11 fala de nossa região) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário