quarta-feira, 31 de julho de 2013

Volta às aulas


Terminam hoje as férias escolares e as instituições de ensino voltam, amanhã, com força total, na árdua e prazerosa tarefa de formar novos cidadãos, conscientes e atualizados para melhorar o futuro de nossa cidade e de nosso país.
Recente pesquisa mostrou que o o IDHM, no quesito Educação, se desenvolveu em nosso querido município:
"O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, saiu em defesa dos números registrados na área da educação no novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Apesar de o indicador ter ficado atrás dos outros dois usados para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) – renda da população e expectativa de vida –, Costa destacou que o setor foi o que apresentou a melhoria mais significativa entre 1991 e 2013. Há duas décadas o IDHM brasileiro na área de ensino era de 0,279, classificado como desenvolvimento muito baixo. No relatório divulgado na segunda-feira, o indicador alcançou a marca de 0,637, passando para o estágio de médio desenvolvimento, com um avanço de 128%."

Por isso a expectativa é de que nossa educação  melhore cada vez mais. Para isso o governo estadual está programando diversos programas de desenvolvimento da educação, como por exemplo o desenvolvimento tecnológico. Também ha de se ressaltar a nomeação dos novos professores, diminuindo assim as contratações temporárias que não ajudam muito no sistema educacional.
Tradicionalmente Martinho Campos sempre foi um ícone no tema educacional. Temos boas escolas e bons professores. Falta apenas a melhoria dos salários dos profissionais da Educação que está simplesmente "uma vergonha". Um professor PI hoje, da cidade de Martinho Campos, ganha pouco mais de um salário mínimo, muito aquém do piso salarial estipulado pelo governo federal.
Mas temos esperanças de dias melhores.
Assim, de fato, temos muitos obstáculos a transpor, porém com muita luta e determinação (constantes na vida do professor) iremos vencer essas batalhas, sempre preservando pela boa educação de nossos filhos e cidadãos.
Feliz volta às aulas galera das escolas da "Badia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário