segunda-feira, 12 de agosto de 2013

12/08 Dia nacional das Artes

Para celebrar este dia, no Dia Nacional das Artes, várias atividades podem ser desenvolvidas: ler um bom livro, escutar canções inspiradoras, desenhar e pintar uma gravura, visitar um museu ou uma exposição artística.
Comemora-se, em 12 de agosto, o Dia Nacional das Artes. As expressões artísticas apresentam-se sob variadas formas: artes plásticas, música, escultura, cinema, teatro, dança, entre outras.  Cada expressão artística tem sua peculiaridade e importância.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “dada a diversidade das atividades realizadas por um artista, a Lei 6.533 e o Decreto 82.385, ambos de 1978, regulamentam a profissão como ‘Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões’ e reconhece mais de 100 funções, que foram divididas em Artes Cênicas, Cinema e Fotonovela”.
Segundo o MTE, no Brasil, há 68.757 profissionais registrados, sendo que São Paulo é o estado que possui o maior número de artistas com registro profissional, com 26 mil cadastros, seguido do Rio de Janeiro, com 11 mil, e o Paraná, com 8.282 registros.
Tanta arte é reflexo da presença de outros povos, de outras culturas em nossa sociedade. Seja por influência dos portugueses, africanos, franceses, espanhóis, etc., tal diversidade é uma das principais riquezas do nosso país. Diante disso, que tal conhecer um pouco mais sobre a cultura do Brasil? Acesse o Mais Brasil, um espaço rico que apresenta a diversidade cultural brasileira.
Independentemente da sua classificação, a arte é uma das formas da qual milhares de artistas de todo o mundo utilizam para se comunicar, mobilizar e expressar o que sentem. Daí a importância dessa forma de manifestação.
Para celebrar este dia, no Dia Nacional das Artes, várias atividades podem ser desenvolvidas: ler um bom livro, escutar canções inspiradoras, desenhar e pintar uma gravura, visitar um museu ou uma exposição artística, enfim, usar a observação, a criatividade e a imaginação – características típicas de um verdadeiro artista.
Você pode ainda conhecer o site do Museu de Arte de São Paulo (Masp), onde, de forma on-line, é possível apreciar um vasto acervo das principais obras de arte de todos os tempos. Vale à pena explorar!
Aos artistas de plantão e aos adeptos da apreciação de uma boa obra artística, feliz Dia Nacional das Artes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário