quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Beagles

Uma questão polêmica é esta levantada na semana passada e que se estende até hoje, envolvendo ativistas, polícia, poder público e a medicina: a utilização de animais, no caso os cães da raça beagles, em pesquisas no  laboratório do Instituto Royal, em São Roque, no interior de São Paulo.
O povo brasileiro é muito sentimental (talvez devido à nossa descendência latina) e se apega em coisas sem pensar, sem analisar os prós e os contras. No caso em questão os ativistas adentraram no laboratório e soltaram todos os cães que lá estavam, usando como pretexto a suposição de que lá estariam sendo cometidos maus tratos contra os animais. Já, por sua vez, o laboratório nega os maus tratos e se defendem, dizendo que existe uma lei que autoriza o uso de animais em experiências e que lá, no Instituto, é tudo feito dentro das normas.
Realmente essa lei existe e em muitos outros laboratórios espalhados pelo país, o uso de animais é utilizado em experiências.
Por ser polêmica a questão tomou conta dos quatro cantos do país. Mas fica uma pergunta: Será que poderíamos então ficar sem remédios (ou sermos as próprias cobaias)?
E, engraçado, quando alguém mata um boi, um carneiro, um peixe ou uma galinha e prepara uma refeição farta e saborosa, estaria cometendo maus tratos e poderia ser condenado por um crime?
Também sou contra maus tratos, gosto de cães e de vários outros bichos, mas a medicina precisa avançar. É muita hipocrisia, ou ignorância, acreditar que os remédios, vacinas, etc surgiram sem a utilização de algum animal, nem que seja o o próprio homem!Essa é minha concepção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário