terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dicas para o cidadão martinho-campense

Recentemente a pequena e pacata Martinho Campos vem sendo afetada pela violência. Não bastassem os roubos e furtos nos distritos (que não contam com policiamento ostensivo), o problema veio para a sede do município que nestes primeiros meses de 2014 já registrou diversos furtos e um homicídio.
A tranquilidade de nossa querida Abadia vem sendo tirada aos poucos, seja pela modernização, seja pelo aumento da violência. A primeira não temos como impedir, porém, quanto à segunda  podemos nos precaver.Primeiro temos que deixar para trás a fama de cidade tranquila. Não é mais! Depois temos que tomar alguns cuidados básicos tais como:
Prevenir-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos caros como relógios, pulseiras, colares e outras jóias de valor.
Evitar passar em ruas ou praças mal iluminadas. Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua.Não saia com grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito se não houver necessidade.Não abra a carteira ou a bolsa na frente de estranhos. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar refrigerante, café, cigarros etc. Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo suspeito. Não deixe de comunicar a presença de elementos suspeitos nas proximidades de sua casa. Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, etc.), não entre em casa, chame a polícia.
Contar com o auxilio de vizinhos para, quando sair de casa por muito tempo, os mesmos ficarem de olho e vice-versa.Não abra a porta para estranhos!
Sempre ao sair comunique-se com familiares, antes e quando estiver retornando!Nunca deixe sua bolsa ou compras em locais onde possam ser roubados.Prefira pagar suas contas com cartão ou cheque. Assim você não precisa conduzir grandes quantias em dinheiro.Nunca mostre dinheiro em lugares públicos, especialmente em bares, restaurantes, lojas, barracas de camelôs, etc. No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Delegacia de Polícia.
Evite conversar com pessoas estranhas dentro ou fora do banco.Proteja bem o dinheiro ou cheques na hora que for ao banco fazer depósitos.Ao sair do banco olhe bem para todos os lados para ter certeza de que não está sendo seguido.Nunca aceite ajuda de estranhos ao utilizar os caixas eletrônicos.Se, ao sair do banco, o pneu do seu carro estiver vazio, volte e confie seu dinheiro à guarda do gerente e, só então providencie a troca pelo estepe. Você estará evitando a ação dos ladrões que roubam sua pasta com dinheiro enquanto você troca o pneu ("golpe da furadinha").Não comente sua viagem com pessoas estranhas por perto.Avise a um vizinho de confiança sobre a sua viagem. Se possível deixe um número de telefone e ligue de vez em quando para saber se está tudo bem.Ao se ausentar por um longo período, peça a um parente para visitar sua casa periodicamente.Suspenda a entrega de jornais e solicite a um vizinho para recolher a correspondência.Nunca deixe jóias ou dinheiro guardado dentro de casa mesmo que seja num cofre.Procure os cofres dos bancos.Reforce a fechadura da porta da frente. Feche bem todas as portas e janelas se possível com trancas.Desligue a campainha para evitar que pessoas fiquem testando para saber se existe alguém em casa.Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso pode mostrar que os moradores estão fora de casa.Só entregue as chaves de sua casa a pessoas de confiança.
Estas dicas e muita atenção pode reduzir o risco de furtos e roubos em nossa cidade. O mais importante é você ter o domínio da situação e, qualquer coisa fora do normal, não exite: chame a polícia, civil ou militar:
Polícia Militar: (37) 3524-1175 ou 190
Delegacia Polícia Civil: (37) 3524-2670    ou 181


Nenhum comentário:

Postar um comentário