segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Moral x Preconceito

Um dos assuntos mais comentados no momento, visto a popularidade da tv brasileira, é o beijo "gay" protagonizado pelos atores Mateus Solano e Thiago Fragoso no final da novela "Amor à vida" da rede Globo.
Grande parte da sociedade aceitou o fato e até apoiou visto ser uma coisa real e que acontece em nosso país, embora não seja cotidiano. Outra parte "horrorizou" geral e condenou a emissora, dizendo que isto é imoral e que fere os costumes da família brasileira.
Que é polêmico é, mas vejamos alguns fatores preponderantes para entendermos o caso.
Moral vem do latin mores e significa costumes. Tradicionalmente é definida como um conjunto de normas, preceitos ou tabus de uma sociedade que acredita serem válidas para todos os povos e todas as épocas.
Nietzsche já falava disso em seus escritos. 
Mas sabemos que a "moral"  não é eterna e muito menos absoluta, haja vista o número de sociedades, diferentes entre si, existentes no mundo. O que é certo para uma determinada sociedade não o é para outras. Vejam as diferenças entre os povos asiáticos e os povos ocidentais, por exemplo.
Claro que muitos conservadores tem verdadeira ojeriza pelo homossexualismo, mas esta condição já era observada na Grécia antiga, de onde há relatos de homossexualismo.
Ponderadamente devemos dar a "César" o que é de "César" conforme passagem bíblica. Se um casal homo deseja praticar certos atos, que mantenha a "moral" e a "ética", bem como os casais héteros devem fazer também. E assim caminhará "bem" a sociedade moderna.
Existem coisas mais importantes para serem repensadas em nosso país, como a desigualdade social, a corrupção, a educação "tartaruga" e a saúde caótica. O homossexualismo existe e deve ser respeitado, assim como a religião existe e deve ser respeitada, bem como nós existimos e devemos ser respeitados. Cada um na sua sem ofender o próximo e sem tirar a liberdade do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário