sexta-feira, 11 de abril de 2014

Escola Estadual Padre Nonô tem melhor resultado "Proalfa 2013" do Município

O Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização) é um importante instrumento de avaliação para o Estado e para os municípios. O exame que tem por objetivo avaliar a capacidade de leitura, escrita, interpretação e síntese dos estudantes ao fim do ciclo de alfabetização acontece anualmente. O Proalfa é, portanto, direcionado a todos os estudantes da rede pública do 3º ano do ensino fundamental e de maneira amostral aos estudantes do 2º e 4º anos do ensino fundamental.
O Proalfa foi aplicado em novembro do ano passado a 7.948 escolas das redes estadual e municipais de ensino de Minas Gerais. O teste avaliou o nível de letramento dos estudantes de oito anos de idade matriculados no 3º ano do ensino fundamental. 
Segundo dados do Programa de Avaliação da Alfabetização de 2013, 92,3% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental avaliados estão no nível recomendado, ou seja, leem, escrevem, interpretam e fazem síntese de textos com autonomia da idade. O número representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao exame anterior, quando 87,3% dos alunos estavam no nível recomendável em 2012.
Quando a comparação é feita com o ano de 2006, primeira edição do Proalfa, o salto é ainda mais expressivo. Naquele ano, o Proalfa identificou que o percentual de alunos no padrão recomendável de letramento em Língua Portuguesa era de 48,6%.

Em nosso município foram avaliadas seis escolas, sendo três estaduais e três municipais. O melhor resultado ficou por conta da EE Padre Nonô de Ibitira (proficiência 665,0), refletindo assim o excelente trabalho das professoras do 3º Ano do Ensino Fundamental no ano de 2013.
(Média das Escolas Estaduais de Minas) 619,4
(Média das Escolas Municipais de Minas ) 568,2
Parabéns a todos os professores que sempre buscam o melhor para nossas crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário