quarta-feira, 21 de maio de 2014

Segurança Pública/Gargalos

Quando precisamos, imediatamente ligamos para o 190 ou para a polícia civil. Todavia, na primeira oportunidade, grande parte da população ignora o serviço policial e, às vezes, até fala mal dos irmãos da segurança pública.
Claro que o sistema de segurança no Brasil não é perfeito, mas é bastante eficaz para a população de bem. O que existe de fato e precisa ser mudado são os gargalos oriundos de leis antigas e mazelas da contemporaneidade que afetam nosso sistema e demandam urgência na solução.
Vejamos: o salário do policial (em todos os casos) deve e pode ser único em todo território nacional (piso salarial equiparando-se ao maior pago à polícia - Brasília/DF), onde sua remuneração dê para criar sua família e o afaste da corrupção; deve haver também a unificação das polícias (civil e militar) para que o ostensivo patrulhamento ande de mãos dadas com a investigação e assim os crimes possam ser solucionados rapidamente; outro gargalo é a falta de estrutura em muitos quartéis e delegacias do interior que precisam de viaturas, mais policiais, etc...; Também há de se melhorar as leis para que crimes não fiquem impunes; bem como a redução da maioridade penal, seguindo exemplos de países de primeiro mundo que adotam tal postura; 
Esses tópicos e outros que ainda existem, se resolvidos poderão colocar o Brasil num patamar como o da Alemanha, Suécia, EUA e outros países onde a segurança pública é exemplo a ser seguido.
Destarte, a segurança pública em nosso país deslancha e, junto com a melhoria das pastas da Educação e Saúde, haverá um desenvolvimento nacional e poderemos enfim dizermos que nosso Brasil realmente está crescendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário