quarta-feira, 29 de julho de 2015

Causo do espantalho

Geriowaldo ideou de fazer uma horta em seu sítio. Plantou alface, couve, cenoura, salsa e tomates. As plantas, à medida que iam crescendo, também chamava os passarinhos que adoravam dar uma bicada nas folhas verdes. Geriowaldo tinha então que ficar cedo e de tarde espantando os pássaros para não ficar sem sua horta.
Cansado de , dia após dia, ficar ali espantado passarinho, resolveu fazer um espantalho. Pegou uns bambus e fincou no canto da horta, vestindo os mesmos com uma blusa vermelha e colocando um balde como cabeça do boneco. Do lado do "engodo" colocou uns cds pra refletirem a luz do  sol e assim ajudar a espantar as danadas das aves.
Deu certo! Os pássaros se afastaram.
Porém, o longo do tempo, as cenouras iam diminuindo , bem como as demais verduras sem que houvesse colheita por parte do Geriowaldo ou de sua família.
Encucado com o problema, Geriowaldo chamou um "lavrador" lá das bandas do Mato Seco para estudar sua plantação e resolver o problema.
O lavrador veio, fez seu trabalho e não encontrou nada de errado. 
No dia seguinte, para surpresa do amigo Geriowaldo, não só havia menos verdura como também o espantalho da blusa vermelha foi parar noutro canto da horta.
Assustado e nervoso com o fato, Geriowaldo já estava pensando ser coisa da "Luz Santana" e mandou chamar seu compadre (benzedor muito requisitado) Zé Cagueiteira para lhe ajudar a resolver a questão.
Zé Cagueiteira chegou, fumando seu cachimbo e disse ao compadre: ___ Olha, não se preocupe! Vou ficar esta noite de espreita, aqui na horta, e assim vamos fazer um "benzimento" pra tentar descobrir o que está acontecendo.
No outro dia, já com o espantalho num outro ponto da horta, o Geriowaldo (assustadíssimo) chega e pergunta ao Zé: ___ Amigo compadre, que está acontecendo?
O Zé Cagueiteira, muito calmo e sorrindo bastante lhe respondeu: ___ Olha compadre, não tem nada do outro mundo acontecendo aqui não. O que ocorre é que, de noite, muito esfomeado, vem aqui (por baixo da terra) um tatu teba que puxa as verduras pela raiz para alimentar-se. E quanto ao espantalho, o mesmo tatu, achando que o bambu do boneco é uma cenoura, começa a puxar o mesmo e por isso o espantalho muda de lugar.
satisfeito com o acontecido, Geriowaldo chamou seus cachorros e pôs fim ao problema, fazendo uma bela janta com farofa de tatu teba e salada de alface e cenoura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário