sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Prova de legislação será feita online a partir de segunda-feira

As provas de legislação para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passarão a ser feitas online em Belo Horizonte a partir da próxima segunda-feira. A medida, em caráter de teste, tem o objetivo de garantir mais rapidez e segurança ao processo. A novidade também deverá ser expandida para o interior do Estado, onde muitas cidades aplicam exames escritos.

A mudança será aplicada, primeiramente, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) da praça Sete, no centro, onde o número de cabines para a realização dos testes será ampliado de nove para 30. Caso a tecnologia funcione, será expandida para as demais unidades da capital e das outras 11 cidades que possuem UAIs ligadas ao Detran.
Atualmente, já existe, na capital, a possibilidade de realização das provas pelo computador, por meio de um sistema eletrônico. “O que muda é a tecnologia, que vai ser via web, mas o candidato vai continuar a agendar a prova e a comparecer ao local indicado”, explicou a delegada Elizabeth Martins, da Divisão de Habilitação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Com o atual sistema eletrônico, o candidato consegue saber o resultado logo após o término da prova. No exame escrito, o tempo de espera é de 48 horas. “Vai proporcionar mais rapidez e segurança e evitar filas e burocracias porque a plataforma é desenvolvida para se evitar fraudes. As salas serão filmadas”, disse Elizabeth. Sem afirmar uma data, o departamento informou que a plataforma poderá ser difundida no Estado por meio das Unidades de Circunscrição Regional de Trânsito.
Saiba mais

Tecnologia. A plataforma para a realização dos exames de legislação via web foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de MG.
Cidades. Além de BH, Varginha, Montes Claros, Barbacena, Betim, Juiz de Fora, Uberlândia, Governador Valadares, Araçuaí, Uberaba, Caratinga e Divinópolis têm UAIs com atendimento do Detran. 

Números. Em 2015, dos 70.321 candidatos que fizeram exames de legislação em BH, 49.150 foram aprovados (69,8%). Neste ano, até julho, foram 27.962 aprovados de 39.038 candidatos (71,6%).
(texto extraído do jornal digital O Tempo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário