segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Período de homenagens à Padroeira NS Abadia

Breve Histórico
Nossa Senhora da Abadia é um dos títulos da Virgem Maria. Esta invocação a Maria também é conhecida como Santa Maria do Bouro, pois se originou no Mosteiro (ou Abadia) do Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal.

A imagem de Nossa Senhora da Abadia

A imagem de Nossa Senhora da Abadia representa Maria de pé, segurando nos braços o menino Jesus, que tem uma coroa na cabeça. Maria veste uma túnica branca com flores de cor rosa e azul. Um cinto vermelho passa por sua cintura. Por cima, um manto azul decorado com belas flores completa sua vestimenta. Na mão direita, Maria segura um cetro para guiar os seus filhos. Na cabeça, ela tem uma linda coroa.

Devoção a Nossa Senhora da Abadia

A devoção a Nossa Senhora da Abadia é muito antiga. Ela pertenceu a uma abadia (mosteiro cujo superior é um abade), conhecida como Mosteiro das Montanhas, que ficava na região do Bouro por volta do ano 883. Quando os muçulmanos invadiram Espanha e Portugal, os monges fugiram e esconderam a imagem da Santa. Muito tempo passou.
Aqui na Badia!
Em nossa cidade - Martinho Campos - que outrora se chamava também pelo nome da Padroeira (Abadia), a homenagem a esta Santa (Mãe de Jesus) se dá no dia 15 de agosto.
É a maior festa religiosa da cidade e movimenta toda comunidade católica e cristãos de nossa região.
Este ano a novena já se iniciou e os festejos se concentram na Igreja Matriz, com rezas do terço e missas e depois a parte pagã do evento com diversas atrações na barraquinha que está montada na praça.
É um momento de fé e reflexão. Bem como um momento de confraternização entre os martinho-campenses presentes e ausentes.
Vamos todos prestigiar nossa protetora Mãe! 
Viva Nossa Senhora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário