quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Descarte de Lixo/Problema a ser resolvido

O modo de descarte de nosso lixo, muitas vezes no meio da rua, lotes vagos e beira de estradas, contribui diretamente para a poluição, pois contaminam rios, solos e lençóis freáticos. Esse descarte inadequado provoca entupimento dos bueiros, o que atrapalha diretamente o escoamento da água da chuva causando inundações. Assim como acumula água, local preferido para o Aedes aegypti (mosquito transmissor de doenças graves como o dengue, a febre amarela, a febre zika e a chikungunya) se desenvolver.
Em nosso município muito se vê esse descarte inadequado. Em todos os pontos, seja na cidade, nos povoados e/ou distritos. Também é comum ver esta cena em algumas estradas vicinais e nas margens de rodovias.
O recolhimento por parte da prefeitura existe e é bem feito, mas precisamos de mais recursos humanos e maquinários para sujp´rir toda a demanda de lixo, que vem aumentando ano após ano e sobregarregando nossa capacidade de controle ambiental dos resíduos.
Com a chegada das eleições é importante observar as propostas para este quesito que impacta toda a comunidade.
Também se torna necessário o aumento do aterro sanitário (existente em Ibitira) ou sua realocação para um local mais propício. Tudo isso demanda estudos e projetos para o bem estar dos martinho-campenses.
Precisamos aprender cada vez mais a reciclar, reduzir e reaproveitar. E tentar frear esse consumismo excessivo que vem destruindo nosso planeta. As leis estão aí para serem cumpridas, mas a educação deve vir de casa. O comprometimento deve partir de todos nós para o bem de nossas vidas e das gerações futuras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário