segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween ou Luz Santana


Halloween, ou dia das bruxas, é uma comemoração dos países de língua inglesa, difundida em vários outros cantos do mundo, inclusive no Brasil. Trata-se de uma brincadeira de crianças que saem às ruas pedindo doces, dizendo: gostosuras ou travessuras?
Apesar de ter uma história mais profunda, envolvendo cultos pagãos e bruxos, a data traz o dia de hoje (31/10) como marco, onde muitos se fantasiam de bruxas e utilizam abóboras ocas com velas acesas dentro para amedrontar as pessoas.
No Brasil também temos nossas tradições folclóricas como saci-pererê, Iara, caboclo d’água etc. E em Ibitira, na grande Martinho Campos, temos a lenda da Luz Santana. Contam, os mais antigos, que durante as noites sem lua, quem trafega pelas estradas de Ibitira, vê uma luz no céu, que vai aumentando de tamanho (em forma de tocha)e se aproximando da pessoa, fazendo um barulho semelhante a um corisco. Muitos já viram e falam que ela protege o viajante, já outros comentam que ela vem pra assustar aqueles que têm muitos pecados. Mas basta rezar que ela vai embora. Já para vê-la é só dizer: vem Luz Santana, não tenho medo de você.
Que coisa esquisita né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário