sábado, 14 de setembro de 2013

Setembro - mês da Bíblia



Dentro dos temas propostos pela Mãe Igreja à nossa consideração, o mês de setembro é o mês da Bíblia. Não que devamos ler a Sagrada Escritura somente neste mês. Para tomarmos consciência mais aflorada da importância da leitura e da vivência da Palavra de Deus que é segundo o cântico tão caro a nós: “Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos”, somos convidados a uma reflexão mais específica nestes dias que se seguem.
A Bíblia é o livro mais lido no mundo, não por menos é o livro sagrado dos Cristãos.
O mês de setembro foi escolhido como sendo da "Bíblia" pelo fato de ser o mês de aniversário de São Gerônimo (tradutor da Bíblia para o Latim e que faz aniversário em 30/09) um apaixonado pelas sagradas escrituras.
Assim, com São Jerônimo, queremos percorrer os dias deste mês, tempo de vida e de flores primaveris, com uma conversão pastoral profunda da leitura e da vivência diária do que nos ensina a Sagrada Escritura. Nesse propósito, ao nos debruçarmos na leitura da Bíblia, desde a majestosa simplicidade da História dos Primórdios nos primeiros capítulos do Gênesis, a vocação de Abraão, a era dos patriarcas, o Êxodo, dominado pela figura empolgante de Moisés, e a grande gesta do deserto, das maravilhas de Deus, da Aliança do Sinai; depois, os juízes e os reis, com as figuras inexcedíveis de Davi e Salomão; a divisão do povo em dois reinos - Judá e de Israel; o exílio na Babilônia, a volta e a recomposição; tudo isso iluminado pela Palavra dos profetas, que iam mostrando o sentido das coisas de Deus para além das vicissitudes das guerras e do domínio da terra.
Por isso caros internautas amigos do abadiaemfoco, vamos ler a Bíblia e colocar seus ensinamentos em prática, só faz bem às nossas almas e às nossas vidas.

(Texto adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário