terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Brasil patriótico

Quando assisto a um jogo de futebol, pela televisão ou no próprio estádio, fico admirado em ver os jogadores cantando o hino nacional brasileiro. Muitos nem sabem a letra, enquanto que outros não o respeitam como manda o figurino.
Claro que é válido a execução do hino nos estádios, porém acredito que deveria ser, primeiro, ensinado nas escolas públicas como outrora acontecia.
Isso pelo fato de nossos jovens não terem muito contato com as coisas da Pátria. Feito no governo de Getúlio Vargas,  o costume de se executar o hino nacional nas escolas do país tinha como objetivo maior fazer com que os estudantes aprendessem a cantar o hino, além de servir como demonstração de amor à pátria.
Isso faz muita falta hoje em dia. Aliás, não só isso, mas também a falta de Educação Moral e Cívica nos estabelecimentos de educação. Porque no Brasil só se fala em patriotismo quando tem jogo da seleção ou se está no desfile de Sete de Setembro. Até se comemora o "Halloween" em detrimento ao nosso Folclore. Um absurdo!
Precisamos repensar o ensino enquanto formador de cidadãos. Pois uma escola onde os jovens aprendem sobre as coisas da Pátria, os mesmos se tornam mais conscientes, mais ligados às questões políticas, de interesse nacional, demonstrando assim  valorizar o Brasil, esse país de dimensões gigantescas e "de um povo heroico o brado retumbante"!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário