segunda-feira, 30 de junho de 2014

"Povo festeiro, povo da alegria, povo ordeiro, povo da Badia"

A alegria contagiante do martinho-campense é o motivo principal de ter sua cidade o título de capital das festas do interior de Minas. Nossa querida Badia possui uma história rica em cultura, mas desponta tradicionalmente na quantidade e qualidade de suas festas, sejam elas religiosas ou não.
Praticamente, toda cidade do interior tem seus festejos santificados (festas de padroeiros, santos, padres,etc), já Martinho Campos reverencia quase toda a irmandade que vive no céu: é São José em Alberto Isaacson, São Pedro em Ibitira, Nossa Senhora na grande "Abadia", é São João no Ki Joia e no Pontal, é Santa Rosa de Lima em Buriti Grande, Santo Antônio em Boa Vista etc...
Além destas há ainda os festejos populares que marcam o calendário de nossa pequena, porém grandiosa cidade: temos o Carnaval, Forró na Praça, Churrascão do Curral, Festa da Cachaça, Cavalgadas, Exposição, Sete de Setembro, Tip Top Remember...etc, todas com grande número de foliões e muita animação.
O sol constante é a fonte energia deste povo festeiro, que emana sua singular cultura manifestada nos diversos segmentos , desde a dança até a culinária. Todavia o ponto culminante são os meses de junho e julho. Neste período nossa cidade não "folga" um final de semana sequer. Todo sábado tem uma festa diferente. Muito bom mesmo!
A alegria é realmente contagiante quando se trata do martinho-campense. Por isso ´que preservamos nossas tradições e as expressamos para todos, na forma de festas e na simplicidade de nossas ações. Vamos que vamos Martinho Campos, cidade das festas, cidade da alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário