domingo, 2 de agosto de 2015

Agosto chegou



O mês de agosto é um tempo de mística e mudança de ares. Místico por ser o mês 8 e isto, na numerologia, significa um tempo de 8 ou 80. Paz ou Guerra, decisão ou introspecção. Quanto à mudança de ares o mês de agosto é o mês dos ventos e o segundo degrau rumo ao fim do ano.
Na crença de muitos é ainda o mês do “desgosto”, haja vista ser esse período aniversário de fatos tristes para a humanidade.
Deixando as crenças de lado vamos falar do nosso mês de agosto. Isso mesmo, em Martinho Campos o mês de agosto é um mês de festa para o povo católico, pois se comemora o dia (15/08) da Padroeira da cidade: “Nossa Senhora da Abadia”.

Nossa Senhora da Abadia é um dos títulos da Virgem Maria. Esta invocação a Maria também é conhecida como Santa Maria do Bouro, pois se originou no Mosteiro (ou Abadia) do Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal.
A imagem de Nossa Senhora da Abadia
A imagem de Nossa Senhora da Abadia representa Maria de pé, segurando nos braços o menino Jesus, que tem uma coroa na cabeça. Maria veste uma túnica branca com flores de cor rosa e azul. Um cinto vermelho passa por sua cintura. Por cima, um manto azul decorado com belas flores completa sua vestimenta. Na mão direita, Maria segura um cetro para guiar os seus filhos. Na cabeça, ela tem uma linda coroa.

A tradição desta festa religiosa vem desde o início de nossa cidade, haja vista ter sido a mesma criada pelo encontro de dois fazendeiros num lugar entre as fazendas da Barra e do Junco, elevando-se ali uma Igreja em homenagem à Santa.


Assim, este mês é abençoado e muito vivo em nossa cidade. Que ele transcorra sereno e feliz, trazendo para todos nós muita paz de espírito e muita felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário