quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Aconteceu na "Badia"

WP_20151005_002No dia 30 de setembro, a cidade de Martinho Campos, Região Central de Minas Gerais, recebeu o evento de lançamento do CD produzido pelo projeto Promovendo um Ambiente Acolhedor para os Jovens e Adolescentes de Martinho Campos.  São 16 músicas que se dividem em domínio público e criação autoral, cantadas por jovens de 12 a 18 anos. A gravação foi feita em uma apresentação ao vivo dos participantes do projeto realizado pelo Internato Rural da Faculdade de Medicina e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, ambos da UFMG.
Também conhecido como Projeto Saúde do Adolescente, as apresentações musicais e o CD são apenas alguns dos frutos de suas amplas ações, as quais também contemplam a cidade de Itaobim, Nordeste de Minas Gerais.  “A realização, por eles mesmos, de um grande show na praça pública no final do ano, em comemoração ao aniversário da cidade, foi um grande resultado. Ao invés de receberem artistas e ficarem lá só assistindo, foram eles os artistas”, ressalta o professor Francisco Panadés Rubió, coordenador geral do projeto.
“Começamos a pensar na saúde do adolescente de forma diferente, sem focar nas doenças comuns desta idade. A ideia foi criar um ambiente para que eles pudessem desenvolver as suas demandas criativas”, afirma Rubió. “Eles tinha uma programação esportiva e cultural, mas sem ser de forma contínua. Precisávamos preencher esta lacuna e dar oportunidade ao adolescente de desenvolver sua criatividade e sua autoestima, suficientes para transitar nesta fase com mais tranquilidade e segurança para si mesmo”, explica. Ele ainda completa que, através do projeto, os jovens descobriram ter grandes talentos.
Durante um ano, de fevereiro de 2014 a maio de 2015, foram promovidas oficinas de dança, teatro, violão, canto, circo, vídeo, eventos, orientação vocacional e classificação de risco do vínculo mãe-filho. Esta última foi voltada para profissionais da saúde e elaborada, segundo Rubió, também coordenador dessa atividade, por perceberem um alto número de adolescentes grávidas. “É preciso considerar que a criança que vai nascer também necessita encontrar um ambiente acolhedor para ter um desenvolvimento pleno”, pontua.
Ao todo, 70 jovens participaram diretamente pelo projeto. Mas, com sua expansão, o número tem crescido. Além disso, o professor Francisco conta que, atualmente, todas as escolas de Martinho Campos têm grêmios organizados que desenvolvem atividades, eventos e encontros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário