segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Latim, prefeito e respeito...

O termo Prefeito vem do Latim praefectus, "posto acima dos outros". Já o vocábulo Respeito vem, também do Latim, respectus, " olhar outra vez".
A caminhada para se chegar ao Paço Municipal nos mostra, ao longo da história, que realmente, este "posto" é algo importante e cobiçado por muitos. 
Estar no topo traduz uma responsabilidade muito grande, pois são milhares de pessoas que vivem na cidade e dela dependem para que sobrevivam com dignidade. Daí a importância do governante saber olhar outra vez, ou seja, saber respeitar, considerar seus eleitores e, principalmente, todos os cidadãos da comunidade.
Esse respeito deve vir com sua atuação frente à administração pública: mais escolas, mais saúde, mais segurança, mais lazer, enfim, a sua atuação como gestor da cidade e sua liderança obtida pelo voto democrático.
O respeito  é traduzido pelas posições enérgicas a serem tomadas para ao crescimento da cidade. O respeito deve também ser mútuo com os demais integrantes da administração e com a Câmara. 
O respeito (aqui se tratando de consideração) deve partir da prefeitura para todos os recantos do município.
Nesta semana estaremos na última etapa de um pleito municipal. Vamos votar, com respeito (olhando outra vez, considerando), para termos uma cidade de respeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário