segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SOS Rio Picão

O Rio Picão, afluente do Velho Chico, está secando a olhos vistos. O volume de água está baixo, sendo possível ver o fundo, além de trechos onde a terra se mistura com a água. 
O Rio que nasce no povoado da Garça (Bom Despacho/MG) tem seu trecho definido entre Bom Despacho e Martinho Campos, desaguando no São Francisco. 
É muito triste ver isso, sabendo que o causador principal é o bicho homem. No percurso do leito podemos observar falta de matas ciliares em alguns trechos, desmatamentos, queimadas e alguns pivôs em pleno funcionamento.
Aliado à escassez de chuvas temos também o desaparecimento de vários córregos/nascentes que antes abasteciam nosso bravo Rio Picão.
Fator terrível também para a degradação do rio é o escoamento de resíduos (esgoto) para seu leito em diversos pontos de seu caminho.
A população martinho-campense está assustada, pois este rio abastece a cidade e é importante para a vazão do Velho Chico.
Outrora, este mesmo leito, produzia energia através da usina que aqui havia e era muito piscoso, sendo visitado sempre por pescadores e famílias, buscando descanso e lazer em suas margens. Por isso a tristeza é ainda maior, pois vê-lo secando é como ver a morte de perto.
Oxalá queira que São Pedro nos abençoe e mande muita chuva neste ano para nós. Queira Deus também que todos se sintam responsáveis pelo fato e comecem a reflorestar as matas ciliares, evitar as queimadas, reduzir ou acabar com as irrigações. Que as autoridades fiscalizem e não deixem despejar esgoto em seu leito. Que as escolas se primam para a defesa do meio ambiente. Caso contrário, as próximas gerações saberão deste rio apenas por fotos e livros de história.

Um comentário:

  1. conheço este rio quase no encontro com o rio para pesquei varias la e uma pena que esteja secando algo tem que ser feito pela estas que se dizem autoridades

    ResponderExcluir