sábado, 1 de outubro de 2016

Publicações oficiais recentes/Martinho Campos

29/09
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG: Contrato nº 024/2016. Referente a Chamada Pública nº 01/2016. Valor R$5.158,00, firmado entre o Município e o Sr. Weslei Rodrigues Costa. Objeto: Aquisição de Hortifrutigranjeiro da Agricultura Familiar. Francisco Ludovico de Medeiros – Prefeito Municipal. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG: Contrato nº 025/2016. Referente a Chamada Pública nº 01/2016. Valor R$7.692,00 firmado entre o Município e o Sr. Moacir Milo dos Santos. Objeto: Aquisição de Hortifrutigranjeiro da Agricultura Familiar. Francisco Ludovico de Medeiros – Prefeito Municipal. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG: Contrato nº 026/2016. Referente a Chamada Pública nº 01/2016. Valor R$7.692,00 firmado entre o Município e o Sr. João Lidovínio Gonçalves. Objeto: Aquisição de Hortifrutigranjeiro da Agricultura Familiar. Francisco Ludovico de Medeiros – Prefeito Municipal. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG: Contrato nº 027/2016. Referente a Chamada Pública nº 01/2016. Valor R$16.749,00 firmado entre o Município e o Sr. Ailton Pedro de Faria. Objeto: Aquisição de Hortifrutigranjeiro da Agricultura Familiar. Francisco Ludovico de Medeiros – Prefeito Municipal 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG. Resultado da Tomada de Preços nº 03/2016 Processo Licitatório nº 39/2016. Objeto: a Contratação de Empresa Especializada em Engenharia Elé- trica para Prestação de Serviços de Substituição e Melhoria na Iluminação Pública na Sede do Município e no Distrito De Albert Isaacson. Empresas participantes: Construtora Siqueira Cardoso Eireli e Cetec Construções Eletrotécnicas Ltda. Empresa classificada como vencedora: Cetec Construções Eletrotécnicas Ltda. Proposta no valor de R$ 204.205,00. João Bosco Cançado Costa – Presidente da Comissão de Licitação.

30/09
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG: Termo Ratificação. Procedimento Administrativo nº 06/2016, Dispensa de Licitação nº 003/2016. Objeto: Contratação de empresa para Pres- tação de Serviço de Consultoria e Assessoria na Execução dos Traba- lhos sobre o Patrimônio Cultural do Exercício de 2018 do Município de Martinho Campos. Empresa contratada: Baroque Arquitetura e Con- sultoria Ltda-ME. Valor R$ 7.950,00. Francisco Ludovico de Medeiros – Prefeito Municipal.

01/10
PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG: Termo de Adjudicação e Homologação. Processo Licitatório nº 38/2016 Tomada de Preços nº 02/2016. Objeto: Contratação de Empresa Especializada em Engenharia Elétrica para Prestação de Serviços de Modificação e Extensão de Rede de Distribuição de Energia Elétrica Área Urbana com Instalação de Postes, Transformadores, Condutores e Luminárias para Iluminação Pública na Sede do Município, no Distrito de Albert Isaacson, Ibitira, Buriti Grande e no Povoado de Boa Vista, nos Padrões Cemig. Empresa vencedora: Cetec Construções Eletrotécnicas Ltda. Francisco Ludovico de Medeiros – Prefeito Municipal. 3 cm -30 884399 - 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG:Ata de Registro de Preços nº 063/2016 firmado com a empresa CENTERMEDI COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDA, no valor global de R$26.364,75 ( Vinte e seis mil, trezentos e sessenta e quatro reais e setenta e cinco centavos), referente ao Processo Licitató- rio nº 33/2016 Pregão Presencial RP nº 28/2016. Francisco Ludovico de Medeiros - Prefeito Municipal. 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARTINHO CAMPOS/MG: Ata de Registro de Preços nº 066/2016 firmado com a empresa DROGAFONTE LTDA, no valor global de R$75.203,50 ( Setenta e cinco mil, duzentos e três reais e cinquenta centavos), referente ao Processo Licitatório nº 33/2016 Pregão Presencial RP nº 28/2016. Francisco Ludovico de Medeiros - Prefeito Municipal.

Momento Nostalgia/ Tupi

O tempo passa, a idade chega e as lembranças aumentam a saudade dos tempos de criança.  A vida é assim mesmo, é o ciclo natural e real. Lembro-me bem, num outubro dos anos idos (1976), quando meu avô me chamou e, à beira do fogão a lenha, contou-me  a história de como ser adulto. Ensinou-me as coisas difíceis e também as coisas fáceis. Disse-me que a felicidade não existe por si só, ela está dentro de nós o tempo todo, basta percebermos a essência das pessoas a nossa volta. Que a fruta precisa padecer para que a semente possa entrar no chão e dar novas árvores.
Tal conversa se deu por causa da tristeza que me acometeu ao ver nosso lindo cachorro "Tupi" morrendo. 
Desta conversa tirei grandes ensinamentos que me acompanham até hoje. E, para lembrar desse episódio, vamos ouvir dois sucessos do passado.

Agora a nacional



sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SEAP assume Cadeia Pública de Bom Despacho/MG

SEAP assume cadeia pública de Bom Despacho
Na manhã do dia 29 de setembro de 2016, foi realizada na cadeia pública de Bom Despacho, uma solenidade em comemoração à passagem do policiamento da Cadeia Pública para a SEAP – Secretaria Extraordinária de Administração Prisional.
Participaram da cerimônia: o Comandante do Sétimo Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Rodrigo Teixeira Coimbra, o Comandante da 50ª Companhia de Policiamento Tenente Antônio Marcos Azevedo, o Juiz de Direito da Comarca Dr. João Batista Simeão da Silva, o Promotor de Justiça Dr. Giovane Avelar Vieira, o Delegado de Polícia Dr. Fábio Henrique Xavier e Silva, a diretora referência da 7ª RISP Sara Simões Araújo Pires, acompanhados de demais policiais Civis, Militares e Agentes Penitenciários da Cidade de Pará de Minas e Bom Despacho.
O policiamento da cadeia pública de Bom Despacho, que até a presente data era realizado por agentes penitenciários, apoiados pelos militares da 50ª Companhia de Polícia Militar, doravante, será de responsabilidade da SEAP, que contará com um efetivo de 27 agentes prisionais.

REBELIÃO
A antiga cadeia de Bom Despacho foi destruída por uma rebelião de presos em dezembro de 2010 e estava interditada. Segundo divulgação do governo de Minas, através da arrecadação de penas de prestação pecuniária aplicadas na Justiça local foram investidos em 2016, R$ 72 mil em reformas que garantem também um aumento no número de vagas, de 60 para 86. 
O juiz de Execução Penal da Comarca de Bom Despacho, João Batista Simeão da Silva, informou que os presos originários de Bom Despacho estavam sendo enviados para o Complexo Penitenciário Pio Canedo, em Pará de Minas, a cerca de 80 quilômetros, o que dificultava o acesso dos familiares. “Nossa principal preocupação é com a garantia dos direitos dos presos, como o de cumprir pena perto de suas famílias”, afirmou.
Segundo o juiz, a reativação da unidade prisional na cidade traz uma série de vantagens, como a agilidade no cumprimento de citações de presos que respondem a processo criminal e eventuais deslocamentos para audiências. 
Após a rebelião em 2010, a Polícia Civil continuou administrando a cadeia, que ficou limitada a uma cela para presos provisórios. De acordo com o delegado Fábio Henrique Xavier, com a assunção da Seap, as atividades típicas da polícia serão liberadas, assim como de outros servidores da instituição em Bom Despacho.
Com a reativação da cadeia a intenção será executar o plano construído em 2015, em conjunto entre Polícia Civil e Seap, em transferir todos os presos remanescentes sob gestão da Polícia Civil de Minas Gerais, referente a 4.200, para o sistema prisional da Seap. Atualmente, mais da metade dessa meta foi cumprida, conforme o governo de Minas.
(Créditos para a Rádio Difusora de Bom Despacho/MG)

Reflexão da sexta-feira/O Lobo e o Leão

Um Lobo saiu de sua toca num fim de tarde, bem disposto e com grande apetite. E enquanto ele corria, a luz do sol poente batia sobre seu corpo, fazendo sua sombra aparecer refletida no chão.
Então ele viu aquela sombra de si mesmo projetada no chão. E como a sombra de uma coisa é sempre bem maior que a própria coisa, ao ver aquilo, exclamou vaidoso: “Ora, ora, veja só o quanto grande eu sou! Imagine eu, com todo esse tamanho, e ainda tendo que fugir de um insignificante Leão! Eu o mostrarei, quando o encontrar, se Ele ou Eu, afinal, quem de verdade é o rei dos animais!”
E enquanto estava distraido envolto em seus pensamentos e gabando a si mesmo, um Leão pulou sobre ele e o capturou.
Ele então exclamou com tardio arrependimento: “Coitado de mim! Minha exagerada autoestima foi a causa da minha perdição.”

Moral da História:
Não permita que suas fantasias o façam esquecer da realidade.
(Esopo)

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Na loja...

O Geriowaldo (em tempos idos) entrou na loja do Dervalinos e pediu ao dono:

- Vocês têm cerveja?

- Isso é uma loja, não vendemos cerveja. Vá ao buteco da esquina!

No outro dia, o Gê entra na loja e pergunta de novo:

- Oi, vocês têm cerveja?

O dono, irritado, responde:

- Já disse que isso aqui é uma loja! Procure um bar!

No terceiro dia, o Geriowaldo (eterno herói da Badia) volta à loja e pergunta:

- Oi, vocês têm cerveja?

- Poxa! - diz o dono, irritado - Já disse que não temos cerveja, e que isso aqui é uma loja! Se você me perguntar isso de novo, pego uma corda, te amarro e te entrego pro açougueiro aí do lado!

No outro dia o Geriowaldo volta, olha bem nos olhos do dono e pergunta:

- Oi, vocês têm cordas?

- Não! - diz o dono, intrigado.

Ao que o Gê continua:

- E cervejas?


Copa do Brasil

E o Galão venceu mais uma e agora vai na vantagem até o sul do país para passar às semifinais da Copa do Brasil.
Não foi um jogo estonteante, mas a vitória por um a zero sobre o Juventude ficou de bom tamanho, haja vista termos jogado com um atleta a menos boa parte do segundo tempo.
O time, aliás vem fazendo jogos duríssimos, pois temos um dos melhores elencos do país e todos querem crescer diante de nossa equipe.
Mas, vamos que vamos e queremos os dois troféus, um do Brasileirão e o outro da Copa do Brasil.
Bica bicudo.
Resultado de imagem para musas famosas do galo mineiro

O ideal e o possível

Na política temos o ideal e o possível. Poderia resumir e já terminar o texto dizendo que o ideal está presente na campanha, já o possível se insere na governabilidade.
Todavia vamos refletir sobre o tema. O ideal é que sejamos fortes, inteligentes, saudáveis, bonitos...etc. Já o possível é exercitar para ser forte, estudar para adquirir cultura e sabedoria, alimentar-se bem para ser saudável, trabalhar duro para manter uma certa beleza, etc.
Tenho analisado as propostas dos candidatos a prefeito para nosso município. Ambas permeiam o ideal que todos nós queremos, mas somente uma pode tornar possível a luta por este ideal.
Acredito piamente que todo eleitor deveria ver e analisar tais propostas para depois votarem. Pois, muitas vezes, a paixão política, os interesses pessoais,  o egocentrismo e a vaidade nos ofuscam e nos orientam de forma errônea. A reflexão antes e diante da urna é essencial para realizarmos a verdadeira mudança em nossa cidade.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Eclesiastes 8/ Em dia com a Bíblia

1 Quem é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda.
2 Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus.
3 Não te apresses a sair da presença dele, nem persistas em alguma coisa má, porque ele faz tudo o que quer.
4 Porque a palavra do rei tem poder; e quem lhe dirá: Que fazes?
5 Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo.
6 Porque para todo o propósito há seu tempo e juízo; porquanto a miséria do homem pesa sobre ele.
7 Porque não sabe o que há de suceder, e quando há de ser, quem lho dará a entender?
8 Nenhum homem há que tenha domínio sobre o espírito, para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; como também não há licença nesta peleja; nem tampouco a impiedade livrará aos ímpios.
9 Tudo isto vi quando apliquei o meu coração a toda a obra que se faz debaixo do sol; tempo há em que um homem tem domínio sobre outro homem, para desgraça sua.
10 Assim também vi os ímpios, quando os sepultavam; e eles entravam, e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade, em que assim fizeram; também isso é vaidade.
11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.
12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.
13 Porém o ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus.
14 Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade.
15 Então louvei eu a alegria, porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
16 Aplicando eu o meu coração a conhecer a sabedoria, e a ver o trabalho que há sobre a terra (que nem de dia nem de noite vê o homem sono nos seus olhos);
17 Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol; por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SOS Rio Picão

O Rio Picão, afluente do Velho Chico, está secando a olhos vistos. O volume de água está baixo, sendo possível ver o fundo, além de trechos onde a terra se mistura com a água. 
O Rio que nasce no povoado da Garça (Bom Despacho/MG) tem seu trecho definido entre Bom Despacho e Martinho Campos, desaguando no São Francisco. 
É muito triste ver isso, sabendo que o causador principal é o bicho homem. No percurso do leito podemos observar falta de matas ciliares em alguns trechos, desmatamentos, queimadas e alguns pivôs em pleno funcionamento.
Aliado à escassez de chuvas temos também o desaparecimento de vários córregos/nascentes que antes abasteciam nosso bravo Rio Picão.
Fator terrível também para a degradação do rio é o escoamento de resíduos (esgoto) para seu leito em diversos pontos de seu caminho.
A população martinho-campense está assustada, pois este rio abastece a cidade e é importante para a vazão do Velho Chico.
Outrora, este mesmo leito, produzia energia através da usina que aqui havia e era muito piscoso, sendo visitado sempre por pescadores e famílias, buscando descanso e lazer em suas margens. Por isso a tristeza é ainda maior, pois vê-lo secando é como ver a morte de perto.
Oxalá queira que São Pedro nos abençoe e mande muita chuva neste ano para nós. Queira Deus também que todos se sintam responsáveis pelo fato e comecem a reflorestar as matas ciliares, evitar as queimadas, reduzir ou acabar com as irrigações. Que as autoridades fiscalizem e não deixem despejar esgoto em seu leito. Que as escolas se primam para a defesa do meio ambiente. Caso contrário, as próximas gerações saberão deste rio apenas por fotos e livros de história.