sexta-feira, 12 de junho de 2026

Mais conquistas da Educação Municipal

Conforme publicado no diário oficial do estado de Minas Gerais, Martinho Campos terá , na Escola Municipal "Gerldo de Assis," diversos cursos técnicos (veja abaixo a publicação na íntegra).
Também, o município receberá mais um veículo para modernizar e otimizar a frota do transporte escolar.





Publicações:


12/06
Extrato do Convênio nº 1261002406/2026. Partícipes: EMG/Secretaria
de Estado de Educação e o Município de Martinho Campos Objeto:
Aquisição de veículo escolar destinado ao atendimento de alunos
matriculados em escolas da rede pública de ensino, conforme descrito
no plano de aplicação de recursos. O presente convênio tem como objeto
a mútua cooperação entre Estado e Município para atendimento dos
alunos contemplados pelo transporte escolar, por meio de transferência
de recurso financeiro estadual, destinado à aquisição de veículo escolar.
Valor do Repasse: R$ 360 612,50 Valor da Contrapartida: R$ 0,00
Dotação Orçamentária Estadual: 1261 12 361 172 4545 0001 4440 42
01 0 10 1. Assinatura: 10/06/2026. Vigência: 730 dias



11/06
PARECER Nº 964/CEE/PLENARIO/2026
PROCESSO Nº 1260 01 0069214/2026-88
RELATORA: ELIANE CRISTINA CABRAL TURRA
APROVADO EM 28 05 2026
Autorização de funcionamento da Escola Técnica de Martinho Campos
com os cursos Técnico em Administração, Técnico em Enfermagem,
Técnico em Informática, Técnico em Planejamento e Controle da
Produção e Técnico em Serviços Jurídicos, no Município de Martinho
Campos
Conclusão
À vista do exposto, sou por que este Conselho se manifeste
favoravelmente à autorização de funcionamento da Escola Técnica
de Martinho Campos, localizada na Praça Santa Cruz, 992 - Bairro
São Geraldo, no Município de Martinho Campos, mantida pela
entidade Grupo Império Educacional Ltda , com os cursos Técnico
em Administração, com Qualificação Profissional Técnica de
Assistente Administrativo; Técnico em Enfermagem, com Qualificação
Profissional Técnica de Auxiliar de Enfermagem; Técnico em
Informática, com Qualificação Profissional Técnica de Assistente de
Suporte e Manutenção de Computadores; Técnico em Planejamento
e Controle da Produção, com Qualificação Profissional Técnica de
Assistente de Compras ou Suprimentos; e Técnico em Serviços
Jurídicos, com Qualificação Profissional Técnica de Atendente de
Judiciário, pelo prazo de 18 (dezoito) meses
Ficam aprovados os Planos de Curso
Belo Horizonte, 15 de maio de 2026
Eliane Cristina Cabral Turra
Relatora



sexta-feira, 5 de junho de 2026

"Abadia" terra dos festejos...

Maio findou e vem junho com seu frio habitual, porém, bastante calor pelas ruas do município de Martinho Campos, provocado pelos festejos juninos, eventos joviais e festas religiosas.
É o período mais festivo do ano , que se inicia em maio e vai até agosto, com atração todo fim de semana, seja na sede ou nos distritos e povoados.

As muitas festas , resgatando tanto a cultura regional quanto a religiosidade, entre outros eventos, atraem públicos de todo o entorno e muitos martinho-campenses ausentes. Já as "quadrilhas escolares" e o Forró na Praça são destaques, bem como as tradicionais festas de São Pedro, Santo Antônio, São João e Nossa Senhora da Abadia. 




 

Longe de ser apenas uma tradição, o festejo fortalece a identidade comunitária, aquece a economia local e transforma ruas em palcos de intensa sociabilidade e alegria.

Creio que os fundadores da cidade já tinham ess visão festiva do futuro, uma vez que marcaram um "encontro" para demarcarem a criação de uma Capela em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.

E asssim segue a vida no chão da "Badia" e adjacências...Festas e mais festas... E como já dizia Ivete Sangalo:

Que vai rolar a Festa, vai rolarO povo do Gueto mandou avisarQue vai rolar a Festa, vai rolarO povo do Gueto mandou avisar




terça-feira, 2 de junho de 2026

Novo veículo e nova quadra para Educação Municipal

Martinho Campos terá mais um veículo escolar, doado pelo Estado de Minas para melhorar o transporte dos alunos da rede de ensino martinho-campense.
Também uma outra boa notícia relacionada com a educação municipal é a construção da quadra de esporte na Escola Dona Ducarmo, já em fase de contratação da empresa responsável pelo projeto.
Seguem abaixo as publicações no Diário Oficial do Estado.





02/06


Extrato do Convênio nº 1261000671/2026 Partícipes: EMG/Secretaria
de Estado de Educação e o Município de Martinho Campos Objeto:
Aquisição de veículo escolar destinado ao atendimento de alunos
matriculados em escolas da rede pública de ensino, conforme descrito no
plano de aplicação de recursos O presente convênio tem como objeto
a mútua cooperação entre Estado e Município para atendimento dos
alunos contemplados pelo transporte escolar, por meio de transferência
de recurso financeiro estadual, destinado à aquisição de veículo escolar.
Valor do Repasse: R$ 1.081.837,50. Valor da Contrapartida: R$ 0,00.
Dotação Orçamentária Estadual: 1261 12 361 172 4545 0001 4440 42
01 0 10 1 Assinatura: 31/05/2026 Vigência: 730 dias.


29/05


AVISO DE LICITAÇÃO. PROCESSO Nº 99/2026
Concorrência Eletrônica nº 03/2026. Objeto: Contratação de empresa
especializada para a prestação de serviços técnicos de engenharia e/
ou arquitetura visando à construção de quadra poliesportiva locali-
zado a Avenida Esmeraldas esquina com a Avenida Rio São Frans-
cisco, no bairro Alto São Francisco, na sede municipal, para Escola
Municipal Dona Ducarmo Teixeira em atendimento ao convênio
1261001608/2025 da Secretaria de Estado de Educação. O Edital está
disponível no site: www.martinhocampos.mg.gov.br e www.licitardigi-
tal.com.br . Data da sessão 07/07/2026 às 13h30. Maiores informações:
0800 037 1270 – Ramal 1008/1009. Wilson Corrêa Alves Afonso de
Carvalho – Prefeito Municipal.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Um recomeço com os amigos

 Um novo amanhecer em nosso blog.

Há muito sem post, devido a diversos fatores, voltamos agora com mais conteúdo e muita informação sobre nosso município.

Para tal, contamos com o apoio das pessoas que frequentam nosso blog, sugerindo temas do lugar, enviando fotos antigas e ajudando a construir ainda mais nossa presença no intuito de divulgar Martinho Campos para o mundo.

Foto da última viagem de trem em Martinho Campos / 1964


sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Como nasceu Ibitira

Esse texto fora escrito em 1991 por uma equipe de gincana entre alunos e turmas da EE. Padre Nonô. A equipe se chamava "Star".



" Para narrar a história de Ibitira temos que ir  a Portugal, onde nasceu o senhor Faustino Gonçalves.

Quando estava completando a idade par prestar o serviço militar e, como servir o Exército Português naquela época era terrível, o moço Faustino escreveu para seu pai, senhor Bernardino que morava no Brasil, na Abadia de Pitangui, onde era Mestre de linha da Estrada de Ferro, pedindo dinheiro e encaminhamento para vir também ele e um primo.

Recebendo o dinheiro tomaram o primeiro navio para a América, só que a viagem mudou de itinerário e foram desembarcar em Cuba. Ali sofreram bastante, trabalhando, até conseguirem se comunicar de novo com Sô Bernardino, que lhes mandou mais dinheiro e eles vieram para o Brasil. No Brasil rumaram para aAbadia e Faustino arranjou trabalho e logo se casou com D. Virgínia. Mudou várias vezes morando em várias cidades como funcionário da estrada de ferro. De Formiga veio para este município, comprou terras, construiu uma boa casa, loja e armazém de secos e molhados, à beira da linha. O lugar chamava-se Desvio, por ter uma linha onde deixavam os vagões vazios, para os fazendeiros da redondeza embarcarem suas mercadorias. Era muito incômodo isso, e todos sonhavam com uma estação.

Reunindo-se aos fazendeiros o senhor Faustino liderou o movimento. Foi várias vezes a Belo Horizonte conversar com o superintendente da Estrada de Ferro Oeste de Minas (E.F.O.M.), até conseguir a ordem.

Ele e o senhor Elias Teodoro da Costa doaram o terreno para a estação, casa da guarda e imediações.

A pedra fundamental foi lançada e os operários moravam em cabanas de palha. As marmitas vinham do Hotel de Abadia e o engenheiro se hospedava nele.

Mais ou menos em 1923, inauguraram a estação com grandes festejos. Bambus fincados do lado da linha, de chave a chave, bandeirinhas cruzando no alto. As autoridades vinham no trem, que chegou arrebatando as bandeirinhas e ficando enfeitado. Vivas, palmas, discursos! Almoço para fazendeiros e autoridades e para os operários (separados).

E o nome - IBITIRA - escolhido por senhor Faustino, parece que quer dizer "Terras Altas".

O primeiro agente foi o senhor Horizontino Costa.

Em volta da estação começou a surgir o povoado. As primeiras casas: de D. Amélia Carreiro, do Tião do Flávio, a casa comercial do do senhor Carlos Chôcho de Pitangui, onde trabalhava o Joaquim da venda.

Em 1938 começaram a construção da Igreja de São Pedro, comandados pelo senhor Amâncio Ferreira de Souza, professor da escola do Açudinho, dona Zilda Caldas, dona Bina do Soné e o Padre Marciano.

Em 1936 já tinha a escola da Dona Marocas, que funcionava no Açudinho, depois passou para perto da Igreja, com o Professor Amâncio, cujos os alunos no final do curso iam em Martinho Campos requerer exames na Escola Dr. José Gonçalves. Conforme Ata, em 1939, 14 alunos foram examinados, sendo 13 promovidos, 03 como Dona Geralda Lobato com grau 9 e o senhor Raimundo, construtor de Martinho Campos.

Os primeiros professores de Ibitira foram: D. Marocas, Sr. Amâncio, José Tibúrcio, D. Conceição, dona Irani Gonzaga, Dona Erci Pereira, Dona Letícia, Dona Angelina e Antônio do Nhozinho. Mais tarde Dona Lilia, Dona Lia, Dona Lulu, Dona Diva Fernandes.

Passou depois a Escolas Combinadas, Escolas Reunidades, Grupo Escolar e Escola Estadual.

A primeira coordenadora foi Dona Geralda Lobato e o segundo foi o senhor José Geraldo Ribeiro, que conseguiu, na Fazenda do Rosário com o Dr. Euzébio, leite em pó e os vasilhames. Até os alunos não tinham merenda.

O senhor José Geraldo coordenou a escola em 1963, 1964, até abril de 1965 quando passou para Dona Zilda Soares de Souza, diretora até a aposentadoria, que muito trabalhou principalmente para a construção do prédio ecolar, indo sempre a Belo Horizonte a procura da CARPE e dos que pudessem apressar a construção.

O prédio de duas salas grandes, inaugurado a 04-04-1950 foi construído na gestão do prefeito Joaquim Pereira Duarte, sendo governador o senhor Magalhães Pinto. Em 1965, já havia duas salinhas e cozinha. Em 1967 foi elevado a Grupo Escolar recebendo o nome de Padre Nonô, vigário de Martinho Campos que muito ajudava na educação do município.. Em 1972 aumentaram o galpão. Em 1982, a 19 de março foi dada a Aula Inaugural de 5ª Série. Em 1987 inaugurou-se o novo e moderno prédio.

A escola cresce acompanhando o crescimento de Ibitira, cujas casas foram surgindo da Praça da Igreja , em direção à Estação e à Escola.

Sua principal avenida chama-se Faustino Gonçalves.

Em 1991 - Escola Estadual, de Pré a 8ª Séries; telefone, CEMIG, COPASA, ruas asfaltada e arborizadas, outras ruas calçadas , modernas residências, variadas casas comerciais .

Ibitira é o orgulho de seus filhos.

Ibitira, 16.04.1991

Fontes : D. São, D. Zilda, senhor José Geraldo, D. Maura Gonçalves.

Arquivo da Escola Estadual Dr. José Gonçalves" 

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Enfim, deu reeleição.

O pleito eleitoral para escolha de prefeito e vereadores em Martinho Campos ocorrera de forma tranquila e teve como vencedor ao Paço Municipal o atual prefeito Wilson Afonso, que conseguiu 36,05% de votos válidos, totalizando a preferência de 3.075 cidadãos .

Apesar da maioria dos votos válidos indicarem uma vontade de mudança no cenário da prefeitura (63,95%), o jogo eleitoral e político foi mais favorável ao atual prefeito. Isso posto mostra o quanto a responsabilidade do mandatário aumentou em se tratando de fazer a administração dos recursos públicos que nós, suadamente, pagamos.

Vale destacar a expressiva votação da senhora Karina que perdera pela ínfima quantia de 132 votos de diferença. Mesmo novata no cenário eleitoral, sem a máquina administrativa, com poucos assessores de campanha, conquistou quase o mesmo tanto de votos do vencedor. Isso indica uma oposição consciente e forte para as próximas eleições.

No cenário da Cãmara Municipal, a Casa do Povo, foram reeleitos três vereadores (Clebinho, Raniere e Juninho), sendo eleitos ainda Renatinho, Borges, Fernando Henrique, Branco do Baba, Léssio e Simone. Uma boa renovação escolhida pelo voto e pelas legendas.

Com o fim da eleição agora é fiscalizar a atuação de nossos servidores (agentes públicos) para que nossa cidade seja um lugar aprazível, saudável e seguro de se viver.

O abadiaemfoco parabeniza tosos os vencedores e também todos os candidatos que colocaram seus nomes para melhorar nossa cidade.

E vamos pra frente rumo ao futuro!






segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Semana dos próximos quatro anos

Chegamos na semana que antecede as eleições municipais no Brasil. E em Martinho Campos como estamos?

A poucos dias da votação há ainda muita indefinição quanto ao propenso vencedor do pleito. Cinco candidtos a prefeito com mais de oitenta candidatos a vereador, Martinho Campos ainda apresenta muita indecisão de quem vai orientar a administação para os próximos quatro anos.

Os desafios são grandes, pois há muitas mazelas que precisam ser corrigidas para dar melhor vivência ao povo em nossa comunidade.

O abadiaemfoco como sempre está lado a lado com a política e informará a tempo e hora, no domingo o resultado.

Que os vencedores sejam dignos dos cargos e que a cidade prospere e seja uma acolhedora mãe democrática!



Dia da Bíblia




Celebra-se hoje (30 de setembro) o Dia da Bíblia. A data foi escolhida por ser festa litúrgica de São Jerônimo, o Padroeiro dos biblistas. Jerônimo, cujo nome exato é Eusebius Sophronius Hieronymus, nasceu em Strídon, possivelmente no ano de 347 e faleceu em Belém, a 30 de setembro de 419 ou 420.

Uma data a ser comemorada haja vista a importância deste livro sagrado para os cristãos.
A própria palavra de Deus

Alguns escritores chamaram a Bíblia de carta de amor de Deus para nós. Outros a descreveram como sendo um manual para a vida, mas mais do que isso, ela é a revelação de Deus para nós (João 1:1-5). A Escritura é a Palavra de Deus para a humanidade. Ela é inspirada por Deus, o que significa que cada palavra e parte do manuscrito vem de Deus: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações”, (2 Timóteo 3:16-17). A Bíblia também é inerrante, significando que cada palavra em cada parte de sua etapa original, escrita à mão, é sem erro (2 Pedro 1:20-21; Salmo 12:6; Provérbios 30:5; 1 Tessalonicenses 2:13).
A Bíblia revela o caráter de Deus!

A importância da Bíblia é que ela nos dá a oportunidade de ver e conhecer a Deus. As Escrituras revelam Seu caráter e natureza, Sua soberania e poder, e Sua razão para nos criar, o universo, e tudo que nele existe. Lemos sobre o trato de Deus com a humanidade, Sua bondade e graça, Sua luz e amor, Sua santidade e justiça, e Sua misericórdia e compaixão.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Tempos de Forró na Praça



Eita! Lá se vão quarenta anos de tradição de uma das maiores festas julinas do centro-oeste mineiro: o Forró na Praça de Martinho Campos.

Um festa popular que traz à nossa cidade as cores, pessoas , sons, alegrias e muito agito dançante durante três dias de evento.

Uma comunhão entre os martinho-campenses (presentes e ausentes), bem como de uma multidão de pessoas das cidades vizinhas e de outras regiões que frutificam ainda mais nossa grande festa.

Uma curiosidade: um dos primeiros djs do Forró foi o simpático senhor João Panela com uma pequena vitrola no coreto, durante o dia no descanso dos artistas....

Este ano teremos atrações ecléticas e famosas que prometem muita agitação em nossa comunidade.

Vamos que vamos povo meu! Vamos nos divertir na Praça!








Eleições municipais - primeiro ato

O ano é 2024 e nele está sendo montado o circo eleitoral do município de Martinho Campos assim como nos outros tantos milhares de municípios Brasil afora.

Afloram as prés-candidaturas e os partidos se movem ( a maioria sem holofotes) para angariar parcerias, apoio e aclamação popular.

Em nossa pequena "Abadia" o primeiro ato está sendo realizado com as declarações de alguns propensos candidatos ao Paço Municipal e à Câmara de vereadores.

Alguns nomes já são conbhecidos do meio político, outros porém afloram nesse cenário pedregoso e tão essencial ao rumo de um governo do povo ( vulgarmente chamado de  democracia).

Nosso blog, como em todas as eleições estará envolvido nesta campanha, no intuito de levar ao internauta amigo as informações sobre o pleito. 

Hoje temos , conforme mídia, três prés-candidatos a prefeito de Martinho Campos, com uma novidade: a primeira vez de uma pré-candidata mulher ao cargo .

As demandas do município são grandes, muitas mazelas ainda persistem a assombrar nossa comunidade como a precariedade da saúde pública, falta de policiais nos distritos, destinação de resíduos sólidos, política séria de meio ambiente (haja vista a presença de quatro rios e diversos córregos em nosso território) etc. 

Cada prefeito que entra tenta resolver estes e outros problemas, mas nunca conseguem a totalidade de êxito. Realmente é difícil, mas o bom prefeito deve ter como prioridades, na opinião de nosso canal, a saúde, educação, segurança e meio ambiente.

Fica a dica.

Estaremos acompanhando todo o processo e que nossa cidade tenham os melhores agentes políticos após a eleição.




terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Novela 352 - um novo capítulo



Este ano nossas rodovias pouca atenção tiveram das autortidades competentes. Resultado: buracos e mais buracos e acidentes em todo o trecho da MG 164 e BR 352.

Uma situação que todo ano se repete, mas neste que passou foi atípica. Pois o serviço de tapa-buracos demorou a começar e com isso muito prejuízo para a população de parte do centro-oeste mineiro.

Apesar das cobranças de nossa adminstração municipal e legislativo, perante ao DNIT e DER, só agora no final de fevereiro é que estamos vendo algo ser feito.

Importante demais, mas precisamos também de uma política mais firme a nível estadual para que possamos ter o recapeamento completo dessas importantes rodovias para o Brasil como um todo.

Até se vê falar em tal obra (recapeamento), mas como São Tomé, ver para crer.

Tomara que tenhamos boas notícias. Enquanto isso nos contentemos com o tapa-buracos ( o que já vai aliviar muito para os motoristas).



Prevenção é a solução


 

A dengue está aí novamente , fazendo dezenas de vítimas em nosso município.

Todo ano, neste período, a moléstia vem e devemos estar atentos. Muita hidratação, ir ao médico e proteger sua casa para que o mosquito não se multiplique.

Esvaziar água parada é essencial. Jogar o lixo no lixo. Conscientizar amigos, vizinhos e família.

Importante dizer que a cada ano o surto só aumenta, como vemos hoje, na superlotação do hospital e dos psfs por causa , principalmente da Dengue, mas também por causa da Zica e Chikungunya.

Não fiquem parados, nem você nem a água. 



quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Publicações oficiais

Bom dia a todos!

Seguem as últimas publicações oficiais referentes a Martinho Campos, no âmbito do poder público.


18/01

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2024 Processo nº. 117/2023 – Pregão Presencial SRP nº. 20/2023. Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de arbitragem para atuar nos eventos esportivos a serem realizados em atendimento à secretaria municipal de esportes, lazer e turismo. Celebrada entre o Município de Martinho Campos e a empresa MLG Serviços e Eventos Esportivos Ltda. Valor global R$ 154.028,00. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho - Prefeito Municipal. 

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 03/2024. Processo nº. 117/2023 – Pregão Presencial SRP nº. 20/2023. Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de arbitragem para atuar nos eventos esportivos a serem realizados em atendimento à secretaria municipal de esportes, lazer e turismo. Celebrada entre o Município de Martinho Campos e a empresa Pauliana de Oliveira Rocha CPF 11369220677. Valor global R$ 70.940,00. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho - Prefeito Municipal.

23/01

EXTRATO CONTRATO Nº 3/2024 Processo nº. 94/2023 – Pregão Presencial nº 12/2023. Objeto: Execução de serviços padronizados de pavimentação asfáltica, envolvendo reparação, recapeamento, micro revestimento e drenagem superficial. Celebrado entre o Município de Martinho Campos e a empresa PAVIFORT ENGENHARIA LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº. 39.349.504/0001-57. Valor global do contrato é de R$ 201.389,19. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho - Prefeito Municipal 

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 02/2024 Processo nº. 117/2023 – Pregão Presencial SRP nº. 20/2023. Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de arbitragem para atuar nos eventos esportivos a serem realizados em atendimento à secretaria municipal de esportes, lazer e turismo. Celebrada entre o Município de Martinho Campos e a empresa Ouro Negro Serviços e Eventos LTDA. Valor global R$ 144.500,00. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho - Prefeito Municipal.

27/01

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 04/2024 Processo nº. 117/2023 – Pregão Presencial SRP nº. 20/2023. Objeto: Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de arbitragem para atuar nos eventos esportivos a serem realizados em atendimento à secretaria municipal de esportes, lazer e turismo. Celebrada entre o Município de Martinho Campos e a empresa Tathiana Tavares e Silva. Valor global R$ 60.192,00. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho - Prefeito Municipal. 

EXTRATO PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 007/2023 Processo Licitatório nº. 115/2021, Pregão Presencial nº 027/2021. Celebrada entre o Município de Martinho Campos e o Consórcio Pitágoras Projetos. Objeto: Prorrogação do prazo de vigência até 30 (trinta) de junho de 2024. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho-Prefeito Municipal

27/01

Pela presente APOSTILA, lavrada com fundamento no art. 65, § 8º da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, fica incluída, nos contratos abaixo discriminados, a Dotação Orçamentária 2301 26 782 081 4385 0001 44.90.51.0, Fontes de Recurso 15.1, 32.1, 83.2, do Orçamento Geral do DER-MG, para o corrente exercício financeiro, de acordo com o Quadro de Detalhamento da Despesa 80985404 do Processo 2300.01.0104726/2023-72. Nos exercícios subsequentes, durante a vigência dos contratos, as despesas correrão por conta dos créditos correspondentes...........

 CONSÓRCIO CONTORNO/EMPRESER DM-017/2023 2300.01.0101411/2023-46 Recuperação funcional MG-164, Bom Despacho - Martinho Campos e AMG-900, Entrº BR/352 Albert Isaacson .......

03/02

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – EDITAL N° 02/2023 – RETIFICAÇÃO Nº 01 O Prefeito do MARTINHO CAMPOS, WILSON CORRÊA ALVES AFONSO DE CARVALHO, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO, para conhecimento e esclarecimento dos interessados, que houve alteração no Edital de Abertura de Processo Seletivo Simplificado nº 02/2023, no que diz respeito à Cargo / Função Pública PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II, que passa ser ofertado por disciplina, sendo: Artes; Biologia; Ciências; Educação Física; Educação Religiosa; Filosofia; Física; Geografia; História; Inglês; Matemática; Português; Química; Sociologia. Maiores informações, bem como a íntegra da Retificação nº 01, na Sede da Prefeitura Municipal, situada à Rua Padre Marinho, nº 348, Centro, CEP 35606-000, Martinho Campos/MG (Horário de expediente, exceto aos sábados, domingos e feriados: 12h às 18h – Telefone: (37) 3524-1275 e no site da empresa organizadora – www.exameconsultores.com.br. 

07/02

 EXTRATO DE CONTRATO Nº 4/2024 Processo nº. 4/2024, Inexigibilidade nº 1/2024. Objeto: Contratação de Amanda Alves para apresentação artística no Trio Elétrico da Baratona, durante o Carnaval 2024 em Martinho Campos/MG, que será realizado de 09 a 13 de fevereiro de 2024 na Praça Governador Valadares. Celebrado entre o Município de Martinho Campos e Amanda Alves Produções Ltda, CNPJ 35.723.984/0001-13. Valor global do contrato R$ 25.400,00. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho - Prefeito Municipal 

EXTRATO DE CONTRATO Nº 5/2024 Processo nº. 5/2024, Inexigibilidade nº 2/2024. Objeto: Contratação de Lu & Banda para apresentação artística no Trio Elétrico, durante o Carnaval 2024 em Martinho Campos/MG, que será realizado de 09 a 13 de fevereiro de 2024 na Praça Governador Valadares. Celebrado entre o Município de Martinho Campos e Antônio Sérgio Caldas 89367405634, CNPJ 32.878.343/0001-40. Valor global do contrato R$ 10.500,00. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho - Prefeito Municipal 

EXTRATO DE CONTRATO Nº 6/2024 Processo nº. 3/2024, Dispensa nº 2/2024. Objeto: Locação de Trio Elétrico para o evento “Carnaval 2024” conforme especificações constantes no documento de formalização de demanda e condições estabelecidas no Termo de Referência. Celebrado entre o Município de Martinho Campos e 46.623.869 Miguel Costa Neto, CNPJ 46.623.869/0001-93. Valor global do contrato R$ 57.000,00. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho - Prefeito Municipal 

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Publicações oficiais 16 e 17 de janeiro

Bom dia a todos amigos do abadiaemfoco. Nesse mês também retornamos com as informações oficiais do poder público municipal, publicadas nos diários oficiais do Estado e da União para que todos possam acompanhar.



16/01 -  EXTRATO PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 004/2023 Processo Licitatório nº. 151/2022, Pregão Presencial nº 037/2022. Celebrada entre o Município de Martinho Campos e a empresa Muve Locadora Ltda. Objeto: Prorrogação do prazo de vigência até 11 (onze) de abril de 2024 e reajuste de preço no percentual de 3,85% referente ao INPC acumulado. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho-Prefeito Municipal. 

17/01 - EXTRATO PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 001/2023. Processo Licitatório nº. 146/2022, Pregão Eletrônico nº 035/2022. Celebrada entre o Município de Martinho Campos e a empresa Health Biotecnologia. Objeto: Prorrogação do prazo de vigência por 12 meses a partir de 26 de janeiro de 2024 e reajuste de preço no percentual de 3,71% referente ao INPC acumulado. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho-Prefeito Municipal.

EXTRATO PRIMEIRO TERMO ADITIVO AO CONTRATO Nº 010/2020. Processo Licitatório nº. 024/2020, Inexigibilidade nº 009/2020. Celebrada entre o Município de Martinho Campos e a Secretaria de Estado de Governo. Objeto: Prorrogação do prazo de vigência por 12 meses a partir de 21 de fevereiro de 2024. Wilson Corrêa Alves Afonso de Carvalho-Prefeito Municipal. 



segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Nova Igreja



Já está em pleno vapor a construção da Capela (Igreja) em Homenagem à Nossa Senhora,  em Monjolinhos, povoado da grande Martinho Campos.

Com o apoio da população local, "monjolinenses" ausentes e muitos amigos do lugar, a obra está ficando bacana e logo, logo teremos sua inauguração.

Parabéns à comunidade do Monjolinhos por mais esta casa de fé para o povo.



sábado, 6 de janeiro de 2024

Nova escola, o progresso continua

 Empresários locais , mais precisamente da S&D iniciaram um projeto educacional que irá fomentar ainda mais nosso já conceituado ensino.

Estão construindo (em fase de acabamentos) uma Escola  (Colégio Odete Dias) para nossos alunos terem uma opção, além das oferecidas pelo poder público.

Segundo informações não oficiais já estaria previsto para este ano o funcionamento da referida escola.

O abadiaemfoco trará as notícias da referida instituição e tipo de funcionamento em outra postagem.

Mas já adiantamos que é uma ótima notícia, pois uma escola aberta é a porta para o progresso de qualquer cidade!

Parabéns ao envolvidos.




De volta

 Uma boa tarde, um bom ano novo a todos.

Após um período de descanso, outras atividades afins da cidade e também por questões particulares, voltamos novamente com as postagens e fotos  /vídeos no blog.

Esperamos que todos apreciem como sempre apreciaram e nos acompanhem com sugestões, fotos, textos etc para levarmos o nome de nossa querida Martinho Campos (abadia) para todo o mundo!



sábado, 31 de dezembro de 2022

UM PAPO DE POLÍTICA

 Com o advento da posse do professor e amigo Wilson Afonso, no comando do Paço Municipal em 2021, tivemos uma mudança estrutural e vertical de nossa oligárquica política. Apesar de ainda permanecerem tubarões do governo, temos hoje um prefeito dinâmico, inteligente e que conhece bem os nossos problemas mais eloquentes.

Temos também uma Câmara atuante e com jovens edis que buscam e lutam por nós. 

Com minha (modéstia à parte) sabedoria política municipal verifico hoje que há um grande desenvolvimento na cidade, fazendo valer em nossa aposta nos dirigentes de nosso município.

Temos vários percalços e coisas deixadas. Eu mesmo sou um crítico ferrenho quando o tema é segurança, meio ambiente e saúde. mas tudo parece estar encaminhado.

Estou falando disso porque, depois de dois anos, são nítidos os feitos e não feitos. Além de ser a porta para a próxima política conforme vemos.

Mas acredito que esse governo ficará na história como um dos que mais fizeram. 

Que Deus dê sabedoria a eles para melhorarmos ainda mais.



Fim de ano na Badia

 Talvez o mundo pós pandemia venha a ser um ressurgimento para a alegria, a saúde e o amor. Assim pensando e almejando, queremos, nós do abadiaemfoco , desejar a todos um feliz 2023 e que nossos sonhos se materializem e o mundo volte à normalidade.

E lembrando de nossos fins de ano da Badia, sabíamos que éramos flizes. Tip top com o Liga , Ary, Parecidinha, Patrocínio, Tatico, Zé Coné, Sílvia, Ivan, Juninho e tantos outros nos alegrando com energia positiva. Fogos na praça, bailes na Escola da comunidade, todos se abraçando na virada do ano, ouvindo: "este ano, quero paz no meu coração"...

Bar aconchego, atitude pizzaria, bar do guido, tantos atrativos....

Por essas lembranças e esperando sempre o melhor para nós martinho-campenses, desejamos novamente um FELIZ 2023