segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Com o pé direito, agora e nos próximos quatro anos.

Nessa semana que findou, fiquei feliz com uma informação que tive sobre a movimentação política aqui em nossa querida martinho Campos. Alguns dos novos vereadores eleitos já estão se inteirando de suas atividades a partir de 1º de janeiro 2017. Estão lendo suas atribuições, o Regimento interno da Casa e buscando informações acerca da nova empreitada como representantes do povo.
Alguns também já estão buscando ajuda com pessoas ilustres da cidade e se posicionando sobre os principais problemas que o município enfrenta e as maneiras de o Vereador atuante agir.
Ciente destas notícias a esperança de novos e bons tempos se aflora e o povo espera ansioso por isso.
Em se tratando de povo, este está mais atuante e cobra mais dos eleitos. Pois na verdade os agentes públicos são funcionários do povo.
O abadiaemfoco parabeniza os novos vereadores que já estão procurando meios de se fazer uma boa vereança. E a população, nós, só temos a ganhar!

Momento Nostalgia/Pequena e pacata Abadia

Éramos felizes e não sabíamos. Os meses de novembro, em época de infância aqui na Badia eram mais chuvosos e também havia aquele sonho do Natal, dos presentes e a ansiedade tomava conta. Os pais, avós, tios etc... para diminuir (ou aumentar) essa ansiedade, preparavam, juntamente com as crianças , a árvore de Natal, onde, de verdade, o Papai Noel iria deixar os presentinhos. Época de escrever ao Bom Velhinho, pedindo aquele sonhado presente e porque o merecia. Tempo também de provas finais na escola Dalila Vieira ou na CNEC......ou na Pedro Lino, Padre Nonô etc. A molecada só falava das festas de fim de ano...e assim a vida transcorria feliz, nos novembros de outrora, na pequena e pacata Abadia...

Agora a nacional


Foco na Copa do Brasil


Semana de decisão no Galo. Encarando o Grêmio, no Mineirão, o Atlético vai com força máxima para cima dos gaúchos para jogar a segunda partida mais tranquilo, lá no Sul.
Após dois jogos , pelo brasileirão, de extremos, o Galão agora só pensa na Copa do Brasil.E o foco é para buscarmos um título este ano, já que no campeonato brasileiro esse sonho foi adiado pro próximo ano.
A torcida está ansiosa pelo jogo e promete lotar o Gigante da Pampulha, nossa casa de festas e um dos estádios mais completos do Brasil.
Vamos que vamos Galão da Massa, queremos de presente, do Bom Velhinho, o Bi da Copa do Brasil.

sábado, 19 de novembro de 2016

A nonna do Geriowaldo

A (bisavó) nonna italiana do Geriowaldo (herói da Badia) ao telefone indica sua moradia ao neto, que quer visitá-la com sua nova mulher:

- Quando vocês chegarem no prédio, na porta da frente tem um grande painel. Io moro no apartamento 301. Apertem o botón do interfone com o cotovelo, que io abro a porta. Entrem, o elevadore é à direita. Aperta o trê com o cotovelo. Quando ocês saírem do elevadore, mio apartamento é nas esquerda. Com o cotovelo, apertem a campainha. Tcherto?

- Vó, disse o Geriowaldo, parece fácil, mas... por que tenho que apertar todos esses botões com o cotovelo?

- Máaaaah que? Dio mio! Tão vindo de mão vazia, enton?
Resultado de imagem para sem graça, mas é boa

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A mulher e o Balde de Leite/ Reflexão da sexta-feira

Uma graciosa e jovem camponesa, que acabara de coletar o leite das vacas, voltava do campo com um balde cheio, quase a transbordar, equilibrando-o com grande perícia e elegância à sua cabeça.


E Enquanto caminhava, feliz da vida, dentro de sua cabeça, os pensamentos não paravam de chegar. E consigo mesma, alheia a tudo, planejava as atividades e os eventos que imaginava como certos para os dias vindouros.

"Este bom e rico leite," ela pensava, "me dará um formidável creme para manteiga. A manteiga eu levarei ao mercado, e com o dinheiro comprarei uma porção de ovos para chocar. E Como serão graciosos todos os pintinhos ao nascerem. Até já posso vê-los correndo e ciscando pelo terreiro. Quando o dia primeiro de maio chegar, eu venderei a todos e com o dinheiro comprarei um adorável e belo vestido novo. Com ele, quando for ao mercado, decerto serei o centro das atenções. Todos os rapazes olharão para mim. Eles então virão e tentarão flertar comigo, mas eu imediatamente mandarei todos cuidarem de suas vidas!"

Enquanto ela pensava em como seria sua nova vida a partir daqueles desejados acontecimentos, desdenhosamente jogou para trás a cabeça, e sem querer deixou cair no chão o balde com o leite. E todo leite foi derramado e absorvido pela terra, e com ele, se desfez a manteiga, e os ovos, e os pintinhos, e o vestido novo, e todo orgulho cuja ilusão já transformara em realidade.(Moral -Não conte seus pintos, quando sequer saíram das cascas... )

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Cântico dos Cânticos 3/Em dia com a Bíblia

1 De noite, em minha cama, busquei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o, e não o achei.
2 Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade;pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma;busquei-o, e não o achei.
3 Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade;eu lhes perguntei: Vistes aquele a quem ama a minha alma?
4 Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; agarrei-me a ele, e não o larguei, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.
5 Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.
6 Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso, e de todos os pós dos mercadores?
7 Eis que é a liteira de Salomão; sessenta valentes estão ao redor dela, dos valentes de Israel;
8 Todos armados de espadas, destros na guerra; cada um com a sua espada à cinta por causa dos temores noturnos.
9 O rei Salomão fez para si uma carruagem de madeira do Líbano.
10 Fez-lhe as colunas de prata, o estrado de ouro, o assento de púrpura, o interior revestido com amor, pelas filhas de Jerusalém.
11 Saí, ó filhas de Sião, e contemplai ao rei Salomão com a coroa com que o coroou sua mãe no dia do seu desposório e no dia do júbilo do seu coração.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Obras

Nessa semana que passou a prefeitura entregou mais algumas obras. Dentre elas o asfaltamento da Rua Sete de Setembro e a pintura de faixas para pedestres em algumas ruas. 
O abadiaemfoco é assim, fez a gente informa e parabeniza, não fez a gente critica e cobra.
Esperamos mais obras do governo municipal.



Momento Nostalgia/Invernada

Quando outrora éramos crianças aqui na Abadia, o período chuvoso começava em outubro e até março chovia bastante, enchendo os mananciais e trazendo fartura para o povo. Tinha também muito barro nas ruas que não eram asfaltadas. E isso fazia a festa da garotada que saía para a rua para escorregar na lama, caçar siriricas, besouros e pirilampos.
Costumava, como nesses dias, dar uma invernada (chuva intermitente) e a turma de garotos então tinha que ficar em casa, à beira do fogão a lenha para se esquentar. E a energia sempre acabava também.
Assim era nossa vida nas invernadas aqui da Badia! E para lembrar ainda mais....

Agora a nacional

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Transição Política/Todos somos Martinho Campos

A palavra transição significa, na língua culta, a passagem de um lugar, de um estado de coisas, de uma condição etc. a outra.
Na política significa a passagem de um governo para outro, de um governante para seu sucessor.
É o que está ocorrendo, atualmente, em nossa querida Martinho Campos.
Com o advento das eleições 2016, onde foram eleitos o novo prefeito, seu vice e os nove vereadores, torna-se necessário essa transição para que o futuro governo entre com o pé direito e atenda aos anseios da população abadiense.
Agora é o momento dos governantes e legisladores atuais debruçarem sobre a mesa e analisarem o produto de seus trabalhos durante esses quatro anos que ora se finda. 
É também o momento dos novos gestores municipais escolherem seu secretariado e membros de sua equipe de governo para o quadriênio 2017/2020.
Tempo também de se fazer o estudo da futura escolha de Presidente da Câmara.
Os desafios são imensos, pois nossa cidade possui diversas mazelas que precisam ser corrigidas. Nosso povo precisa de muita dedicação dos governantes e legisladores para que tenhamos uma boa educação, uma boa saúde e todos os setores públicos funcionem de maneira digna e abrangente.
Estou esperançoso e, ao mesmo tempo, feliz com os novos ares que virão para nossa cidade. Acredito que o município dará um salto na qualidade de seus serviços públicos. Afinal, vão-se as adversidades (em tempos de campanha) e ficam as esperanças ( de tempos melhores). Pois todos somos Martinho Campos!