sexta-feira, 16 de março de 2012

São tantos, para quê?

Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permite a existência de várias agremiações políticas no Brasil.
Aqui em Martinho Campos temos 16 órgãos partidários vigentes, mas não temos mais de cinco ideologias. Essa fragmentação partidária é ruim para o processo democrático. Começa a ter partidos que você não consegue identificar seu caráter programático e ideológico. Não precisa proibir nenhum partido. Quem quiser pode fazer um novo partido, mas precisa ter voto suficiente para eleger seus representantes. Pois temos candidatos que sequer sabem o que prega seu partido, sua ideologia, sua plataforma. 
Lembro-me bem do tempo em que havia apenas duas agremiações políticas no Brasil e, também, na querida Badia. Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA ( Aliança Renovadora Nacional ) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro ). Enquanto a ARENA reunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada.
Hoje, porém, temos esta infinidade de partidos numa pequena cidade, sendo sua finalidade , às vezes, de buscar uma coligação e receber benefícios quando se elegerem, uma coisa amoral porém legal.
O abadiaemfoco sempre trará informações e textos sobre a política deste ano em Martinho Campos, no sentido de alertar os leitores quanto à ação democrática e quanto à importância do seu voto na estruturação do futuro abadiense e de seus moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário