sábado, 23 de junho de 2012

23 de junho - Dia Olímpico



O dia olímpico é comemorado no dia 23 de junho e foi criado em homenagem à criação do comitê olímpico internacional, pelo barão Pierre de Coubertin, aristocrata francês, no dia 23 de junho de 1894.
Os jogos olímpicos foram inventados pelos gregos, por volta dos anos 776 que antecederam a era cristã. Como faziam reverência aos deuses da Grécia, o imperador Teodósio I, que era cristão, não os aceitava, pois fugia aos princípios judaico-cristãos. Com isso, a partir do ano de 393 d.C, os jogos não puderam mais ser praticados.
Pierre de Coubertin, durante um congresso mundial de educação, propôs que de quatro em quatro anos uma população de atletas do mundo todo se reunisse para concorrer em algumas modalidades esportivas, com o objetivo de promover uma disputa saudável entre os mesmos.
Além disso, Coubertin acreditava que os jogos olímpicos levaram os gregos a uma posição privilegiada, tentando fazer com que o mundo todo tivesse a mesma oportunidade. Dessa forma, foram criados os jogos olímpicos, que aconteceram dois anos mais tarde, em Atenas.
As modalidades esportivas principais eram: natação, atletismo e ginástica, onde os três primeiros colocados eram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, tradição que é mantida até hoje.
Os esportes trazem amizade entre os povos, pois o espírito esportivo faz com que os atletas se tratem com respeito e consideração.
Por várias vezes presenciamos cenas marcantes, de superação de racismo, ódio, boicote e outros tipos de discriminação, que aconteceram em jogos olímpicos. Negros sendo abraçados por brancos, recebendo respeito do mundo todo; raças que guerrearam e tiveram confrontos políticos, distribuindo abraços fortes uns com os outros; a oportunidade de participar dos jogos (quem antes era impedido); o aprendizado da consideração e da igualdade para todos.
Com a chama olímpica estando acesa por todo o período dos jogos olímpicos, a chama do amor também fica reavivada nos corações humanos, deixando as intrigas de lado, superando as dificuldades e as barreiras entre os homens.
(Equipe Brasil Escola)

Aqui na Badia infelizmente não temos mais jogos olímpicos como tivemos num passado próximo. As escolas se enfrentavam bem como as empresas e as associações. Hoje só restam lembranças. por que será? 
Acredito que seja pela falta de organizadores. Acredito ainda que se os governantes tomassem a iniciativa teríamos de volta esse momento mágico para nossos jovens e adolescentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário