sábado, 29 de junho de 2013

Esgoto mal acabado! E já cobrado pela Copasa!

Rio Picão

Veja a notícia abaixo (publicada no Jornal O Tempo” de 28/06/2013) e perceba a semelhança com uma cidade chamada por muitos de Badia
Água vai subir 50% em Sabará
A partir de julho, os habitantes de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, vão pagar 50% a mais pela conta de água. É que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vai começar a cobrar a tarifa de esgoto na cidade. A prefeitura do município avisou, via Facebook, que pretende entrar na Justiça contra a cobrança.
A resolução 20/2012 da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) regulamenta a cobrança. Ou seja, a cobrança da Copasa não é ilegal. No entanto, algumas prefeituras já conseguiram derrubar a taxa enquanto as obras ainda não estivessem totalmente entregues, como Resplendor, por exemplo.
É isso que a prefeitura de Sabará pretende alegar. “A atual administração não concorda com esta cobrança, uma vez que o tratamento de esgoto ainda não foi implementado pela Copasa no município. Diante do comunicado feito pela empresa, de que a partir do próximo mês a taxa será cobrada, entrou com uma ação judicial pedindo a suspensão de qualquer taxa cobrança referente ao serviço”, diz nota de esclarecimento publicada no Facebook no dia 20.
A prática desagrada os moradores. “Eu e todo mundo que mora em Sabará recebemos um aviso, informando que a conta ficará 50% mais cara com essa tarifa. Hoje eu pago, em média, R$ 70 por mês e vou ter que pagar R$ 105. Não concordo com essa cobrança, acho que deveria ser fixa”, reclama o motorista de ônibus Altair Sebastião Pinto, 55, que mora no Vila Nova Vista.
O diretor-geral da Arsae, Antônio Caram, explica que a tarifa não pode ser fixa porque varia de acordo com o volume de água tratado.
Por meio de nota, a Copasa informa que “o percentual correspondente a 50% do valor da conta de água, que começará a ser cobrado a partir do mês de julho deste ano, refere-se aos serviços que já vêm sendo prestados pela Copasa, desde o dia 1º de abril de 2013”. A nota diz ainda que esse valor é praticado pela prestação dos serviços de coleta e transporte do esgoto, e manutenção do sistema de esgotamento sanitário da cidade. 

Ministério Público fez taxa cair

No início do ano passado, a Justiça aprovou um pedido do Ministério Público de Minas Gerais que proibia a Copasa de cobrar taxa de esgoto na cidade de Resplendor, na região do Rio Doce.
Na ocasião, o promotor Alderico de Carvalho Junior, autor da ação civil pública, alegou que a cobrança não poderia ser feita, enquanto as estações de tratamento em obras não estivessem funcionando. Ele também pediu que os valores pagos fosse devolvidos à população.Por meio de nota, a Copasa informou que a cobrança da tarifa de esgoto na cidade de Resplendor, que corresponde a 50% do valor da conta de água, está sendo feita normalmente desde outubro de 2011.
Córrego do Bambé

Pois é amigos e conterrâneos de Martinho Campos e região metropolitana, vivemos um caso assim aqui na Badia. Nós do abadiaemfoco, inclusive, já destacamos a falta de compromisso dos responsáveis pela parte final da obra de esgoto aqui da sede da Badia, onde os resíduos são lançados indireta e/ou diretamente no Córrego do Bambé e no Rio Picão, ambos leitos que deságuam no Velho Chico.

O pior é que a Copasa já está descontando o valor do esgoto na conta de água sem ter terminado o serviço. Isso mesmo. Não temos ETEs (estações de tratamento) prontas e mesmo assim há a cobrança. Não seria o caso da Prefeitura entrar com uma ação no MP para parar esta cobrança e devolver o dinheiro já pago por nós por um serviço não feito completamente?
Sabemos que o esgoto é uma das principais obras para um município, mas o que está acontecendo aqui em Martinho Campos é uma afronta à população e um crime contra o meio ambiente.
Às vezes acho que só eu vejo este problema, pois ninguém do poder público (prefeitura e câmara) se manifestou, seja para prometer alguma coisa, para resolver ou para esclarecer ! Mas minha luta não será em vão, pois luto para uma população inteira e acredito que, a partir de agora muitos abraçarão esta bandeira para que tenhamos uma Martinho Campos melhor.
Divulguem, comentem, cobrem, pois senão a abadia vai sofrer muito ainda com esse descaso.
Rio São Francisco


Nenhum comentário:

Postar um comentário