sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Lei Seca na região é realidade

Atenção motoristas da "Badia" e região! Leiam e reflitam sobre a matéria abaixo, extraída do Jornal Estado de Minas.
Demorou, mas as blitzes da Lei Seca chegaram na noite de ontem ao interior do estado. A campanha “Sou pela vida. Dirijo sem bebida” foi lançada em 11 cidades, com fiscalização simultânea à de Belo Horizonte, onde as operações ocorrem há dois anos. Cada um dos municípios recém-contemplados recebeu dois bafômetros, uma base móvel, duas motos, um computador, uma impressora, cavaletes e cones para as operações, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A ação também deve ser intensificada na capital, mas ainda não há data para que isso ocorra. Atualmente quatro equipes atuam em BH.

A fiscalização foi iniciada ontem em Betim e Contagem, na Grande BH, Divinópolis (Centro-Oeste), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Ipatinga (Vale do Aço), Juiz de Fora (Zona da Mata), Lavras (Campo das Vertentes), Montes Claros (Norte), Poços de Caldas (Sul), Pouso Alegre (Sul) e Uberaba (Triângulo). Os municípios são sedes de 12 das 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) em que se divide o estado. As blitzes também poderão ser feitas em cidades vizinhas de médio porte, segundo o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz. “Nessas regiões há vários municípios próximos, na faixa de 50 mil a 100 mil habitantes, onde a operação pode ser realizada, a critério das polícias Militar e Civil”, afirmou.

Ferraz espera que no interior se repitam os resultados alcançados em BH, onde o número de mortes e feridos caiu 29,21% desde o começo da campanha, passando de 8,4 mil no primeiro semestre de 2012 para 5.946 no mesmo período deste ano. Já o total de acidentes com vítimas diminuiu 15,4% na capital também no primeiro semestre (de 7.704 para 6.545), segundo o Batalhão de Trânsito (BPTran). “Além da contenção dos acidentes decorrentes do uso de álcool, essas abordagens dão à PM a oportunidade de apreender armas e identificar outros delitos, como veículos roubados e furtados”, disse o secretário. “A operação é importante para aumentar a sensação de segurança do cidadão, que vê a atividade policial na rua.”



De 21 de dezembro de 2012, quando foi publicado no Diário Oficial da União o texto que tornou a Lei Seca mais rígida, até o dia 7 deste mês, 41.442 motoristas foram abordados nas blitzes da campanha em BH. Desse total, 1.225 foram autuados, sendo 780 por infração e 445 por crime de trânsito. Apesar dos números, o secretário ressalta que a campanha tem, sobretudo, fins educativos. “A operação Lei Seca tem muito mais um caráter pedagógico. Muitas pessoas pararam de usar bebida alcoólica quando vão dirigir. Quando o sujeito sabe que não tem fiscalização, o uso de bebida continua”, constata.

No total, foram adquiridos 100 bafômetros para levar a campanha ao interior. Segundo a Seds, o projeto atrasou cerca de seis meses para ser concretizado, em relação ao prazo inicial. “Quase R$ 4 milhões foram usados para a compra dos equipamentos, mas houve demora na liberação do recurso em sua origem. O financiamento é do Banco do Brasil”, afirmou.


MAPEAMENTO DE PROBLEMAS 
A Seds deve fazer no primeiro semestre do próximo ano um mapeamento das causas de acidentes de trânsito em todo o estado, tanto em rodovias quanto em ruas e avenidas. Para o projeto, o governo pretende firmar parceria com órgãos federais e municipais. O objetivo é definir formas de reduzir o número de ocorrências. Para identificar as causas dos acidentes, o governo contará com uma consultoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Inicialmente, estarão disponíveis R$ 500 mil para a consultoria e a compra dos primeiros equipamentos, principalmente na área de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário