segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Importante no verão...


Fundamentais em qualquer estação do ano, as frutas ganham ainda mais destaque nos dias de calor intenso. As que são ricas em água, então, devem ser incluídas diariamente no cardápio. “Mamão, melancia, abacaxi, pera e ameixa são alguns exemplos”, revela a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal. Além de conter vitaminas, minerais e fibras, essas frutas funcionam como grandes auxiliares da hidratação do corpo, que costuma ficar prejudicada no verão. “As pessoas fazem mais atividade física ao ar livre, tomam sol e suam mais nesta época, mas acabam se esquecendo de se hidratar adequadamente.” A especialista acrescenta que a água contribui para o bom funcionamento do intestino e mantém a pele mais bonita e saudável.

Daísa recomenda consumir entre três e cinco porções de frutas por dia. O tamanho varia de acordo com o alimento escolhido. “Uma fatia média já seria uma porção de melancia. Três fatias finas de melão é o suficiente e duas fatias de abacaxi também. Já a ameixa, podem ser duas unidades”, detalha a nutricionista. Aproveite o calor intenso para experimentar novos sabores e incluir mais variedades de frutas na rotina. De modo geral, elas são ricas em vitaminas e minerais, além das substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células.

Quem quer curtir o verão com a pele morena tem um motivo a mais para aumentar a ingestão de frutas. A nutricionista Renata Migueis, do Vigilantes do Peso, lembra que algumas podem ser aliadas do bronzeado. São elas, em especial, mamão, manga e melão. Isso porque são fonte de betacaroteno, substância que tem o poder de realçar a cor da pele. “Ele é o precursor da vitamina A, que, por sua vez, forma a melanina, responsável pela pigmentação da pele”, esclarece. Mas não se engane: o consumo deve ser regular e frequente para garantir o bronzeado. Renata orienta os mineiros em férias, que ainda vão passar uma temporada na praia, a comer mamão, manga e melão pelo menos um mês antes de se expor ao sol. E manter o hábito pelo resto do ano.

Para a nutricionista do Vigilantes do Peso, é sempre indicado priorizar o consumo das frutas in natura e ainda com casca, quando for possível. Os sucos, mesmo naturais, não oferecem os mesmos benefícios da fruta inteira, pois você descarta o bagaço, que concentra todo o aporte de fibras. “Ingerir apenas o líquido, que é água com vitaminas e a frutose, não é muito legal. A fibra dá saciedade e prolonga a descarga de glicose no sangue, além de auxiliar no funcionamento do intestino”, destaca.


(Do jornal EM Digital)


Nenhum comentário:

Postar um comentário