quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

luz acesa quanto ao futuro do ensino


Certamente a enchente de notas "zero" na redação do ENEM tem a ver com a falta de preparação para o certame. Todavia, o problema principal está na falta de informação e formação adquiridas pelos nossos jovens nos dias de hoje.
O livro, o jornal e as resenhas estão perdendo espaço para a mídia eletrônica, o facebook, o whatsapp e o BBB. Isso mesmo: uma avalanche de coisas fúteis é despejada em nossos alunos e o resultado é esse aí mesmo, simplesmente nota zero em redação e péssimas notas em conhecimentos das ciências e demais matérias exigidas no exame.
Claro que a modernidade está aí e não podemos fechar os olhos para ela. Porém, há de se ressaltar que o tradicional ensino (principalmente aquele através de livros didáticos e de literatura) tem sua importância primordial na formação acadêmica da garotada. É necessário então que os pais, professores e os próprios educandos façam uma reflexão e tomem um caminho mais correto quanto à preparação para o futuro do aprendizado.
Ler mais jornais, inteirar-se do cotidiano, pesquisar e ler bons livros, levar mais a sério os estudos e utilizar, conscientemente, a tecnologia, são caminhos certos para uma geração melhor de leitores e escritores. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário