quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais um causo da "Badia"



Nos tempos idos, da época da Maria Fumaça e da linha de ferro em nosso município, aconteceu um fato político importante e, ao mesmo tempo engraçado.
Conta-se que havia uma falta muito grande de alguns itens essenciais aos moradores da cidade, entre eles o sal de cozinha.
Um político da época, muito prestativo, se dispôs a encomendar o produto na capital e trazer para Martinho Campos um enorme carregamento e convidou todos os cidadãos para o recebimento da carga.
O tempo passava lentamente e , quando chegou o trem de ferro 58, num domingo de manhã, todos se ajuntaram em frente à Igreja Matriz. Era uma festa só!A banda tocava suas notas, no intervalo o conjunto musical que aqui havia, também entoava canções alegres. No bar central  os jovens brindavam, enfim, tudo era alegria.
Quando o trem parou o tal político e seus assessores foram para perto dele e lá ficaram, em pose para fotos, esperando  o maquinista descer e fazer a entrega simbólica do produto que estaria num pequeno saco de papel.
Quando o maquinista deu o referido pacote ao político o mesmo passou o dedo dentro do pacote e deu uma lambida  para provar o gosto salgado. Porém, em vez de degustar, ele vomitou diante de todos. O produto (do pacote e de todo o trem de ferro) não era sal e sim cal.
Muito nervoso o político ,aos berros, perguntava ao maquinista que história era aquela.
O pobre homem simplesmente disse: ___Ora eu peguei o que Vossa Excelência pediu. Veja aqui o seu ofício da encomenda.
O político então leu o ofício que ele mesmo redigira dias antes e, exclamando um desabafo, disse aos presentes:
____E! Que coisa! Aqui realmente tá escrito CAL, mas é que eu me esqueci de colocar o cedilha pessoal (ÇAL), mostrando o documento.
E assim termina o fato. Por muitos anos Martinho Campos ficou sendo a capital do cal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário