Martinho Campos possui em suas cachaças um grande potencial econômico. Notadamente são de qualidade e famosas as marcas Cristalina do Picão, Farrista, Ligurita, Mamonas, Raiz, Da Lapa..... E os consumidores, bem, estes são numerosos como pernilongos espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Com elas Martinho Campos abre fronteiras e ganha o mundo. Mas não se esqueça: Beba com moderação, não com danação. E também , diga-se de passagem, é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
E este causo aconteceu na Badia (apesar do texto ser adaptado).
Esses bêbados da minha terra têm cada uma... Imaginem vocês que um cumpadi meu aparece de repente no bar da Praça, dirige-se ao bom e simpático Enaldo e pede que lhe sejam servidas duas doses de pinga Ligurita, que é pra desentupir o peito de tanta poeira...
Para surpresa de todos os presentes, o nosso bom de gole, após virar de uma só vez um dos cálices da mardita, tira do bolso da camisa um ratinho miúdo e, carinhosamente, começa a colocar o outro cálice na boquinha delicada do tal rato. Este, por sua vez, sorvia gostosamente a obra-prima da bebida brasileira até enxugar o fundo do cálice. Esse ritual se repetiu umas dez vezes. É claro que, a essas alturas, o moço já demonstrava em seu comportamento nuances de um cachaceiro. Foi aí que ele pediu ao Enaldo a conta.
Enaldo - São dez rodadas de duas pingas. Portanto, o senhor me deve 20 doses. Bêbado - Não, senhor. Tem engano aí. Eu só bebi seis doses e meu ratinho também. Enaldo - Meu amigo, se estou a lhe dizer que são 20 é porque são 20. Bêbado (teimoso e enrolando) - De jeito nenhum. Não vou pagar. Eu só tomei seis e o meu rato, seis. O senhor é um ladrão! Enaldo (se altera) - Estou a lhe dizer que são 20 e pronto! Bêbado - Pois eu não pago e quero que o senhor chame a polícia, porque agora eu vou quebrar a sua cara... Ratinho (colocando a carinha para fora do bolso do bêbado, com os olhinhos vermelhos de cachaça e enrolando a língua) - E olha aqui, sêo fedazunha se aparecer algum gato por aí, o senhor diz que eu mandei ele pros quinto dos inferno, tá? Quem contou jura que é verdade... |
Olá,
ResponderExcluirpassei para retribuir a visita ao "Daqui de Pitangui".
As cachaças de Martinho Campos são reconhecidas como de ótima qualidade, mas se exagerar na dose a coisa pode descambar como no causo da postagem.
Sucesso.