sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cachaças da Badia

Martinho Campos possui em suas cachaças um grande potencial econômico. Notadamente são de qualidade e famosas as marcas Cristalina do Picão, Farrista, Ligurita, Mamonas, Raiz, Da Lapa..... E os consumidores, bem, estes são numerosos como pernilongos espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Com elas Martinho Campos abre fronteiras e ganha o mundo. Mas não se esqueça: Beba com moderação, não com danação. E também , diga-se de passagem, é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.


E este causo aconteceu na Badia (apesar do texto ser adaptado).

E-mail



Esses bêbados da minha terra têm cada uma... Imaginem vocês que um cumpadi meu aparece de repente no bar da Praça, dirige-se ao bom e simpático Enaldo e pede que lhe sejam servidas duas doses de pinga Ligurita, que é pra desentupir o peito de tanta poeira...
Para surpresa de todos os presentes, o nosso bom de gole, após virar de uma só vez um dos cálices da mardita, tira do bolso da camisa um ratinho miúdo e, carinhosamente, começa a colocar o outro cálice na boquinha delicada do tal rato. Este, por sua vez, sorvia gostosamente a obra-prima da bebida brasileira até enxugar o fundo do cálice. Esse ritual se repetiu umas dez vezes. É claro que, a essas alturas, o moço já demonstrava em seu comportamento nuances de um cachaceiro. Foi aí que ele pediu ao Enaldo a conta.
Enaldo - São dez rodadas de duas pingas. Portanto, o senhor me deve 20 doses.
Bêbado - Não, senhor. Tem engano aí. Eu só bebi seis doses e meu ratinho também.
Enaldo - Meu amigo, se estou a lhe dizer que são 20 é porque são 20.
Bêbado (teimoso e enrolando) - De jeito nenhum. Não vou pagar. Eu só tomei seis e o meu rato, seis. O senhor é um ladrão!
Enaldo (se altera) - Estou a lhe dizer que são 20 e pronto!
Bêbado - Pois eu não pago e quero que o senhor chame a polícia, porque agora eu vou quebrar a sua cara...
Ratinho 
(colocando a carinha para fora do bolso do bêbado, com os olhinhos vermelhos de cachaça e enrolando a língua) - E olha aqui, sêo fedazunha se aparecer algum gato por aí, o senhor diz que eu mandei ele pros quinto dos inferno, tá?
Quem contou jura que é verdade...





Um comentário:

  1. Olá,
    passei para retribuir a visita ao "Daqui de Pitangui".
    As cachaças de Martinho Campos são reconhecidas como de ótima qualidade, mas se exagerar na dose a coisa pode descambar como no causo da postagem.
    Sucesso.

    ResponderExcluir