terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dengue

Alarmante a matéria sobre a dengue em Minas Gerais. Apesar dos esforços ainda persistem lugares onde a infestação é muito grande, o que pode acarretar num surto de dengue, conforme matéria estampada no grande jornal de Minas , o EM, na data de hoje 06/12.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
E agora, com a chegada do verão, os focos se tornam mais intensos, exigindo de todos um cuidado maior para o combate a proliferação dos mosquitos. O importante é que cada cidadão, homem, mulher, criança, idoso, todos, se unam e entrem nessa guerra, pois a doença não escolhe sexo, credo ou raça, rico ou pobre, ela ataca qualquer um.
Aqui em Martinho Campos a vigilância sanitária faz o que pode, todavia é pouco e devemos ajudar. As dicas são básicas , porém podem salvar muitas vidas:
            -Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos  nestes pneus para evitar o acúmulo de água
           - Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.
Destarte, poderemos ter um Natal muito bom e um grande ano novo sem sermos perturbados pelo mosquito da dengue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário