domingo, 15 de janeiro de 2012

Bullyng :Falando um pouco


Nestes tempos modernos onde impera o poder da mídia abro  parênteses para um caso, no mínimo, intrigante.
O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra uma pessoa, é um grave problema social que, na maioria das vezes, as vítimas não reagem ou não falam sobre a agressão sofrida, um dos tantos problemas, agora retratados, pertinentes aos distúrbios sociais.
Ocorre que  no programa do Chaves, um dos seriados mais vistos pelas crianças, adolescentes e, por que não dizer, grande parte dos adultos, na televisão brasileira, várias personagens são vítimas de bullyng. Caso do “Inhonho”, Sô Barriga (por serem gordinhos), do Seu Madruga por não trabalhar e ser muito magro, do Chaves por ser pobre e não ter casa, da Dona Clotilde por ser mais idosa...Isso tudo transmitido, diariamente, para todos no Brasil.
Ora, convenhamos, se há bullyng no programa o mesmo não deveria ser tirado do ar? Mas o que aconteceria então: As novelas da Globo também iriam desaparecer do mapa? Pois a maioria delas trata de temas onde ocorre, mesmo que indiretamente, o bullyng.
Não só na Globo e no SBT, mas na maioria dos canais abertos há essa afronta que assistimos, às vezes, sem detectar as malícias que ocorrem nos programas.
É um tema polêmico, porém deve ser analisado para o bem das famílias neste tempo de rápidas transformações e informações. É muito triste ver nas novelas (em 90% dos casos) traições, afrontas, maquiavelismo, politicagem, sacanagem, jeitinho, etc. Enquanto que amor fraterno, união estável, amizades verdadeiras correspondem a apenas 10% da programação novelística.
E ainda vem um tal de BBB todo ano para encharcar nossa telinha com situações do cotidiano de algumas pessoas, trancafiadas numa casa durante noventa dias, fazendo peripécias das mais loucas na luta por um punhado de reais. E nós, pobres telespectadores, sofremos com a falta de uma boa programação na grade da mídia televisiva.
Ainda assim, apesar de respeitar quem gosta de reality Shows, prefiro o Chaves. Pois chamar o seu Barriga e o “Inhonho” de gordo é melhor do que ver um marmanjo ou uma mulher fruta tomando banho na casa “mais vigiada do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário